Benefícios da melancia – Para que serve? Como consumir?

A melancia é uma fruta que se destaca por ser extremamente saborosa. Mas, não é só isso: esse alimento também é benéfico para o organismo, ajudando na hidratação e a cuidar da saúde sem gastar muito.

Ainda não conhece os benefícios da melancia? Sem problemas! A seguir no Quero Viver Bem, listamos os principais, bem como para que serve a fruta, como consumi-la, entre outras informações.

Para que serve a melancia

beneficios da melancia

Como possui uma grande quantidade de água, a fruta serve para hidratar o organismo de forma natural e saudável, surgindo como uma boa alternativa à tradicional água.

Além disso, a melancia conta com baixa quantidade de calorias e com um combo de nutrientes essenciais ao organismo, como vitamina C, carotenoides, vitaminas do complexo B, ácido fólico, cálcio, cobre, fósforo, magnésio e potássio.

Juntos, esses nutrientes contribuem para que o organismo funcione corretamente, além de prevenirem doenças, preservarem a saúde e ajudarem a atingir melhor qualidade de vida.

Principais benefícios da melancia

Hidratação do organismo

Cerca de 90% do conteúdo de uma melancia é água, portanto, ao consumir a fruta, a ingestão desse líquido é enorme. Justamente por isso, o alimento é perfeito para hidratar o corpo, especialmente em dias de calor, evitando tontura e fraqueza, que são sintomas típicos da desidratação.

Proteção das funções dos rins

A maior quantidade de água da fruta também é benéfica para os rins, funcionando como um diurético natural, de modo a evitar a formação de cálculos, também conhecidos como pedras renais. Além disso, a água da melancia limpa os rins e auxilia na eliminação de bactérias prejudiciais aos órgãos.

[CONFIRA TAMBÉM: TERMOGÊNICOS NATURAIS]

Ação anti-inflamatória

A melancia apresenta em sua composição a cucurbitacina E, que é uma substância com atividade anti-inflamatória, contribuindo para evitar doenças do tipo ou dando suporte no tratamento de tais enfermidades.

Efeito antioxidante

A fruta é rica em nutrientes antioxidantes, como vitamina C, betacaroteno e licopeno, que evitam o estresse oxidativo de células. Na prática, isso significa que o organismo fica mais protegido contra doenças, especialmente as do coração e as que afetam o sistema imunológico.

Paralelamente, esse efeito antioxidante auxilia na melhora da qualidade da pele, evitando o envelhecimento precoce, o surgimento de linhas de expressão e as rugas.

Proteção do sistema cardiovascular

Além do efeito antioxidante, outro detalhe que ajuda na proteção do coração é na presença de citrulina na fruta. No organismo, tal substância é transformada em arginina, um aminoácido que atua no relaxamento de vasos sanguíneos.

Com isso, há uma redução da pressão arterial e, consequentemente, da possibilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Saúde dos olhos

O betacaroteno presente em boa quantidade na fruta é convertido em vitamina A pelo organismo. Tal vitamina é uma das principais para se garantir a saúde dos olhos, minimizando o risco de contração de doenças, como degeneração macular e cegueira noturna.

Prevenção e combate ao câncer

Os nutrientes de ação antioxidante presentes na melancia também atuam na prevenção e no combate ao câncer, evitando o desenvolvimento e a multiplicação de tumores.

Proteção da saúde óssea

A melancia conta com licopeno, que é um agente antioxidante que atua na formação da massa óssea, minimizando o risco de desenvolvimento de doenças como a osteoporose, comum principalmente em mulheres durante o período da menopausa.

Combate da disfunção erétil

A citrulina da fruta é convertida em arginina e depois em óxido nítrico, processos que ocorrem durante a digestão da melancia. O óxido nítrico é um importante aliado no combate à disfunção erétil, porque promove um relaxamento dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo de sangue no pênis, contribuindo para a ereção.

[LEIA TAMBÉM: ALIMENTOS QUE ABREM O APETITE SEXUAL]

Suporte no emagrecimento

A melancia se destaca por ter baixa quantidade de calorias, por isso é perfeita para ser inserida na dieta ou reeducação alimentar de emagrecimentos – você poderá consumir algo saboroso, doce e nutritivo sem gerar ganho de peso!

Como consumir melancia

 

como consumir melancia

A melancia é uma fruta versátil e pode ser utilizada no preparo de pratos doces e salgados. Quando se fala em doces, é possível fazer sorvete natural de melancia ou compotas. Já no quesito pratos salgados, essa é uma fruta que vai bem em saladas.

Além disso, a melancia é imbatível em sucos, seja somente com a fruta ou acrescida de água de coco e limão, resultando em uma bebida deliciosa e que ajuda a refrescar.


Referências utilizadas neste conteúdo:

Nutricionista explica sobre os benefícios da melancia. http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/12/nutricionista-explica-sobre-os-beneficios-da-melancia.html


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário