Benefícios de Beber Água – 15 motivos para ter uma rotina de hidratação!

Você sabe que não se vive sem água, não é mesmo? Mas, sabe quais os benefícios dessa prática? Confira, aqui no Quero Viver Bem, todas as informações!

Nosso corpo é composto por, aproximadamente, 60% desse líquido, por isso a reposição dele é essencial.

Mas, beber água nem sempre é visto como uma tarefa importante do ser humano, o que é totalmente errado.

Veja todas as funções da água para o nosso corpo, quais são seus benefícios e a quantidade adequada que você deve ingerir por dia!

beber água

Benefícios de beber água

Além de hidratar o corpo, a água tem inúmeras outras funcionalidades, principalmente porque ela possui a responsabilidade de transportar as vitaminas necessárias para o bom funcionamento de vários órgãos.

Ou seja, a água proporciona saúde aos órgãos, como rim, intestino, pulmões e coração. Mas, há também outros benefícios que não devem ser esquecidos. Está curioso (a)? Então, confira a lista abaixo:

  • Ajuda na formação e na hidratação do bolo fecal, evitando que ele fique ressecado, e, como consequência, evita constipação intestinal;
  • Aumenta a resistência física;
  • Aumenta o volume de urina que passa pelos rins, o que previne o aparecimento de pedras nos rins, diluindo a concentração de minerais;
  • Auxilia na respiração, diminuindo o muco;
  • Controla a pressão sanguínea, pois determina a densidade do sangue;
  • Diminui as dores de cabeça;
  • Facilita o raciocínio durante momentos de estudo;
  • Favorece a sensação de saciedade;
  • Previne cãibras;
  • Previne e trata infecções urinárias, pois “limpa” o trato urinário;
  • Promove a revitalização das mucosas e células, hidratando o corpo de dentro para fora;
  • Protege o coração, já que o sangue está mais diluído, diminuindo as chances de infarto e derrames;
  • Protege os olhos contra o ressecamento;
  • Reduz a retenção de líquidos;
  • Regula a temperatura corporal.

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Quanta água beber por dia?

Para suprir tudo o que organismo necessita, você precisa beber, em média, dois litros de água diariamente – ou seja, o equivalente a oito copos.

Durante o dia, você perde água por meio de urina, respiração, transpiração e outras atividades que irão manter suas funções vitais ativas.

Já que o organismo não possui reservas ou quaisquer condições de armazenamento de água, é imprescindível que a reposição seja feita todos os dias.

Ou seja, não espere ter sede para beber água, pois, quando o organismo sinaliza a sede, significa que ele já está com a quantidade abaixo do ideal.

Pessoas com problemas de desidratação têm menor volume de sangue do que o normal, e isso interfere diretamente no funcionamento do coração.

Quando há falta de água, você pode passar por certos sintomas, entre eles:

  • Dores de cabeça;
  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Tontura;
  • Ressecamento da pele e lábios.

Se a falta de água for muito prolongada, a pessoa pode até morrer. Já ouviu falar que uma pessoa não pode morrer de fome, mas de sede sim? Isso é verdade, pois a desidratação severa pode levar o indivíduo a óbito.

 

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Como criar o hábito de beber água?

Uma das maiores dicas para que você crie o hábito de beber água com maior frequência é ter sempre uma garrafa de água por perto.

É normal ter preguiça ou estar sempre na correria para se hidratar corretamente. Portanto, evite que isso aconteça tendo uma garrafa sempre perto de você.

Embora pareça ser difícil estabelecer essa regra, algumas outras atitudes podem ajudar durante o processo:

Fique de olho na sua urina

A cor de sua urina indica quando você está bem hidratado(a) ou quando necessita da ingestão de líquidos. Se a urina estiver em tom amarelo claro, está tudo bem, porém, se o tom estiver mais escuro, beba água!

Beba água aos poucos

Hidratar-se não quer dizer que você deve procurar beber os dois litros de água de uma vez só.  O organismo mesmo não absorve tão rapidamente, assim o excesso irá acabar saindo na urina.

Beba de um a dois copos por vez, fazendo intervalos.

[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DA ÁGUA DE COCO]

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Use um aplicativo para lembra-lo

A tecnologia, às vezes, pode ser bem favorável na questão da saúde. Uma delas é a criação de aplicativos que avisam quando é hora de beber água.

Outra ideia é colocar alarmes no celular nos horários que você deve ingerir líquido.

Coma frutas

As frutas contam com uma boa quantidade de água e garantem nutrientes importantes para o organismo. As melhores são abacaxi, maçã, melancia e pera, pois possuem maior concentração de água em sua composição.

Beba chá

Se você não consegue beber a quantidade recomendada de água pura, que tal apostar nos chás?

É claro que para isso você deve beber chá sem açúcar, de preferência, e que seja natural. Isso vai ajudar a desenvolver o hábito de beber água.

 

No começo pode parecer difícil, mas se você criar o hábito de sempre ter uma garrafinha por perto ou de tomar um copo de água por hora, por exemplo, isso fará parte de sua rotina e logo você conseguirá ingerir a quantidade de água necessária diariamente!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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