Benefícios da melancia – Para que serve? Como consumir?

Você sabe quais são os benefícios da melancia? Quer descobrir? Então, confira uma lista com completa com 10 vantagens do consumo da futa, só aqui no QVB!

A melancia é uma fruta que se destaca por ser extremamente saborosa. Mas, não é só isso: esse alimento também é benéfico para o organismo, ajudando na hidratação e a cuidar da saúde sem gastar muito.

Ainda não conhece os benefícios da melancia? Sem problemas! A seguir no Quero Viver Bem, listamos os principais, bem como para que serve a fruta, como consumi-la, entre outras informações.

Para que serve a melancia

beneficios da melancia

Como possui uma grande quantidade de água, a fruta serve para hidratar o organismo de forma natural e saudável.

Além disso, a melancia conta com baixa quantidade de calorias, apenas 25 kcal em 100 gramas, e com um combo de nutrientes essenciais ao organismo, como vitamina C, carotenoides, vitaminas do complexo B, ácido fólico, cálcio, cobre, fósforo, magnésio e potássio.

Juntos, esses nutrientes contribuem para que o organismo funcione corretamente, além de prevenirem doenças, preservarem a saúde e ajudarem a atingir melhor qualidade de vida.

Principais benefícios da melancia

Hidratação do organismo

Cerca de 90% do conteúdo de uma melancia é água, portanto, ao consumir a fruta, a ingestão desse líquido é enorme. Justamente por isso, o alimento é perfeito para hidratar o corpo, especialmente em dias de calor, evitando tontura e fraqueza, que são sintomas típicos da desidratação.

Proteção das funções dos rins

A maior quantidade de água da fruta também é benéfica para os rins, funcionando como um diurético natural, de modo a evitar a formação de cálculos, também conhecidos como pedras renais. Além disso, a água da melancia limpa os rins e auxilia na eliminação de bactérias prejudiciais aos órgãos.

[CONFIRA TAMBÉM: TERMOGÊNICOS NATURAIS]

Ação anti-inflamatória

A melancia apresenta em sua composição a cucurbitacina E, que é uma substância com atividade anti-inflamatória, contribuindo para evitar doenças do tipo ou dando suporte no tratamento de tais enfermidades.

Efeito antioxidante

A fruta é rica em nutrientes antioxidantes, como vitamina C, betacaroteno e licopeno, que evitam o estresse oxidativo de células. Na prática, isso significa que o organismo fica mais protegido contra doenças, especialmente as do coração e as que afetam o sistema imunológico.

Paralelamente, esse efeito antioxidante auxilia na melhora da qualidade da pele, evitando o envelhecimento precoce, o surgimento de linhas de expressão e as rugas.

Proteção do sistema cardiovascular

Além do efeito antioxidante, outro detalhe que ajuda na proteção do coração é na presença de citrulina na fruta. No organismo, tal substância é transformada em arginina, um aminoácido que atua no relaxamento de vasos sanguíneos.

Com isso, há uma redução da pressão arterial e, consequentemente, da possibilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Saúde dos olhos

O betacaroteno presente em boa quantidade na fruta é convertido em vitamina A pelo organismo. Tal vitamina é uma das principais para se garantir a saúde dos olhos, minimizando o risco de contração de doenças, como degeneração macular e cegueira noturna.

Prevenção e combate ao câncer

Os nutrientes de ação antioxidante presentes na melancia também atuam na prevenção e no combate ao câncer, evitando o desenvolvimento e a multiplicação de tumores.

Proteção da saúde óssea

A melancia conta com licopeno, que é um agente antioxidante que atua na formação da massa óssea, minimizando o risco de desenvolvimento de doenças como a osteoporose, comum principalmente em mulheres durante o período da menopausa.

Combate da disfunção erétil

A citrulina da fruta é convertida em arginina e depois em óxido nítrico, processos que ocorrem durante a digestão da melancia. O óxido nítrico é um importante aliado no combate à disfunção erétil, porque promove um relaxamento dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo de sangue no pênis, contribuindo para a ereção.

[LEIA TAMBÉM: ALIMENTOS QUE ABREM O APETITE SEXUAL]

Suporte no emagrecimento

A melancia se destaca por ter baixa quantidade de calorias, por isso é perfeita para ser inserida na dieta ou reeducação alimentar de emagrecimentos – você poderá consumir algo saboroso, doce e nutritivo sem gerar ganho de peso! Contudo, como a fruta tem o índice glicêmico alto, é sempre bom consumi-la juntamente com alguma fibra como sementes ou oleaginosas, para que a absorção da glicose seja mais lenta.

Como consumir melancia

 

como consumir melancia

A melancia é uma fruta versátil e pode ser utilizada no preparo de pratos doces e salgados. Quando se fala em doces, é possível fazer sorvete natural de melancia ou compotas. Já no quesito pratos salgados, essa é uma fruta que vai bem em saladas.

Além disso, a melancia é imbatível em sucos, seja somente com a fruta ou acrescida de água de coco e limão, resultando em uma bebida deliciosa e que ajuda a refrescar.

Dê preferência para a fruta in natura e, se possível, compre-a inteira ou peça para cortar na hora, pois pode perder alguns nutrientes se ficar em contato com o ar por muito tempo.


Referências utilizadas neste conteúdo:

Nutricionista explica sobre os benefícios da melancia. http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/12/nutricionista-explica-sobre-os-beneficios-da-melancia.html


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário