Benefícios da Massagem – Indicações e para que servem

Os benefícios da massagem são vários. Confira aqui a lista completa de indicações e qual delas fazer para te trazer aquilo que você está precisando.

Massagem é bom e todo mundo gosta, não é mesmo? Mas, o que muita gente não sabe são os benefícios da massagem para o corpo humano. Relaxar, desestressar, acabar com as dores… Este procedimento tão prazeroso ainda tem muito mais a oferecer. Quer entender melhor? Então, veja as informações a seguir:

Os benefícios da massagem

As massagens podem oferecer diversos benefícios para a saúde física e mental, como:

  • Relaxamento muscular;
  • Alívio de dores musculares;
  • Alívio da tensão;
  • Diminuição do estresse e da ansiedade;
  • Melhora na circulação do sangue;
  • Eliminação de toxinas do corpo;
  • Sensação de bem-estar.

Diferentes tipos de massagens podem oferecer benefícios ainda mais específicos, como a diminuição do inchaço corporal, redução de medidas, ação anti-inflamatória e outros. Já falamos, aqui, sobre os tipos de massagem.

Principais tipos de massagem

Massagem relaxante

A massagem mais comum é a relaxante, que tem como objetivo principal reduzir o estresse e a tensão. Ela também ajuda a diminuir a ansiedade, a dormir melhor e a promover um relaxamento profundo no corpo e na mente.

É muito indicada para quem tem uma rotina corrida, sofre com algum dos problemas citados ou está sentindo dores musculares. Seus movimentos são suaves, porém firmes.

beneficios da massagem

Massagem shiatsu

Shiatsu é uma massagem de origem chinesa que, além de todos os benefícios já citados acima, ainda proporciona a melhora de problemas como cólicas, enxaqueca e intestino preso.

Seu objetivo é promover um equilíbrio de energia em todo o corpo, fazendo com que o organismo funcione melhor e que pequenos problemas sejam resolvidos de forma mais simples e natural.

Massagem para os pés

A massagem para os pés também é muito relaxante e pode oferecer benefícios para todo o corpo. Ela trabalha os reflexos dos pés, e isso pode ajudar a diminuir dores, controlar o estresse e até a melhorar problemas psicológicos, como a ansiedade.

Ainda, esse tipo de massagem ajuda o organismo a ter mais energia e melhorar o fluxo sanguíneo, sendo muito indicada para quem possui dores crônicas no corpo e ainda não encontrou uma solução.

Massagem redutora ou modeladora

As massagens redutora e modeladora possuem objetivos semelhantes, mas são procedimentos diferentes. Elas servem para eliminar a gordura localizada e reduzir a celulite.

Porém, o objetivo principal da massagem redutora é, como o nome diz, reduzir medidas de todo o corpo. Enquanto isso, a modeladora serve para deixar determinadas partes do corpo com um “desenho” mais bonito, modelando as curvas, por exemplo.

São massagens com movimentos mais rápidos e com bastante pressão – algumas pessoas chegam a sentir dor durante os procedimentos.

tipos de massagem

Cuidados ao realizar qualquer tipo de massagem

A dica mais importante para a realização de uma massagem é buscar um profissional, especialmente se você possui um objetivo específico. Alguém que estudou como realizá-la da maneira certa vai saber a intensidade correta dos movimentos, os melhores produtos para se usar e os locais certos a se massagear.

É claro que em um momento descontraído em casal, por exemplo, uma massagem, pode cair muito bem. Porém, em casos como os mencionados, é preciso que os movimentos sejam bem leves, para evitar qualquer situação inesperada.

Também, é bem importante utilizar óleo, creme ou algum produto semelhante, para deixar o corpo mais hidratado e fazer com que as mãos deslizem mais facilmente, evitando dores, irritações e até machucados.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário