Os 6 Principais Benefícios do Brócolis e suas Propriedades

O brócolis é um vegetal que pertence ao grupo das brássicas, mesma família do repolho e da couve-flor, originário da Europa e famoso por ser um dos vegetais mais nutritivos e repleto de benefícios. Suas variedades são muito consumidas pelo mundo todo.

Os países que mais produzem brócolis hoje em dia são China e  Índia, porém os que mais consomem continuam sendo os países ocidentais. Pode-se comer na sua forma natural (cru), como também preparado ao vapor. Podemos incluir o brócolis em diversos pratos, ele traz frescor e aroma exclusivo, além de muitos benefícios para manutenção da saúde.

Ele é uma boa opção para aqueles que estão fazendo dieta para perder peso pois suas calorias são bem baixas, traz sensação de saciedade e te dá inúmeras opções de preparo.

 

benefícios do brócolis

Propriedades do Brócolis

Encontramos no brócolis uma grande quantidade de nutrientes, sais minerais, vitaminas e compostos orgânicos que o deixa rico em benefícios para saúde. Esses incluem Vitaminas C e K, Vitamina A, Vitamina B, Fibras, Potássio, Triptofano, Selênio e Fósforo.

Em 100 gramas de brócolis cru, encontramos:

  • Calorias: 28 kcal
  • Carboidrato: 5 g
  • Proteína: 3 g
  • Lipídio: 0,3 g
  • Fibra: 3 g
  • Vitamina A: 154 RE
  • Vitamina C: 93 mg
  • Potássio: 325 mg
  • Fósforo: 66 mg
  • Cálcio: 48 mg
  • Magnésio: 25 mg
  • Selênio: 3 mcg

É rico em antioxidantes e fitoquímicos, substâncias responsáveis por dar a coloração, o aroma e o sabor das plantas, além de fortalecer nosso sistema imunológico.

Sabendo disso, podemos afirmar que o brócolis é um vegetal riquíssimo de nutrientes. Ajuda na nossa digestão e tem propriedades que regulam o sistema imunológico e cardiovascular. Também traz propriedades anti-inflamatórias que podem, até mesmo, prevenir o câncer.

 

Benefícios do Brócolis

  1. Reduz a Pressão Arterial:

Por ser uma ótima fonte de cálcio e de magnésio, nutrientes que auxiliam a regular a pressão arterial. Suas propriedades anti-inflamatórias relaxam as artérias e os músculos do coração. Além de conter glicorafanina, responsável por aumentar as propriedades antioxidantes do corpo.

  1. Ajuda a Combater o Câncer:

Encontramos no brócolis o selênio que contém propriedades anticancerígenas e diminui o crescimento e aparecimento das células cancerosas. Além de outro composto, chamado de indol-3-carbinol, que auxilia na reparação do DNA e também diminui as células cancerígenas.

  1. Dá saúde ao Coração:

O brócolis é cheio de fibras alimentares que trabalham na diminuição do nível de colesterol no nosso corpo, além de ter propriedades anti-inflamatórias, que, pela presença de sulforafano, ajuda a diminuir os males no revestimento dos vasos sanguíneos.

Esse vegetal também contém em sua estrutura o betacaroteno, um antioxidante que auxilia na diminuição ao dano celular na musculatura cardiovascular.

  1. Benefício aos Olhos:

É fonte de luteína e zeaxantina. Esses são antioxidantes que ficam na mácula dos nossos olhos e auxiliam a prevenir a degeneração macular relacionada à idade.

  1. Melhora a Pele e Fortalece o Sistema Imunológico:

Já vimos mais acima que o brócolis é rico em antioxidantes e em vitamina C. Os antioxidantes auxiliam para evitar a construção de radicais livres, causadores de problemas para pele e do câncer. Tanto a vitamina C quanto os antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento, os pigmentos na pele e o aparecimento de rugas.

Encontramos no Brócolis a glicorafanina, que tem função de proteção contra os danos do sol sob a pele, e ainda ajudam a reparar a pele, além de ajudar na desintoxicação do corpo e conter muitos antioxidantes – como o caroteno – que auxiliam no fortalecimento do nosso Sistema Imunológico.

  1. Melhora a Digestão:

Encontramos nele muitas fibras dietéticas que ajudam na digestão e a manter eficiente o movimento do intestino. Contém, também, fitonutrientes que auxiliam na proteção da mucosa do estômago, impedindo o crescimento de bactérias na parede do estômago.

De que forma preparar para deixá-lo mais nutritivo?

Dependendo da maneira que preparamos o brócolis, pode ser que perdemos alguns nutrientes importantes. Quando fervemos, perdemos o maior número de nutrientes que combatem o câncer. Se fizermos no vapor, não há perda tão significante de nutrientes. Mas se quer mantê-los todos intactos, a melhor maneira mesmo é comer cru, em sua forma natural. Porém, dessa forma, há maior possibilidade de irritar o sistema gastrointestinal e causar gases.

Você pode adicionar o brócolis em sopas, refogar junto com carne, frango e peixe, fazer purê, cozido no vapor, recheio de tortas, omelete, incrementar uma salada ou como você achar mais saboroso. É um alimento bastante versátil, vale a pena investir nele por seus benefícios e sabor!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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