5 Benefícios do azeite para o cabelo – Confira como usá-lo!

Está com os fios de cabelo fracos, quebradiços ou com ponta dupla? Confira, aqui no Quero Viver Bem, como esse problema pode ser eliminado com azeite!

Quando pensamos em azeite, quase sempre pensamos em comida, certo? No entanto, a maioria dos ingredientes que podemos comer são também ótimos para o cuidado externo com o nosso corpo, principalmente com o cabelo e a pele. Com o azeite de oliva não é diferente. Ele possui propriedades hidratantes que são ótimas para cuidar de todos os tipos de cabelo.

O azeite de oliva é típico da região do Mediterrâneo, utilizado há muito tempo na culinária e nos cuidados com o corpo. Acredita-se que foi a base para a criação dos primeiros sabonetes e era também usado como óleo de massagem corporal.

Azeite no cabelo

Podemos notar que seu uso cosmético continua até hoje, sendo ingrediente de diversos produtos nas prateleiras das farmácias, por exemplo. No entanto, seu uso in natura pode ser também feito em casa.

Dentre os nutrientes que o azeite de oliva possui estão as vitaminas A, D, E e K e alguns antioxidantes que estão ligados com os benefícios de seu uso para o cabelo. Confira, abaixo, quais são.

Reduz a caspa

Se você sofre deste problema, o azeite de oliva pode ser seu grande aliado. A vitamina E do azeite é responsável por sua propriedade hidratante, evitando o ressecamento do couro cabeludo, que aumenta a produção de caspa. Além disso, como o azeite possui ação anti-inflamatória, previne a irritação do couro cabeludo.

Para tratar, misture a mesma proporção de azeite com suco de limão e dilua em um pouco de água. Então, aplique sobre o cabelo, massageando o couro cabeludo. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxágue. Lave o cabelo como de costume. Repita o tratamento a cada 15 dias até que a caspa tenha sumido.

Outra alternativa é fazer um esfoliante para o cabelo. Para fazer essa pasta, bata um avocado ou meio abacate, duas colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de sopa de mel. Aplique a pasta sobre o couro cabeludo, esfregando até a raiz.

Deixe a mistura agir entre 10 e 15 minutos e lave suavemente com água morna, deixando o cabelo secar naturalmente. Por isso, o ideal é aplicar essa pasta durante o dia.

Devolve o aspecto de cabelo saudável

A presença de vitamina A e E e outras substâncias antioxidantes ajudam a proteger a queratina do cabelo, fortalecendo os fios. Além disso, os ácidos graxos do azeite deixam o cabelo menos seco e mais brilhante, ficando com um aspecto de saúde incrível.

O azeite também fortalece as pontas do cabelo, devolvendo a maciez e suavidade, diminuindo as pontas duplas, principalmente em cabelos crespos.

O ideal é fazer uma hidratação com azeite uma vez na semana. Basta aplicar um pouco em todo o comprimento e deixar agir por no mínimo uma hora. Depois é só lavar como de costume, com água morna.

Para potencializar os efeitos, é possível fazer uma máscara capilar. Você vai precisar de uma clara de ovo batida, uma xícara de azeite e uma colher de sopa de mel. Misture tudo e aplique sobre toda a extensão do cabelo. Deixe agir entre 20 e 30 minutos e lave com água morna.

Azeite no cabelo

Auxilia o crescimento

Uma das funções do azeite é eliminar o sebo que se acumula nos folículos capilares, assim promovendo o crescimento limpo do cabelo. Ele também nutre os fios, deixando-os fortes e saudáveis para se desenvolverem.

Azeite no cabelo

Promove a hidratação e maciez

O azeite, por ser um óleo, ajuda a reter a umidade dos fios e, consequentemente, promover a hidratação, devolvendo, assim, a maciez do cabelo. Além disso, o produto acaba com as pontas duplas que podem resultar de tratamentos químicos intensos ou de cabelos muito secos.

Reduz a queda de cabelo

Queda de cabelo

Outro grande benefício do azeite é reduzir a queda dos fios. Como ele os fortalece pela vitamina E e vitamina A, o cabelo cai menos.

Outras informações

Lembre-se de que nem todos os azeites são da mesma qualidade. Busque sempre por azeites de oliva extra virgens, com porcentual de acidez de 0,05%, e que não possuam aditivos químicos em sua composição. Eles são os melhores para cozinhar e também para tratar os seus fios.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário