Benefícios do cloreto de magnésio – 10 motivos para consumir já!

Nunca se ouviu falar tanto em cloreto de magnésio como nos últimos anos. Muitos profissionais da saúde têm evidenciado o seu uso para manter a boa saúde.

O mineral é um composto químico que pode ser usado para fins culinários, industriais, medicinais e terapêuticos.

De acordo com muitos especialistas em saúde, o magnésio é o “mineral da vida”, pois atua no funcionamento celular, na síntese de proteínas, no transporte de energia e no equilíbrio de outros minerais, como potássio, sódio e cálcio.

Além disso, o magnésio participa das atividades hormonais e mais de outras 300 reações que ocorrem no organismo todos os dias.

Confira, a seguir no Quero Viver Bem, os principais benefícios do cloreto de magnésio.

Regulariza a pressão arterial

A hipertensão é um dos problemas de saúde mais presentes na sociedade. Estima-se que 30% dos brasileiros sofram com essa doença.

O cloreto de magnésio tem grande atuação em praticamente todo o sistema circulatório, isso faz com que ele melhore o fluxo do sangue para os demais órgãos do corpo, como coração, músculos e cérebro.

O mineral relaxa os tecidos, fazendo com que eles fiquem mais flexíveis. Desse modo, o coração funciona melhor e reduz as chances de ocorrer um infarto e outros problemas cardiovasculares.

Reduz a ansiedade

O magnésio é um modulador que proporciona melhor saúde neurológica. Ele tem capacidade de melhorar os sintomas de ansiedade, pois estimula os receptores GABA do cérebro.

Quando esse receptor não atua adequadamente, os pensamentos obsessivos e de preocupação tendem a aumentar. Por isso, é muito comum que pessoas com ansiedade acordem no meio da noite com o coração acelerado e com uma ansiedade muito forte.

Esse é um dos mecanismos que o cloreto de magnésio pode ajudar a regular. Além disso, ele consegue reduzir a liberação do hormônio do estresse (cortisol), que é um dos gatilhos perigosos da ansiedade.

Por isso, o mineral é um grande aliado do cérebro e do bem-estar psicológico.

Melhora as funções cerebrais

O mineral tem forte atuação nas funções cognitivas do cérebro, portanto, ajuda especialmente na luta contra o envelhecimento precoce.

Com o passar dos anos, nosso cérebro perde a capacidade de realizar as coisas rotineiras, por isso, ações de movimentação, coordenação motora, reflexos e capacidade de memória vão diminuindo.

O cloreto de magnésio pode ajudar na recuperação de lembranças de curto prazo, pois fortalece as terminações nervosas sinápticas, responsáveis por transmitir informações e lembranças.

Minimiza risco de câncer

Estudos comprovam que pessoas com baixa ingestão de magnésio têm maior incidência de câncer, sobretudo, o tumor colo-retal.

Dessa forma, entende-se que o magnésio polariza as células somáticas e mantém a geração de ATP via fosforização oxidativa mitocondrial.

O estudo ainda aponta que o magnésio não está sozinho, ele tem a ajuda do potássio, ambos grandes atuantes para a redução dos riscos de câncer. O potássio, por sua vez, mostrou-se eficiente contra o câncer de pâncreas.

Alivia os sintomas da TPM

Cólicas, enxaquecas, dores de cabeça e mal-estar podem acompanhar a mulher no período menstrual. Mas, o cloreto de magnésio pode regular esses sintomas, além de atuar na melhora do humor e driblar a retenção de líquidos.

Cloreto de magnésio

Potencializa as funções do fígado

O magnésio ajuda no processo de desintoxicação do fígado. Por meio desse mineral, órgão consegue manter suas funções e se recuperar mais facilmente, especialmente quando bebidas alcoólicas são ingeridas ou o indivíduo possui gordura no órgão.

Afasta o diabetes

A revista Diabetes & Metabolism divulgou um estudo realizado com mulheres pré-diabéticas, evidenciando uma melhora na saúde, especialmente no estado glicêmico, quando receberam o cloreto de magnésio.

A conclusão foi que o mineral pode ser um grande aliado para diminuir os níveis de glicose no plasma e reduzir os riscos de diabetes.

Fortalece ossos e dentes

O cálcio precisa do magnésio para ser absorvido nos ossos e dentes, essa tese está mais do que comprovada.

A baixa ingestão do magnésio promove a saída do cálcio dos ossos e o aumento dos níveis dos tecidos, assim, como a alta ingestão de magnésio faz com o cálcio saia dos tecidos e vá para os ossos.

Melhora a função dos rins

O cloreto de magnésio ajuda manter o bom funcionamento dos rins, pois deixa as vias urinárias livres e oxigenadas do acúmulo de cálcio. O mineral, atua na prevenção de cálculos renais e pode ajudar na dissolução dos que já existem.

Reduz as dores de cabeça e enxaquecas

Esse é um problema bastante comum e que atinge a qualidade de vida das pessoas. As dores de cabeça podem acontecer por diversos motivos, mas o uso do cloreto de magnésio ajuda a amenizar esse problema, devido ao seu efeito vasodilatador, que permite melhor fluxo de sangue em todo o corpo, sobretudo no cérebro.

Além disso, o poder desintoxicante do magnésio no fígado e na vesícula faz com o que o organismo tenha um melhor funcionamento, reduzindo, também, as dores de cabeça.

Como consumir o cloreto de magnésio?

Existem cápsulas de cloreto de magnésio à venda nas farmácias. Elas não devem ser mastigadas ou esmagadas para que o conteúdo não seja absorvido muito rápido pelo organismo – desse modo, evita-se diarreias e dores de estomago.

O modo mais comum de consumo é a diluição do mineral em água. O correto é usar 33 gramas em um litro da água filtrada e ingerir 66ml, equivalente a 1 copinho de café ao dia.

O pó pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou nas farmácias.

O conteúdo pode ficar na geladeira por 20 dias. Já o melhor horário para consumir as cápsulas é junto às refeições. Com relação ao líquido, pode ser antes do café da manhã.

Não esqueça de procurar uma opinião médica para ver a melhor posologia ao seu caso.

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Cloreto de magnésio P.A em cápsulas – Onde encontrar, Preço!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário