Fruta advinda da Amazônia, o cupuaçu tem o nome científico de Theobroma grandiflorum, parente do cacau. Ele é encontrado em larga escala no Amapá, Pará e Amazonas, sendo utilizado na culinária, especialmente com doces.
Ele é um alimento rico em ferro, fósforo e proteínas, que podem melhorar o funcionamento de várias células do corpo humano e trazer tantos outros benefícios. Quer saber mais sobre o cupuaçu? Veja, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre essa fruta.
Quais são os benefícios do cupuaçu?
1 – Combate o câncer
A fruta é rica em antioxidantes, itens que eliminam qualquer tipo de toxina presente no organismo, diminuindo, assim, a quantidade de radicais livres no corpo, principais causadores de câncer e outras doenças degenerativas.
O cupuaçu possui o Theograndis, um antioxidante específico, que destrói as células cancerígenas no cólon, além de diminuir as chances de envelhecimento precoce.
2 – Acelera o metabolismo
A fruta, quando em sua forma em pó ou comprimido, pode servir para estimular o metabolismo, aumentando a perda de peso e diminuindo a gordura corporal. Isso acontece porque possui micronutrientes, que elevam os níveis de energia e a perda de gordura corporal, eliminando aquela que possa estar armazenada no corpo.
O cupuaçu, muitas vezes, é comparado à cafeína, pelos seus efeitos, porém é bem mais saudável.
3 – É rico em fibras
O cupuaçu possui grandes quantidades de fibra em sua composição, que ajudam a estimular a formação do bolo fecal, melhorando a ação do intestino e reduzindo problemas como a prisão de ventre ou relacionados.
Além disso, elas promovem uma maior sensação de saciedade, isso porque demoram mais tempo para serem absorvidas pelo organismo.
4 – É amigo da pele
O cupuaçu é muito explorado pela indústria de cosméticos, isso porque a sua composição é considerada a fonte da juventude. Além disso, a fruta traz vários benefícios para a pele, entre eles:
- Diminui o envelhecimento;
- Aumenta a quantidade de colágeno;
- Reduz a incidência de rugas;
- Hidrata a pele;
- Atua como protetor solar natural.
5 – Dá energia
O cupuaçu pode ser consumido antes ou depois da prática de exercícios físicos, isso porque dá mais energia ao corpo. Ele também aumenta o nível de energia local, auxiliando na queima da maior quantidade de calorias acumuladas.
Para aqueles que gostam, é possível misturar açaí com cupuaçu, a fim de potencializar os resultados.
6 – Diminui o colesterol
A fruta também tem muitos ácidos graxos, que diminuem o colesterol ruim do corpo, neutralizando seus efeitos colaterais. Isso costuma acontecer porque o organismo fica protegido contra a deterioração oxidativa dos lipídios.
7 – Emagrece
Por ter vitamina C, ajuda na perda de peso, devido à produção de carnitina, substância responsável por transportar a gordura direto para as mitocôndrias, transformando-a em energia.
Além disso, quando o corpo está escasso de vitamina C, é comum que o cortisol – hormônio do estresse – seja liberado na corrente sanguínea, estimulando, assim, o aumento de peso e o estoque de gordura na região abdominal.
A vitamina C também previne o envelhecimento precoce do corpo e outras doenças degenerativas, além de melhorar a formação de colágeno – o que leva a pele a ter mais firmeza e elasticidade.
Além desses benefícios citados acima, o cupuaçu também:
- Tem efeito anti-inflamatório;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Melhora a memória;
- Equilibra o humor.
Como consumir o cupuaçu?
As sementes da fruta podem ser refinadas do mesmo jeito que o cacau é feito, além de servirem para acompanhar determinadas bebidas. A fruta pode ser consumida em forma de mousse, licor, vinho, geleia, sorvete e outros doces feitos com base em sua polpa.
Referências utilizadas neste conteúdo:
http://www.ppgcasa.ufam.edu.br/
http://www.scielo.br/pdf/cta/v28n4/a35v28n4.pdf
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/publica_setec_cupuacu.pdf
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.