Benefícios da pimenta rosa para a sua saúde!

Quer saber quais são os benefícios da pimenta rosa para sua saúde? Veja aqui quais são eles, quais são as contraindicações e cuidados necessários.

Chamada também de pimenta-do-Brasil, aroeira-pimenteira, aroeira-vermelha e aroeirinha, a pimenta rosa possui vários benefícios para a saúde, isso porque tem uma infinidade de nutrientes e vitaminas, além de conter o envelhecimento precoce.

A pimenta-rosa é produzida no Espírito Santo, na Bahia e no Rio de Janeiro e exportada para outros países. Um ponto importante a ser destacado sobre esse alimento é que ele não é, necessariamente, uma pimenta, e sim uma fruta! Quer saber mais? Continue lendo e veja informações completas sobre.

Benefícios da pimenta rosa para a sua saúde

1 – É anti-inflamatória

Benefícios da pimenta rosa para sua saúde!

Essa fruta possui propriedades anti-inflamatórias, ou seja, pode ser utilizada para combater a inflamação no organismo. Com o seu consumo contínuo, você sentirá seu corpo mais saudável, com menos chances de ficar doente e mais apto para fazer exercícios físicos.

Além disso, a pimenta tem ação cicatrizante, sendo muito usada contra úlceras e feridas no organismo. Há estudos¹ que apontam que ela ainda possui benefícios adstringentes.

2 – Emagrece

A fruta promove a saciedade no organismo, consequentemente, você come menos do que comeria normalmente, ingerindo menos calorias durante o dia – o que facilita a eliminação da gordura acumulada pelo organismo mais rapidamente.

É indicado que, para sentir esses benefícios, se consuma 1 colher de sopa de pimenta rosa todos os dias. É válido lembrar que é necessário fazer exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada para começar a sentir as mudanças do corpo com o acréscimo de alimento, pois somente com ele não há milagres.

3 – Melhora a circulação

A pimenta rosa possui ação dilatadora, o que melhora diretamente a circulação do sangue por todo organismo. Dessa maneira, os tecidos, a pele e os músculos ficam mais ativos e saudáveis, com menos chances de serem atingidos por doenças.

4 – É rica em nutrientes

Composta por vários nutrientes necessários ao organismo, a pimenta rosa tem grandes quantidades de vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina E, cálcio, fibras, tiamina, caroteno, riboflavina e ferro.

Alguns dos benefícios que todo esse “combo” traz são a melhora da frequência cardíaca, o fortalecimento dos ossos e a contração muscular.

5 – Trata várias doenças

Muito usada na medicina natural, a pimenta rosa pode ser empregada para combater várias doenças comuns do  dia a dia, como diarreia, dores corporais, gengivite, febres e até algumas doenças venéreas.

Mesmo que seja usada comumente, ainda é indicado que você converse com seu médico, para descobrir qual o melhor remédio para tratar a enfermidade em questão.

6 – É fonte de antioxidantes

Essa fruta possui substâncias como o betacaroteno e o licopeno, que têm ação antioxidante. Ou seja, seu corpo fica livre das toxinas ali acumuladas, com menos chances de doenças no organismo, como câncer e envelhecimento precoce.

7 – Previne o Alzheimer

A pimenta rosa possui um nível de atividade anticolinesterásica alta, que é a capacidade de diminuir a destruição dos neurotransmissores do organismo, os responsáveis pela cognição das enzimas acetilcolinesterase, segundo pesquisas².

Ou seja, a fruta ajuda a combater diretamente os casos de Alzheimer e a diminuir os seus sintomas no corpo.

8 – Combate coágulos no sangue

A pimenta rosa combate coágulos no sangue, isso é importante porque, quando esses se agarram a um vaso sanguíneo, acontece a obstrução total ou parcial deles, prejudicando o fluxo de sangue e o oxigênio no corpo – o que gera várias doenças, como embolia pulmonar, trombose, AVC e isquemia.

9 – É rica em Vitamina C

A pimenta rosa possui 6 vezes mais vitamina C do que a laranja – essa que  é lembrada por ser referência no nutriente -, que é essencial para melhorar a imunidade, proteger as células do corpo, aumentar a absorção de ferro no corpo, produzir mais colágeno, além de melhorar a produção da serotonina no corpo – neurotransmissor essencial do bom humor.

Outros benefícios da pimenta rosa

Benefícios da pimenta rosa para sua saúde!

  • Eficaz contra o câncer de próstata, porque contém capsaicina;
  • Aumenta a imunidade, por ter vitamina A;
  • Evita doenças de coração, pois possui capsaicinoides, que reduzem o colesterol no organismo.

Cuidados necessários

A pimenta rosa não é indicada para pessoas com:

É preciso tomar cuidado com o consumo em excesso, isso porque ela possui toxicidade, interferindo no paladar e destruindo as papilas gustativas.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário