Os benefícios da mexerica para saúde: veja quais são!

Sendo uma fruta super consumida pelos brasileiros, a mexerica possui variações de nome, como laranja-mimosa, tangerina, mandarina, fuxiqueira, manjerica, poncã e mimosa, porém não é advinda de nossa terra, mas sim parente de uma espécie que veio da Ásia há anos.

Ela veio por meio da colonização portuguesa para o Brasil, somente no ano de 1892, porém já era cultivada há milhares de anos na China. A mexerica é conhecida por ter vários benefícios à saúde, leia abaixo quais são:

Propriedades da mexerica

Veja quais são as principais propriedades da mexerica a cada 100 gramas da fruta:

  • Energia: 53 calorias;
  • Carboidratos: 13,3g;
  • Açúcar: 10,6g;
  • Proteínas: 0,8g;
  • Gorduras: 0,3g;
  • Fibras: 1,8g;
  • Sódio: 2mg;
  • Potássio: 166mg.

Os benefícios da mexerica para saúde

Ajuda no emagrecimento

Os benefícios da mexerica para saúde: veja quais são!

A mexerica possui poucas calorias (apenas 38 calorias), ademais, é rica em quantidades de fibras, que diminuem a fome e sustentam a saciedade por mais tempo. Portanto, se você deseja consumir um alimento saudável, que faz bem ao seu corpo, dá menos fome e ainda não engorda, a mexerica pode ser uma opção super indicada.

 

Previne o câncer

Ela é uma fruta que tem grandes quantidades de carotenoides, que diminuem as chances de câncer de fígado no corpo, isso sem falar nas suas surpreendentes quantidades de vitamina A.

Um estudo comprovou que quando a mexerica é ingerida por pacientes que possuem hepatite C, há menores chances de desenvolvimento de câncer de fígado, por conta da existência de beta-cripto xantina, que só aumenta ainda mais a prevenção ao câncer.

Equilibra a Pressão Arterial

Por conter nutrientes e minerais como o potássio, essa fruta pode ajudar na redução dos índices de pressão sanguínea, regularizando a quantidade e fazendo com que o sangue circule de maneira controlada pelas artérias.

Fortalece o Sistema Imunológico

A fruta possui propriedades antimicrobianas, que impedem a proliferação de feridas. Ela também funciona como um purificador do sangue, acabando com resíduos ali presentes.

Além disso, com o consumo, você sentirá menos cãibras e menores possibilidades de vômito.

É amiga da Pele

A fruta pode ajudar a deixar a cor da pele mais bonita, isso porque renova as células mortas, acelerando o processo de cicatrização e diminuindo o envelhecimento precoce.

Combate o intestino preso

Ainda pela grande quantidade de fibras presentes nessa fruta, ela combate a constipação, que é comumente tratada com a ingestão de fibras e alimentos que ajudem no movimento do intestino.

É fonte de Vitamina C

Os benefícios da mexerica para saúde: veja quais são!

A mexerica é uma fruta que possui grandes quantidades de vitamina C, um forte antioxidante em sua composição, combatente dos radicais livres, que, quando em maiores quantidades, diminui as chances de doenças infecciosas e do câncer.

Reduz Problemas de Colesterol

Essa fruta é responsável por produzir sinefrina, que é ótima para reduzir a produção do colesterol ruim no corpo, além de possuir as fibras que varrem o excesso de colesterol.

Os benefícios da mexerica para saúde: veja quais são!

 

Fortalece a saúde bucal

Pela quantidade grande de fósforo, vitamina C e cálcio, ela fortalece a saúde bucal, promovendo dentes mais fortes, impedindo que doenças como a gengivite – sangramento que acontece no momento da escovação -, tome conta da área bucal.

Fortalece a Saúde dos Ossos

Os dentes e os ossos precisam da formação de hidroxiapatite, com uma combinação de fósforo, cálcio e magnésio para serem ativados. Tudo isso está presente na fruta, que também diminui as chances da osteoporose.

Ajuda Gestante e Bebês

A fruta também fornece vitaminas do complexo B, como o Ácido Fólico. Mulheres que não possuem esse item em quantidade mínima no corpo têm mais chances de gerarem bebês com baixo peso e defeitos congênitos.

Fortalece a visão

A mexerica é uma fruta que é rica em vitamina A e C, que previnem males relacionados a visão, como é o caso da degeneração macular, a catarata, a cegueira e outros transtornos que podem acontecer em qualquer idade.

Fortalece o Coração

Pela presença de Vitamina C e B6, potássio e fibras, a mexerica diminui doenças cardíacas, segundo estudos do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição.

Referências:

http://www.sidalc.net/cgi-bin/wxis.exe/?IsisScript=

http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbf/v23n2/7975.pdf

https://www.researchgate.net/profile/Edmar_Clemente/publication/240317299_


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário