Propriedades da maçã: quais os benefícios e para que serve?

Veja aqui quais são os principais benefícios da maçã para sua saúde, como consumir corretamente, quais são suas propriedades e muito mais.

A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo que um dos motivos para isso é seu sabor e aroma agradáveis. Mas essas não são suas únicas características: esse alimento é um grande aliado da saúde.

Conheça, a seguir, para que serve a maçã, os benefícios que ela proporciona para a saúde, suas propriedades e diferentes formas de inseri-la em sua alimentação diária.

Para que serve a maçã

Propriedades da maçã: quais os benefícios e para que serve?

A maçã é um alimento com concentração de água elevada, o que ajuda a hidratar o organismo, de forma simples e saborosa. Além disso, trata-se de uma fruta repleta de antioxidantes e vitaminas, que são capazes de reforçar a imunidade, combater e prevenir doenças.

Entre as principais enfermidades que a maçã ajuda a controlar e tratar estão colesterol ruim, diabetes, prisão de ventre, má digestão, gastrite, úlcera, entre outras.

A fruta também atua na pele, entregando resultados estéticos, como prevenção do envelhecimento precoce, da flacidez, de rugas e linhas de expressão, deixando a face com um aspecto jovial por mais tempo.

Benefícios da maçã

A maçã é um alimento que oferece diversos benefícios ao organismo, especialmente quando consumida de forma periódica. Entre os principais, destaque para:

1. Prevenção de diabetes

A alta concentração de fibras da maçã faz com que o nível de açúcar presente no sangue seja melhor controlado. Na prática, isso significa que é possível prevenir a diabetes e evitar complicações de saúde.

2. Regularização do funcionamento intestinal

Novamente falando sobre as fibras, elas conseguem regular o funcionamento do intestino, combatendo a constipação ou diarreia, além de eliminar facilmente as toxinas do organismo. Paralelamente, essa regularização evita o estresse do reto e as hemorroidas.

3. Fortalecimento da imunidade

A fruta possui o antioxidante quercetina, que tem o poder de fortalecer o sistema imunológico, o que contribui para evitar doenças simples, até outras mais complexas, garantindo melhor qualidade de vida.

4. Prevenção de Mal de Parkinson

A maçã tem radicais livres, que protegem as células que produzem dopamina. Pesquisadores já constataram que o Mal de Parkinson é provocado pela redução dessas células no organismo. Por isso, consumir a fruta com frequência pode diminuir o risco do desenvolvimento da doença.

5. Proteção dos ossos

A fruta possui um flavonoide especial, o floridzina, que tem capacidade de proteção da estrutura óssea feminina, o que faz a diferença no período de menopausa, quando há possibilidade de desenvolvimento de osteoporose.

6. Redução do risco de câncer

Os nutrientes presentes na maçã, especialmente em sua casca, são potentes na proteção do organismo contra o desenvolvimento e crescimento de células cancerígenas.

7. Bom funcionamento do sistema cardiovascular

Vitaminas e minerais da maçã reduzem o colesterol ruim e evitam o entupimento de artérias, de modo a assegurar o correto fluxo sanguíneo e o bom funcionamento do sistema cardiovascular como um todo.

8. Diminuição do risco de catarata

Os antioxidantes da fruta conseguem reduzir em até 15% o risco de desenvolvimento de catarata, doença séria que, se não tratada, pode levar à cegueira. Para atingir esse benefício, é preciso fazer consumo da maçã, de maneira frequente e em longo prazo.

Propriedades da maçã

Propriedades da maçã: quais os benefícios e para que serve?

 Existem diversos tipos de maçã, sendo que a maioria tem propriedades e nutrientes semelhantes. Tomando como exemplo uma porção de 100 gramas de maçã Fuji, uma das mais consumidas, é possível apontar que a fruta tem:

 

  • Calorias: 59 kcal
  • Carboidratos – 15,2g;
  • Proteínas – 0,3g;
  • Fibras – 1,4g;
  • Cálcio – 1,9mg;
  • Vitamina C – 2,4mg;
  • Magnésio – 2mg;
  • Fósforo – 9mg;
  • Ferro – 0,1mg;
  • Potássio – 75mg.

Maçã emagrece?

A maçã pode auxiliar na perda de peso, porque sua maior quantidade de fibras faz com que o intestino funcione melhor, libere toxinas e o estômago sinta-se saciado por mais tempo.

Como resultado, ao inserir a fruta em sua dieta ou reeducação alimentar, a ingestão de comida em refeições passa a ser menor. Além disso, ela combate compulsões alimentares, responsáveis por dificultar o emagrecimento.

Contudo, não ache que apenas comendo maçã todos os dias você irá emagrecer. Aliado a isso é preciso ter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente.

Como consumir maçã

A fruta é bastante versátil e pode ser consumida de diferentes maneiras, sendo que a melhor forma de aproveitar seus nutrientes e benefícios é a in natura, ou seja, crua e com a casca. Porém existem outras versões saudáveis como a desidratada, em sucos ou vitaminas.

Existem muitos doces feitos com a fruta, principalmente as compotas, geléias, tortas e bolos. Procure as opções mais saudáveis, aquelas feitas com farinhas integrais, sem açúcar, com açúcar mascavo ou adoçante e com pouca gordura.

 

É difícil encontrar alguém que não goste de maçã! Por esse motivo ela é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo bastante fácil inseri-lá no dia a dia. Além de ter um sabor bastante agradável e muitos nutrientes, ela pode ser consumida de várias formas e é fácil transportá-la para qualquer lugar, seja trabalho, na faculdade ou na rua.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário