Benefícios da Vitamina B12, o que acontece quando em falta e mais.

Veja aqui quais são os principais benefícios da vitamina B12 para o organismo, o que acontece com o corpo quando em falta e muito mais.

A vitamina B12, ou cianocobalamina, é uma vitamina hidrossolúvel encontrada em praticamente todos os tecidos animais e estocada no fígado. A fonte natural de vitamina B12 restringe-se a alimentos de origem animal, especialmente leite, carne e ovos.

Conhecida como uma das principais vitaminas que está em falta na população brasileira, ela é responsável por ajudar no humor, no nível de energia do organismo, na memória, na pele, no cabelo, digestão e muito mais.

Veja aqui nessa matéria os principais benefícios do seu consumo, porque ela é tão importante para o organismo, como consumir corretamente e quais alimentos encontrá-la.

Benefícios da Vitamina B12

Sistema Nervoso

A vitamina B12 e seus benefícios para o corpo humano

Ela beneficia o sistema nervoso central, cérebro e coluna vertebral, porque está envolvida na formação da bainha de mielina, um tecido protetor localizado ao redor dos nervos.

Quando esse tecido protetor é destruído, o nervo não é capaz de transmitir os seus impulsos eficientemente, podendo causar doenças degenerativas como a esclerose múltipla.

 

Manutenção dos glóbulos vermelhos

Ela repara as células, principalmente os glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia. Ela também participa da formação do DNA no processo da divisão celular, o que evita possíveis mutações.

 

Dá resistência e energia

A vitamina B12 e seus benefícios para o corpo humano

Com a correta manutenção dos glóbulos vermelhos, é bem comum que você sinta mais energia e menos fadiga.

Quando os glóbulos vermelhos estão saudáveis e em maior número, os músculos ficam mais oxigenados, além de que recebem a quantidade necessária de energia.

 

Previne o câncer

Muitos estudos já chegaram a conclusão que quando há a falta de cobalamina, a probabilidade de se desenvolver câncer de mama é muito maior. Com o consumo e estabilidade de vitamina B12, as chances de se desenvolver essa doença diminuem grandemente, além de outros tipos de câncer, como o de cólon, próstata e pulmão.

 

 

Protege o coração

A homocisteína é um composto formado a partir da metionina (produto da digestão de carnes e laticínios), que em altos níveis pode acarretar em problemas cardíacos como hipertensão e derrame.

A vitamina B12 é responsável por transformar a homocisteína novamente em metionina, diminuindo os níveis de homocisteína no sangue e, consequentemente, evitando doenças no coração.

 

Pele, cabelo e unhas

Por beneficiar a reprodução celular, o cabelo, as unhas e a pele estarão sempre renovados, e caso aconteça algum dano com eles, a reparação é mais rápida.

 

Ajuda no ganho de massa muscular

A cobalamina é muito importante para o sistema nervoso, isso porque a conexão entre os músculos e o sistema nervoso fica mais facilitada.

A contração muscular fica melhor executada, o que ajuda na formação de um corpo mais saudável pelo treino qualificado.

 

O que acontece com a falta de vitamina B12?

A maior parte dos casos de deficiência de vitamina B12 resultam da má-absorção a partir da dieta, além da anemia perniciosa (doença auto imune onde o próprio sistema imunológico destrói células intestinais que absorvem esta vitamina), de dieta insuficiente e de doenças hereditárias do metabolismo da cobalamina.

Algumas pessoas podem estar mais suscetíveis a falta de vitamina B12, principalmente vegetarianos e veganos, visto que a maior fonte desse nutriente é de origem animal.

Pessoas que sofrem com doenças digestivas, soropositivos e alcoólatras também tem maior facilidade para ter essa falta de vitamina.

Um dos principais sintomas da falta da vitamina B12 é a anemia, fraqueza, fadiga, palidez no tom de pele, sangramentos na gengiva e também machucados e sangramentos no corpo mais fáceis.

É possível ver também problemas de digestão como diarreia, constipação e perda de peso, além da interferência no sistema nervoso, ocasionando uma memória mais fraca e um raciocínio lento.

 

Onde encontrar a vitamina B12?

As fontes alimentares dessa vitamina são de origem animal, ou seja:

  • Carnes (de boi, porco, frango, peixe, frutos do mar, fígado)
  • Leite e derivados
  • Ovos

Por isso, veganos e vegetarianos devem suplementar essa vitamina, claro que com uma recomendação e supervisão de médico ou nutricionista.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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