Benefícios do Caqui para a Saúde e Informações Nutricionais da Fruta

O Caqui é muito saboroso, fácil de achar e serve para várias receitas. Veja aqui os benefícios para a saúde e informações nutricionais da fruta.

O caqui é uma planta muito cultivada no Brasil e, quando está na época (entre fevereiro e julho), é barato e fácil de achar em qualquer mercado. Assim como a cenoura, de cor alaranjada, o caqui contém altas quantidades de betacaroteno – um excelente antioxidante natural. O fruto é muito rico em nutrientes quando maduro, devido às vitaminas presentes. Seu sabor pode variar entre adocicado e até mesmo amarrar a boca, pois há imensa variedade do fruto que pode ser encontrada.

A árvore, após plantada, demora 3 anos para fornecer os primeiros frutos. Quando não enxertada, esse período pode se prolongar em até 8 anos. Apos florescer, os frutos demoram até 200 dias para amadurecer. É preciso colher os frutos só depois de maduro, para que ele perca o travo natural (sabor que amarra a boca).

O Caqui auxilia no fortalecimento e manutenção do organismo, pois contém vitamina A e vitamina E. A fruta também é rica em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e potássio. Os carotenóides presentes dão cor ao caqui e estimulam a comunicação entre as células, facilitando a multiplicação delas. Veja abaixo os benefícios que o alimento pode trazer para a sua saúde.

Benefícios do Caqui

caqui

Dê sempre preferência à frutas orgânicas, pois estas não contém os agrotóxicos que fazem mal à saúde. A casca do caqui é comestível, podendo também ser ingerida. Quando optar por fazer o preparo de sucos, beba-o logo após batê-lo, assim você consegue manter os nutrientes intactos e não altera o sabor da bebida.

Deve-se evitar o consumo em excesso, pois pode causar diarréia. Pacientes com diabetes também devem evitar o consumo, devido às altas taxas de açúcar (a frutose) presentes.

Melhora o Funcionamento do Intestino

benefícios do caquiO Caqui é rico em fibras, elas atuam no funcionamento do intestino, prevenindo constipações e melhorando a digestão. Acabam com o intestino preso e são capazes de saciar a fome por muito mais tempo, contribuindo para o emagrecimento.

Previne Doenças Cardiovasculares

O Caqui contém vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina B12 que mantém o sistema circulatório saudável. Auxilia na formação de células vermelhas e anticorpos, além de prevenir doenças causadas pelo envelhecimento. É também rico em vitamina C, que protege o organismo de infecções. O Potássio presente expande os vasos sanguíneos e relaxa os músculos, controlando a pressão arterial.

Previne Doenças como o Câncer

O licopeno presente na fruta atua na prevenção de várias doenças e atua em todo o sistema imunológico. É capaz de prevenir inclusive o câncer. O efeito de prevenção a doença é potencializado com a ação antioxidante presente no caqui, que evita a oxidação e envelhecimento das células.

Melhora a Visão

O caqui contém substâncias que comprovadamente melhoram a visão, são os carotenoides luteína e zeaxantina. Eles agem diretamente na retina, combatem a degeneração macular e a formação de catarata. As vitaminas A, C e K também são capazes de proteger a retina de danos causados pela radiação e luz ultravioleta.

Efeito Diurético

100 g de caqui tem aproximadamente 80 g de água. Por isso, ele estimula a eliminação de líquidos em excesso através da urina, sem que haja a eliminação de potássio, como acontece em alguns medicamentos com esse fim. A fruta auxilia a eliminar toxinas e acaba com a retenção de líquidos.

suco de caqui

Informações Nutricionais

Como você pode ver, o alimento é muito benéfico para a saúde e para beleza. Confira abaixo a tabela nutricional, que leva em consideração o consumo de 1 caqui médio:

  • 78,1 kcal;
  • 21,13 g de carboidratos;
  • 0,44 g de proteínas;
  • 0,44 g de gorduras totais;
  • 0 g de gorduras saturadas;
  • 7,15 g de fibra alimentar;
  • 2,2 mg de sódio.

 

Sempre dê preferência para as frutas in natura, assim você estará usufruindo de todos os benefícios nela presentes. Com o caqui, além de puro, dá para fazer salada de frutas, sucos, vitaminas e geleia. Fique de olho na época de colheita dele para consumir essa deliciosa fruta bem fresquinha!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário