Benefícios e propriedades da maçã para sua saúde

Você sabia que a maçã é excelente para a saúde e ajuda a prevenir várias doenças? Conheça todos os benefícios dessa fruta e maneira de consumi-la.

Muito se fala sobre alimentação saudável nos dias atuais e em encontrar a dieta balanceada perfeita. A busca por fórmulas milagrosas, elementos inibidores de fome e tantos outros produtos fazem com que as pessoas esqueçam os alimentos simples e saudáveis para consumir no dia a dia, como a maçã.

Além de ser uma das frutas mais populares em todo o mundo, ela possui diversos nutrientes e benefícios para a longevidade. Confira neste artigo alguns dos benefícios que a fruta oferece além de dicas de como introduzir a maçã no seu dia a dia.

Vitaminas

Impossível falar sobre benefícios da fruta sem lembrar de suas vitaminas e nutrientes. Eles participam do metabolismo celular, regulando e favorecendo reações químicas dentro das células do corpo. Com isso, evitam-se problemas como queda de cabelo, unhas fracas, problemas de pele, no olho, nos ossos, entre outros.

As vitaminas mais importantes na fruta são a C, B1, B2 e B3.

maça beneficios

 

Mente

O consumo do alimento estimula o funcionamento do cérebro e ajuda a evitar doenças como Alzheimer e Parkinson. Graças às vitaminas mencionadas acima, a fruta acaba agindo diretamente em todo o sistema nervoso.

Equilíbrio de intestino

Por conta das suas fibras e vitaminas, a maçã serve como uma balança para quem busca encontrar o equilíbrio perfeito do intestino. Ou seja, ela serve para quem tem dificuldade de intestino preso ou diarreia.

Logo, a fruta ajuda a evitar possíveis desconfortos relacionados a esse tema, como as hemorroidas.

AVC

A fruta também é um excelente remédio para quem deseja evitar complicações como o AVC. Ela atua diretamente no cérebro através das fibras e minerais, como vimos anteriormente. O ideal nesse caso é que o consumo diário de frutas com polpas brancas como maçã e pera, por exemplo.

Diminuição de colesterol

Graças a suas fibras, que diminuem a absorção do colesterol, a maçã consegue ajudar no controle deste problema, o colesterol alto..

Evita cáries e problemas dentários

As vitaminas B1 e B2 também ajudam a evitar esse tipo de situação. O sumo da maçã e seus nutrientes agem diretamente nas bactérias da infecção. Por esse motivo é que muitos dentistas recomendam o consumo da fruta, principalmente a crianças que possuem o hábito de comer muito doce.

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Desintoxicação

Por conta do tanto de alimento não saudável que consumimos involuntariamente, acabamos sobrecarregando o organismo com excesso de toxinas não proveitosas. Aqui, a maçã age como um filtro.

Controle da Respiração

A maçã possui um componente que age como antioxidante protegendo os pulmões e ajudando na capacidade respiratória. Segundo pesquisas realizadas em universidades na Inglaterra, pessoas que comem cerca de 5 maçãs por semana apresentam menos problemas respiratórios que outras.

Câncer

A maçã é rica em vitaminas e possui substâncias como flavonoides, que agem como antioxidantes, anti-inflamatório e adstringente. Com tudo isso, ela auxilia na prevenção do envelhecimento precoce além de possuir alguns componentes capazes de agir na prevenção do câncer de próstata e de mama, por exemplo.

Como inserir a maçã no seu dia a dia

maça como consumirA mudança de rotina e hábito nem sempre se torna uma tarefa fácil. E para consumir a fruta (pelo menos uma por dia) sem enjoar do alimento, separamos algumas dicas em que a maçã pode ser ingerida no seu dia a dia:

  • Suco de maçã: Prepare sucos naturais com pedaços da própria fruta. Além de estar se familiarizando com a fruta, essa é uma boa dica para diversificar o cardápio.
  • Chá da maçã: Além de fazer muito bem para a saúde o consumo de chá natural, o chá da maçã ajuda na prisão de ventre e digestão.
  • Maçã desidratada: Uma ótima opção para comer a fruta de outra maneira. Ao comprar, evite as que tenham adição de açúcar ou sal.
  • Maçã com casca: A velha e clássica fruta. Apesar de todos os derivados, nada melhor do que comer, se possível, uma fruta por dia.

Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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