Leguminosa advinda da Índia, o grão-de-bico faz o maior sucesso na culinária brasileira, isso porque é versátil e pode ser preparado de várias formas. Também chamado de gravanço, ervanço, chicaro, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, esse alimento pode trazer muitos benefícios à saúde.
Quer saber mais sobre? Acompanhe, aqui, informações completas!
Tipos de grão-de-bico
O grão-de-bico é encontrado em duas formas: Desi e Kabuli. A primeira é a mais cultivada no mundo – menos no Brasil -, conhecida por ser menor, de coloração mais escura e de casca mais grossa. Já a segunda é a consumida em nosso país, de cor creme e mais fino.
Propriedades do grão-de-bico
As quantidades, abaixo, são referentes a 100 gramas do alimento:
- Carboidratos: 27,42 g;
- Fibras: 7,6 g;
- Ferro: 2,1 mg;
- Energia: 545 kcal;
- Magnésio: 39 mg;
- Gorduras: 2,59 g;
- Potássio: 270 mg;
- Proteínas: 8,86g;
- Zinco: 1,2 mg.
Benefícios do grão-de-bico
1 – Amigo do sistema cardiovascular
Estar com o colesterol e o aminoácido homocisteína com níveis altos, além do estresse e da pressão arterial à tona são fatores que aumentam as chances de doenças cardiovasculares acometerem o organismo.
O grão-de-bico possui fibras solúveis, que diminuem esses índices de colesterol no corpo. Com apenas uma xícara do alimento diariamente, é possível sentir a diferença após um mês.
O alimento também conta com ácido fólico, que diminui o nível de aminoácido homocisteína, além das suas potencialidades antioxidantes, que evitam danos causados pelo acúmulo de toxinas no corpo.
Por fim, a leguminosa contém potássio, que possui efeito vasodilatador no corpo, diminuindo a pressão arterial.
2 – Bom para os ossos
Ele também possui cálcio e fósforo, minerais essenciais para a manutenção dos ossos. Além da presença da vitamina K, que previne fraturas ósseas.
3 – Emagrecedor
Pela grande quantidade de proteínas e fibras, esse é um alimento que deixa o processo de digestão mais lento, o que dá maior sensação de saciedade e assim reduz o consumo de alimentos.
Além de tudo isso, o grão diminui os picos de glicose no sangue, sendo muito indicado para quem possui diabetes ou pré-diabetes.
4 – Ideal para mulheres
O consumo de grão-de-bico é ótimo para mulheres em geral. Para as grávidas, ele previne a formação errada do tubo neural dos fetos. Alem disso, repõe os estoques de ferro nas mulheres, que perdem grandes quantidades desse mineral quando menstruam.
O alimento também possui saponinas, substâncias que diminuem as chances de câncer de mama.
5 – Controlador da glicemia
Por ter fibras e proteínas na quantidade ideal, mantém a glicemia dentro do seu limite. Dessa forma, o organismo faz a digestão dos alimentos de forma regular – nem tão rápida e nem tão lenta -, regulando a glicose no sangue.
Consumir meia xícara de grão-de-bico diariamente já apresenta resultados positivos em menos de uma semana. Além disso, mulheres que consomem essa leguminosa têm 40% menos chances de terem diabetes.
6 – Amigo do ganho de massa muscular
Pela mistura de amido, ferro e proteína, o corpo fica mais apto a desenvolver massa magra, isso porque o amido gera glicose para o corpo ter energia, enquanto o ferro dá um saldo de energia extra e a proteína desenvolve os músculos.
7 – Ajudante do intestino preso
Pela presença de fibras, facilita o processo de digestão, diminuindo, assim, prisão de ventre, problemas de diverticulite e síndrome do intestino irritável.
Essas fibras também amenizam as chances de câncer de cólon porque quebram as bactérias que estão alojadas no intestino, transformando-as em ácidos graxos, usados como fonte de energia local.
8 – Inimigo do câncer
O grão-de-bico possui algumas substâncias que combatem o câncer, como: ácido fólico, vitamina C, vitamina E e alguns fito nutrientes.
O folato faz a síntese e reparação do DNA, protegendo o ácido nucleico de possíveis mutações – principais geradoras do câncer.
9 – Controlador do humor
Esse alimento possui triptofano, um aminoácido necessário para a produção de serotonina, substância que ativa a sensação de felicidade e satisfação no corpo.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.