Benefícios do grão-de-bico para sua saúde!

Quer saber quais são os principais benefícios do consumo de grão-de-bico para sua saúde? Veja aqui todos eles e propriedades exclusivas!

Leguminosa advinda da Índia, o grão-de-bico faz o maior sucesso na culinária brasileira, isso porque é versátil e pode ser preparado de várias formas. Também chamado de gravanço, ervanço, chicaro, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, esse alimento pode trazer muitos benefícios à saúde.

Quer saber mais sobre? Acompanhe, aqui, informações completas!

Tipos de grão-de-bico

Benefícios do grão-de-bico para sua saúde!

O grão-de-bico é encontrado em duas formas: Desi e Kabuli. A primeira é a mais cultivada no mundo – menos no Brasil -, conhecida por ser menor, de coloração mais escura e de casca mais grossa. Já a segunda é a consumida em nosso país, de cor creme e mais fino.

Propriedades do grão-de-bico

As quantidades, abaixo, são referentes a 100 gramas do alimento:

Benefícios do grão-de-bico

1 – Amigo do sistema cardiovascular

Estar com o colesterol e o aminoácido homocisteína com níveis altos, além do estresse e da pressão arterial à tona são fatores que aumentam as chances de doenças cardiovasculares acometerem o organismo.

O grão-de-bico possui fibras solúveis, que diminuem esses índices de colesterol no corpo. Com apenas uma xícara do alimento diariamente, é possível sentir a diferença após um mês.

O alimento também conta com ácido fólico, que diminui o nível de aminoácido homocisteína, além das suas potencialidades antioxidantes, que evitam danos causados pelo acúmulo de toxinas no corpo.

Por fim, a leguminosa contém potássio, que possui efeito vasodilatador no corpo, diminuindo a pressão arterial.

2 – Bom para os ossos

Ele também possui cálcio e fósforo, minerais essenciais para a manutenção dos ossos. Além da presença da vitamina K, que previne fraturas ósseas.

3 – Emagrecedor

Benefícios do grão-de-bico para sua saúde!

Pela grande quantidade de proteínas e fibras, esse é um alimento que deixa o processo de digestão mais lento, o que dá maior sensação de saciedade e assim reduz o consumo de alimentos.

Além de tudo isso, o grão diminui os picos de glicose no sangue, sendo muito indicado para quem possui diabetes ou pré-diabetes.

4 – Ideal para mulheres

O consumo de grão-de-bico é ótimo para mulheres em geral. Para as grávidas, ele previne a formação errada do tubo neural dos fetos. Alem disso, repõe os estoques de ferro nas mulheres, que perdem grandes quantidades desse mineral quando menstruam.

O alimento também possui saponinas, substâncias que diminuem as chances de câncer de mama.

5 – Controlador da glicemia

Por ter fibras e proteínas na quantidade ideal, mantém a glicemia dentro do seu limite. Dessa forma, o organismo faz a digestão dos alimentos de forma regular – nem tão rápida e nem tão lenta -, regulando a glicose no sangue.

Consumir meia xícara de grão-de-bico diariamente já apresenta resultados positivos em menos de uma semana. Além disso, mulheres que consomem essa leguminosa têm 40% menos chances de terem diabetes.

6 – Amigo do ganho de massa muscular

Pela mistura de amido, ferro e proteína, o corpo fica mais apto a desenvolver massa magra, isso porque o amido gera glicose para o corpo ter energia, enquanto o ferro dá um saldo de energia extra e a proteína desenvolve os músculos.

7 – Ajudante do intestino preso

Benefícios do grão-de-bico para sua saúde!

Pela presença de fibras, facilita o processo de digestão, diminuindo, assim, prisão de ventre, problemas de diverticulitesíndrome do intestino irritável.

Essas fibras também amenizam as chances de câncer de cólon porque quebram as bactérias que estão alojadas no intestino, transformando-as em ácidos graxos, usados como fonte de energia local.

8 – Inimigo do câncer

O grão-de-bico possui algumas substâncias que combatem o câncer, como: ácido fólico, vitamina C, vitamina E e alguns fito nutrientes.

O folato faz a síntese e reparação do DNA, protegendo o ácido nucleico de possíveis mutações – principais geradoras do câncer.

9 – Controlador do humor

Benefícios do grão-de-bico para sua saúde!

Esse alimento possui triptofano, um aminoácido necessário para a produção de serotonina, substância que ativa a sensação de felicidade e satisfação no corpo.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário