Benefícios da Chia: Quais São Eles?

A chia é uma planta herbácea originária do México, que se tornou muito popular no Brasil e mundo afora graças as suas propriedades saudáveis, é conhecida pelo seu nome científico de salvia hispanica. Sua família inclui também outras sementes famosas como o linho e sálvia.

Vista como um alimento de alto valor nutricional rica em nutrientes – e chamado também de alimento completo – a chia está se tornando um aliado na alimentação diária, muito indicada por nutricionistas, endocrinologistas e médicos no geral, tudo isso por conseguir controlar corretamente o índice de ácidos graxos poli insaturados, fibras, nutrientes e também proteínas no nosso organismo, todos os itens necessários à saúde.

Muitos se perguntam quais são os verdadeiros benefícios da chia na saúde – já que muitas pessoas só conhecem essa semente para uso de emagrecimento, porém, ela vai muito além disso, assim como seus efeitos no nosso organismo, que trazem vários benefícios nas taxas de colesterol e até mesmo no fortalecimento do nosso sistema imunológico. Uma porção de chia na saúde é capaz de trazer várias vitaminas e minerais que você quer para melhorar o trânsito intestinal de uma forma 100% natural.

Como Consumir e Onde Encontrar Chia?

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A escolha do método de consumo vai variar conforme suas necessidades e vontade, pois os benefícios da semente permanecem os mesmos.

É comum conhecermos apenas a forma in natura da chia, ou seja, ela ainda em sementes. Porém, além de ser encontrada dessa maneira nas lojas de produtos naturais, você poderá encontrar em forma de farinha, óleo, chia também triturada ou em cápsulas, tudo isso é rico em fibras, que ajuda a emagrecer e na perda de peso.

Pode ser consumida em conjunto de saladas, misturando em sucos, vitaminas, smoothies e também em qualquer outa comida, afinal, não possui um gosto específico, sendo que suas sementes são ricas em proteínas e fibras. O indicado é que sejam duas colheres de sopa, o que em gramas, chega a quantidade de 25 gramas, dessa maneira os benefícios das sementes na saúde.

Com um teor alto de ácidos graxos, gorduras benéficas para o organismo e ômega 3, a chia pode ser o que está faltando para ter uma alimentação equilibrada e uma boa alternativa para perder peso.

Com quantidade de carboidratos de baixo índice glicêmico, é muito consumida por quem possui diabetes tipo 1 e 2, além de ser composta por fibras alimentares, a chia ajuda nessa regulamentação dessas fibras solúveis. Ela possui também fenólicos, fonte natural de antioxidantes – ácido cafeico e o clorogênico, de suma importância para o organismo, todos os benefícios em sementes.

Possui também proteínas que não são produzidas pelo nosso organismo, aquelas conhecidas como aminoácidos essenciais, que na chia são abundantes, que são:

  • Isoleucina;
  • Lisina;
  • Leucina;
  • Fenilanina;
  • Treonina;
  • Triptofano;
  • Valina e muitas outras.

O necessário por dia é de cerca de 25 gramas, em duas colheradas de chia existem cerca de 8% disso, então 34% do valor.

O óleo de chia é utilizado como tempero para saladas ou para regar refeições, o que ajuda na diminuição de gordura.

A chia em cápsulas é normalmente utilizada pelas pessoas que não possuem tempo necessário para preparar as refeições (que gostariam de incluí-la como ingrediente) ou mesmo para quem não é fã de sementes, mas também pode ser consumida em outras formas.

Muitas vezes vemos a chia in natura como um complemento para sucos, vitaminas, iogurtes e batidas, afinal seus atributos são espetaculares! Pela quantidade de ácido graxo na semente, vale muito a pena colocar na sua lista de alimentos saudáveis, cheia de fibras e proteínas necessárias na sua dieta de consumir por dia.

Já a chia em farinha é também muito usada para vitaminas e sucos, além de poder substituir a farinha de trigo ao preparar bolos, pães e outros similares, outra maneira de consumir chia.

Por Que Se Fala Tão Bem Da Chia?

A chia foi cultivada pelos astecas que já a consideravam como um superalimento. Diz-se que os guerreiros astecas, naquela época, passavam o dia inteiro somente com uma colher de sopa de sementes de chia – ou seja, eles não se alimentavam com qualquer outra coisa.

