Maca Peruana – 10 benefícios

A maca peruana é originária da região dos Andes, batizada com esse nome porque é cultivada e processada no Peru – somente depois disso, é enviada para outros cantos do mundo.

Há rumores de que a China também conseguiu cultivar a maca, pois a Ásia é um grande consumidor deste alimento. De qualquer forma, trata-se de um raiz, tubérculo pertencente à família do nabo.

Suas propriedades ficaram conhecidas depois da informação de que o imperador dos incas teria agregado a maca na alimentação dos soldados, com o objetivo de dar mais energia para as atividades desempenhadas por eles. Entretanto, percebeu-se os relatos de que houve um súbito aumento da libido entre os homens.

A partir desse dia, a maca peruana ficou popularmente conhecida como “Viagra dos Incas”. Todavia, este tubérculo é rico em benefícios que você vai conhecer agora, só aqui no Quero Viver Bem!

Maca peruana

Aumenta a fertilidade

Muitas pesquisas neste âmbito foram realizadas, em que se notou uma potencialização com relação à fertilidade masculina, pois ocorreu mais mobilidade dos espermatozoides e aumento de sêmen, fator que deixou esses homens mais férteis.

Além disso, o tubérculo é benéfico contra a disfunção erétil, pois fornece energia melhorando o desempenho sexual.

Reduz os sintomas da menopausa

A maca peruana auxilia no equilíbrio hormonal, fazendo com que os sintomas desagradáveis da menopausa sejam reduzidos, tais como: ondas de calor, cansaço extremo e falta de libido.

Melhora o humor

O tubérculo possui flavonoides, uma substância que fornece mais energia, aumento de disposição e elevação do ânimo nas pessoas.

O uso contínuo da maca peruana pode auxiliar portadores de ansiedade e depressão.

Combate os radicais livres

Rica em antioxidantes como as antocianinas, o tubérculo pode ser um grande aliado para combater os radicais livres responsáveis pelas mutações e envelhecimento das células.

Essas substâncias podem reduzir a inflamação corporal e diminuir os riscos no desenvolvimento de doenças crônicas, cardíacas e câncer.

Protege o coração

O uso da raiz melhora o perfil lipídico, favorecendo o controle da pressão arterial, devido à presença de ácidos graxos importantes que possuem o efeito vasodilatador.

Notou-se, em pesquisas, que as taxas do LDL (bom colesterol) tiveram uma alta para completar o seu efeito de blindagem no órgão.

Maca peruana

Previne a osteoporose

Os ossos podem se tornar frágeis e quebradiços na terceira idade, sobretudo para as mulheres que começam a apresentar uma perda na densidade óssea logo após a menopausa.

O estrogênio é uma hormônio que protege os ossos, dessa forma, quando ele decai, a degradação acontece. Como a maca peruana ajuda no equilíbrio hormonal e também possui uma boa quantidade de cálcio, ela se torna uma grande aliada para a prevenção desse problema.

[LEIA TAMBÉM: COMO TOMAR MACA PERUANA?]

Fortalece o sistema imunológico

O organismo precisa de armas para lutar contras as infecções e outros agentes agressivos que possam atacar. Nesse quesito, a maca peruana possui antioxidantes importantes, bem como zinco, magnésio, vitamina C e vitaminas do complexo B, que compõem esse arsenal de proteção.

Combate a diabetes

Rica em fibras, a maca peruana retarda a velocidade de absorção da glicose, além de inibir a ação de uma enzima responsável pela digestão. Desse modo, o organismo não libera grandes quantidades de insulina de uma vez, causando uma resistência que pode levar à diabetes.

Dá mais energia para os treinos

Uma das primeiras propriedades detectadas, inclusive pelos Incas, é o ganho de energia com o consumo da raiz, pois ela evita a fadiga muscular e as dores. Esses efeitos podem ser sentidos após 2 semanas de uso.

Para aproveitar tais benefícios, a raiz deve ser consumida após a atividade física.

Ajuda no processo de emagrecimento

O tubérculo é apenas um aliado nesse processo, pois possui fibras que aumentam a saciedade, reduzem o apetite e conferem mais energia para a execução dos exercícios.

Comer de modo saudável e fazer exercícios físicos são as únicas maneiras de perder peso efetivamente, e alimentos como a maca peruana podem ajudar.

Maca peruana3

[LEIA TAMBÉM: MACA PERUANA EMAGRECE? DESCUBRA AQUI!]

 

Como consumir a maca peruana

A maca peruana é vendida em pó ou em cápsulas em lojas de produtos naturais ou farmácias. A recomendação de consumo pode variar, por isso é preciso consultar um médico ou nutricionista para maiores orientações.

Caso seja usada em pó, existem diversas formas de agrega-la à sua alimentação diária, por exemplo, em sucos, shakes, sopas e saladas. Também, algumas pessoas fazem receitas de bolos, pães, biscoitos e tortas usando a maca peruana.

Embora seja natural, é importante procurar um médico para saber se você pode usar a maca peruana, especialmente em casos de gravidez, lactação e doenças em ovários, útero e mama.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário