Graviola: quais são os benefícios para a saúde? Veja aqui

Gosta de comer graviola? Veja aqui quais são os benefícios de incluir essa fruta na sua alimentação, quais cuidados necessários e muito mais.

A graviola é conhecida por ser uma fruta originária das Antilhas, sendo que sua folha é usada em larga escala no Peru, como um tratamento natural para o catarro, além de muito indicada para o combate da diabetes.

Ela é mais facilmente cultivada em climas úmidos e de baixa altitude. Aqui no Brasil, ela também é chamada de jaca de pobre, coração de rainha, jaca do Pará e araticum do grande.

Benefícios da Graviola Para a Saúde

Graviola: quais são os benefícios para a saúde? Veja aqui

A graviola possui várias propriedades que podem ser ótimas à saúde, veja, aqui, quais são elas:

Protetora do coração

Ela possui uma propriedade hipotensora, usada por alguns mecanismo periféricos do corpo, que envolvem o cálcio, ótima para pessoas que possuem pressão alta, isso porque ela possui uma propriedade vasodilatadora, que relaxa os músculos e diminui o ritmo cardíaco.

Anti-inflamatória

Ela tem potencial anti-inflamatório, que é extraído diretamente do extrato da fruta. Segundo pesquisas científicas, ela pode ajudar a diminuir os potenciais inflamatórios do organismo, além de poder ser usada no tratamento de artrite, inchaço e dores localizadas nas articulações.

Ela também é muito usada para doenças de estômago, como úlcera e gastrites.

Antibacteriana e antifúngica

Ela pode ajudar no tratamento de acnes, por conta da sua função antifúngica, e também possui ação vermífuga, que ajuda a induzir o vômito.

Protetora do câncer

O efeito contra o câncer já foi comprovado por algumas investigações, isso porque a fruta tem propriedade de proteção celular, o que é ótimo para impedir a formação de células cancerígenas. Essa ação está diretamente coligada aos compostos antioxidantes, como a acetogenina.

Combatente da diabetes

Ela tem uma grande quantidade de fibras em sua composição, o que é ótimo para evitar picos glicêmicos. Dessa maneira, a pessoa que possui diabetes não sofrerá com a inconstância do açúcar no sangue.

Contra os efeitos do reumatismo

Pela sua quantidade de propriedades antirreumáticas, ela ajuda a diminuir dores e inflamações no organismo.

Amiga do sono

A graviola possui propriedades sedativas que ajudam na hora de dormir, por isso, se você costuma ter dificuldades e enfrenta a insônia, ela pode ser uma boa opção.

Informações Nutricionais da Graviola

  • Cálcio: 24 g;
  • Carboidratos: 14,9 g;
  • Energia: 60 calorias;
  • Gorduras: 0,4 g;
  • Fósforo: 28 g;
  • Proteínas: 1,1 g;
  • Vitamina B1: 100 mcg;
  • Vitamina B2; 50 mcg.

Vale lembrar que a graviola é super pobre em gorduras, uma vantagem para quem não quer engordar ou quer manter o peso. É claro que isso vai depender também da quantidade ingerida dessa fruta e se a pessoa mantém hábitos alimentares saudáveis.

Como introduzir a fruta na alimentação

Graviola: quais são os benefícios para a saúde? Veja aquiJá apontado acima, a graviola é indicada na alimentação das pessoas portadoras de diabetes, porém, mesmo assim, é necessário tomar cuidado com os horários de consumo do alimento.

Ela pode ser consumida na forma natural, em sucos, cápsulas e, até mesmo, por meio de chá, a partir da infusão das folhas do fruto.

A melhor indicação é sua forma in natura, isso porque ela possui uma maior preservação das fibras, garantindo maior chance de saciedade.

Contraindicações da graviola

Por conta da sua grande quantidade de acidez, ela não é indicada para pessoas que estão com caxumba, aftas ou ferimentos localizados na área da boca. Quem possui hipotensão também deve tomar cuidado com as propriedades sedativas da fruta.

Ela não é indicada para gestantes porque possui grandes riscos de aborto. Caso possua alguma condição especial de saúde, é recomendado que converse com um nutricionista ou médico especialista, pois somente ele poderá falar se o consumo de graviola é bom ou ruim para a saúde.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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