Os benefícios da cereja para a saúde

A cereja, em muitos países, é vista como uma fruta para poucos, isso porque costuma ser muito cara, tendo mais possibilidade de desenvolvimento em lugares frios.

A fruta pode ser usada para fazer drinks, geleias, sucos, compotas, licores ou consumida in natura. Ela possui várias proteínas, além de cálcio, ferro e vitaminas. Leia, abaixo, todos os benefícios dessa fruta para a saúde, que vão além do seu sabor único.

Benefícios da cereja

Os benefícios da cereja para a saúde

Conhecida por ser uma fruta muito rica em antioxidantes, ela também tem grandes quantidade da vitamina A e da vitamina C, além de minerais importantes ao corpo, como o potássio e o cálcio. Todos esses nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e diminuir o envelhecimento precoce.

Veja as razões para começar a consumir cerejas o quanto antes e usá-las como fonte de saúde na sua alimentação.

Anti-inflamatória

Assim como outras plantinhas asiáticas (goji berry, por exemplo), a cereja sempre é lembrada pelo seu alto teor de propriedades anti-inflamatórias. Isso acontece porque ela possui antocianina, muito eficaz contra os danos que afetam o corpo, devido aos radicais livres, além de ser inibidora de enzimas ciclo-oxigenase.

Antioxidante

Entre os vários tipos de antioxidantes encontrados na composição da cereja, podemos citar antocianina, cianidina, quercetina e melatonina. Elas ajudam a produzir um efeito calmante no cérebro,o que ajuda a diminuir a irritabilidade no sistema nervoso, diminuindo dores de cabeça e insônia.

Combatente da artrite

Estudos recentes desenvolvidos pela Arthritis Foundation comprovaram que consumir o suco da cereja com água por, pelo menos, três vezes ao dia ajuda a tratar as dores e os incômodos causados pela doença.

Amiga do coração

Estudos realizados na Universidade de Michigan mostraram que pessoas que consomem cerejas na dieta têm menores chances de desenvolverem doenças cardíacas. A diferença pode ser vista na redução de inflamações, da gordura corporal e do colesterol.

Isso acontece porque ela pode ativar os receptores ativados de peroxissoma que existem nos tecidos do corpo, conhecidos também como PPAR, que diminuem as doenças cardíacas. Pela grande quantidade de potássio, ela também regulariza o ritmo do coração e a pressão do sangue, diminuindo riscos de hipertensão e do mau colesterol.

Barreira contra a diabetes

Quando comparada a outras frutas, a cereja possui pouquíssimo índice glicêmico, por isso é indicada para pessoas que têm probabilidade de desenvolver diabetes.

Combatente da gordura abdominal

Já foi comprovado que pessoas que consomem a cereja em pó possuem menor ganho de peso, além de acumularem uma quantidade menor de gordura no abdômen. Também, foram registrados menores níveis de inflamação.

Fonte de energia potencializada

Ela tem grandes quantidades de antocianina, que é boa ao cérebro, sendo comprovado seus benefícios para a memória. A cereja é muito indicada a pessoas que têm chances de desenvolvimento ou que já possuem a doença de Alzheimer.

Reguladora do sono

Essa fruta possui melatonina, conhecida por ser um hormônio que ajuda a regular os ciclos de sono do nosso organismo.

Protetora contra o cancro

Investigações já comprovaram que a fruta ajuda na luta contra o cancro, isso porque tem grandes quantidade de cianidina, um antioxidante importante, que elimina os radicais livres do corpo, ajudando na diferenciação das células – um processo essencial para que o corpo acabe com possíveis células cancerígenas.

Fonte de betacaroteno

A cerejas são conhecidas pela sua quantidade alta de betacaroteno, possuindo até 19 vezes mais do que mirtilos e morangos. Isso ajuda diretamente na qualidade da pele, dos olhos, das unhas e do cabelo.

Informação nutricional da Cereja

Veja, abaixo, quais são as informações nutricionais da cereja. A quantidade apresentada é referente ao valor a cada 100 gramas, que dá um total de 394 calorias:

  • Ácido Fólico: 5 cmg;
  • Carboidratos: 13,3 g;
  • Carotenoides: 141 mg;
  • Cálcio: 14 mg;
  • Fibras: 1,6g;
  • Gorduras: 0,7 g;
  • Proteínas: 0,8 g;
  • Potássio: 210 mg;
  • Sal: 2,5 mg;
  • Vitamina A: 24 mg.

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