A importância da chia pode ser vista, portanto, desde seu surgimento ela é potente.

Por isso, podemos apontar os principais benefícios da chia que, por sinal, pode ser consumida por qualquer pessoa (inclusive gestantes, pois ela não afeta o feto de modo algum):

  • Auxiliar no emagrecimento: como comentado, um dos grandes atributos da chia é sua capacidade de ajudar a emagrecer. Justamente pela sensação de saciedade que ela desperta no corpo, as fibras presentes na sua composição absorvem muita água, o que cria aquele aspecto gelatinoso ao seu redor. Se você tem dúvidas, coloque algumas das sementes em um pote com água, você vai ver elas inchando, é isso o que acontece quando em contato com o nosso estômago, só que em contato com os sucos gástricos, que aumentam a dilatação do estômago. Perca kg em pouco tempo com o auxílio da chia semente.
  • Ela ajuda na hora de eliminar a formação da gordura localizada, diminuindo grandiosamente a glicemia, o que deixa o corpo sem os famosos picos, fazendo com que a glicose seja liberado lentamente no organismo.

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Esse auxílio acontece graças à capacidade das sementes de chia absorverem grande quantidade de água. Isso faz com que elas formem um gel que ocupa um espaço no estômago, assim diminui-se a vontade de comer.

  • Controlar o diabetes: a chia têm como característica o controle da quantidade de açúcar no sangue, pois possui um elevado número de fibras! Por isso, ela evita o aumento rápido da glicemia – algo muito ruim para quem precisa manter o diabetes controlado, ainda mais o tipo 2!
  • Diminui os índices de doenças cardiovasculares como o infarto, derrame e hipertensão, tudo isso ao seu alto teor de ômega 3, isso diminui os coágulos sanguíneos e o colesterol. O ômega 3 também é responsável por regular a pressão dos vasos sanguíneos, que evita a pressão arterial alta.
  • Diminui os níveis de colesterol ruim no corpo, aumentando também o colesterol bom, baixando os níveis de triglicérides no corpo.
  • Previne o envelhecimento precoce: os antioxidantes presentes na chia combatem os radicais livres (que são os responsáveis por causar envelhecimento das células).
  • Melhorar a saúde intestinal: também pela quantidade de fibras, a chia aumenta os movimentos intestinais, evitando problemas – tais como a prisão de ventre.
  • Serve como desintoxicante do fígado, tudo isso pelo seu ácido cafeico, que impede a formação dos radicais livres, que destroem membranas celulares e geram o processo de envelhecimento.
  • Se você possui intolerância à lactose, essa pode ser uma fonte de cálcio alternativa para ingerir esse mineral.
  • Por conter uma grande quantidade de vitamina A, deixa os cabelos, pele e unhas mais fortalecidos, reduzindo espinhas, acnes e o ressecamento da pele.
  • Pela grande quantidade de ômega 3, ela diminui o processo de inflamação no organismo, e consequentemente, as celulites;
  • Fortalece o sistema imunológico, minerais em grande quantidade como o selênio e o zinco aumentam a imunidade, isso livra o organismo de doenças comuns como a gripe, resfriados e também inflamações.
  • Contém uma grande quantidade de ferro, nutriente essencial para a formação dos glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar o oxigênio para o corpo. Quando em quantidade reduzida, o corpo fica suscetível a anemia, cansaço e fraquezas, além de possíveis infecções e imunidade baixa.

Outro ponto forte da chia é que ela diminui o risco de doenças cardiovasculares, como, por exemplo, a pressão alta. A chia emagrece também.

Pelos benefícios da chia é possível afirmar que essa semente é um formidável complemento nutricional, pois é natural, fácil de ser encontrada e econômica.

Contraindicações

Por ser uma semente, a chia não contém contraindicações, porém desde que consumida dentro da quantidade indicada, que é no máximo de 25 gramas por dia. Ao passar dessa quantidade, pode causar intestino preso por conter uma grande quantidade de fibras em sua fórmula.

Você pode comprar a chia em uma loja de produtos naturais, pode ser encontrada em mercados também, mas procure a forma de chia em semente natural, somente assim os ácidos bons é considerada ricos em benefícios.

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