Benefícios do chá de limão para a sua saúde!

Conhecido como uma fruta cítrica, o limão é produzido pelo limoeiro e possui vários benefícios para a saúde, como: combater o câncer, fortalecer o sistema imunológico, eliminar líquidos acumulados e muito mais.

O chá dele é muito consumido, aqui no Brasil, e possui vários dos benefícios citados acima, além de outros compostos que contribuem com a saúde. Leia quais são eles, abaixo.

Benefícios do chá do limão para a sua saúde

1 – Possui efeito antisséptico

Benefícios do chá de limão para sua saúde!

O limão é conhecido por ser antisséptico, assim como o chá, que vem acompanhado de propriedades antibacterianas e antivirais, livrando o corpo de possíveis infecções e doenças. Ou seja, se sentir que está ficando com a rinite atacada, com sinusite, gripe ou resfriado, tomar um chá de limão e ficar debaixo das cobertas é o mlehor remédio. Lembre-se de tomar cuidado e não sair de casa, pois você terá mais chances de se resfriar.

2 – Regula a insulina

O corpo precisa da dosagem correta de insulina no organismo para que a glicose, ou açúcar, seja transformada em energia. O chá de limão possui esse efeito no organismo, porque aumenta a atividade desse hormônio e, assim, deixa o corpo livre de doenças como a diabetes.

3 – Combate o câncer

Pela presença de antioxidantes, o chá de limão limpa o organismo de possíveis toxinas que estejam ali alojadas e que sejam geradoras de futuras doenças graves, como é o caso do câncer – principalmente o de pele.

Esse efeito se fortalece mais ainda pela presença de polifenóis, vitamina C e limonóides, que contribuem com o organismo e matam e/ou impedem o crescimento de células com potencial cancerígeno.

4 – Elimina a gripe

O chá de limão fortalece o sistema imunológico, por isso é indicado que seja consumido no inverno, quando o corpo está mais suscetível a doenças. Ele elimina dores de garganta e mantém o corpo quente durante as temperaturas frias.

O líquido e as propriedades do chá de limão eliminam o muco acumulado na garganta, porém é necessário tomar cuidado com o frio, caso contrário, há grandes chances de piorar a doença que está tomando conta do corpo. Caso queira potencializar o efeito desse chá, é indicado acrescentar algumas lascas de gengibre.

5 – Ajuda na digestão

Por ter efeito calmante, facilita a digestão do organismo, porque há a eliminação das toxinas, devido à presença de ácido ascórbico, permitindo que o corpo absorva melhor todos os nutrientes dos alimentos.

Além disso, a presença de ácido cítrico além de ajudar na digestão, dissolve melhor as pedras nos rins.

6 – Refresca a mente

Ainda pela eliminação das toxinas do sangue, há maior circulação de sangue no corpo, energizando-o, refrescando a mente e melhorando a clareza mental.

Para quem está com a vitalidade comprometida, o chá de limão evita a fadiga e o cansaço do corpo, deixando o indivíduo mais ativo e saudável com a limpeza do sangue de forma simples.

7 – Elimina a retenção de líquido

Para quem possui inchaço cirúrgico, edema causado por cirurgias ou injeções, retenção de líquidos natural do organismo ou acúmulo de células mortas, o chá de limão diminui esses acúmulos tóxicos no corpo, por conta das suas propriedades diuréticas, eliminando, em sua maioria, pela urina.

8 – Combate a anemia

Pela presença de vitamina C no chá de limão, ele melhora a absorção de ferro no organismo. Esse é o mineral que combate a anemia, doença que acontece pela falta de hemoglobina no sangue, gerada pela falta de nutrientes essenciais, causando, assim, a sua deficiência.

Outros benefícios do chá

Benefícios do chá de limão para sua saúde!

Além disso, com o consumo desse chá, você pode obter outros benefícios, além dos citados acima, como:

  • Eliminar gases;
  • Desinflamar e descongestionar o fígado;
  • Favorecer a alcalinização do sangue;
  • Usar como adstringente;
  • Evitar doenças do coração;
  • Reduzir o mau hálito.

Como preparar o chá de limão?

Ingredientes:

  • 1 limão cortado;
  • 750 ml de água.

Como preparar:

  1. Ferva a água junto com o limão cortado, lembre-se de não tirar a casca;
  2. Acrescente uma colher de gengibre em pó, um dente de alho sem casca e 4 cravos-da-Índia;
  3. Abaixe o fogo, quando o chá começar a ferver, para médio e deixe assim por mais 5 minutos, então desligue;
  4. Coe e beba o seu chá.

Referência usada neste conteúdo:

http://www.scielo.br/pdf/rbfar/v15n4/a17v15n4


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário