Quais os benefícios da acelga? Veja para que faz bem, propriedades e mais

Uma hortaliça de sabor amargo, picante e muito saborosa! A acelga também é conhecida como beterraba branca, couve Roman ou espinafre morango. Além de seu sabor inconfundível, ela é muito nutritiva e com baixíssimas calorias. Isso faz com que seja um ótimo alimento aliado contra a balança.

É muito comum nos países do Mediterrâneo, principalmente na Coreia, onde é considerada um dos principais alimentos, por ser extremamente nutritiva, perdendo apenas para o espinafre. É um membro da família Chenopodiaceae, a mesma família da beterraba e do espinafre.

Quer saber mais sobre a acelga? Então, continue a leitura:

Propriedades da acelga

Quais os benefícios da acelga? Veja aqui para que faz bem, propriedades e mais.

A acelga é muito rica em fibras. Isso é ótimo para o funcionamento do intestino e, até mesmo, auxilio do processo de emagrecimento. Aliás, ela possui pouca quantidade de calorias, o que a torna um alimento excelente na dieta.

Também, conta com cálcio, fósforo, potássio, manganês, magnésio, ferro, cobre, zinco e vitaminas A, B6, B7, C e K. Em sua composição, ainda, há antioxidantes, como os flavonoides e os carotenoides.

Essa composição faz com que a acelga seja um vegetal completo e eficiente para o bom funcionamento do organismo. Com toda a certeza, deveria ser o alimento mais consumido no Brasil. Quando você conhecer os benefícios, certamente irá incluí-la em seu cardápio!

Benefícios da acelga

Com tanta coisa boa em suas propriedades, a lista de benefícios da acelga é enorme! Veja:

  • Faz bem para o coração — previne doenças cardiovasculares;
  • Ajuda no combate ao envelhecimento precoce;
  • Contribui para uma melhor digestão;
  • Fortalece os ossos e os dentes, devido ao cálcio;
  • Faz bem para a saúde dos olhos;
  • Fortalece e deixa os cabelos mais bonitos;
  • Combate os sintomas de estresse;
  • Combate os sintomas da ansiedade;
  • Contribui para melhorar a saúde mental;
  • Previne a diabetes;
  • Melhora a circulação sanguínea.

Para que serve

A acelga é muito benéfica para o funcionamento do organismo e também para a prevenção de muitas doenças e muitos problemas. Consumi-la diariamente fará muito bem para você! Infelizmente, não é um vegetal tão presente na mesa dos brasileiros, mas é bem fácil de fazê-la, podendo ser acrescentada em seu cardápio diário! Veja algumas receitas:

Como consumir

Quais os benefícios da acelga? Veja aqui para que faz bem, propriedades e mais.

A primeira forma para consumir a acelga é saber comprá-la. Escolha sempre os maços em que as folhas sejam espessas e brilhantes, com caule firme. Mas, atenção! A acelga possui variações, o que significa que você encontrará o vegetal com o caule amarelo, branco ou vermelho. As vermelhas têm um sabor mais adocicado.

Na hora de usar, é importante lavá-las muito bem. Recomenda-se colocar as folhas em água com hipoclorito por 15 minutos e depois lavar em água corrente. Seque bem para que não murchem.

Você pode cozinhá-la e preparar em saladas.

Acelga ao vapor

Após lavar as folhas, corte os caules e coloque os na panela – é importante colocá-los antes, pois demoram um pouco mais do que as folhas para cozinhar. Após alguns minutos com o caule cozinhando, acrescente as folhas e cozinhe por um ou dois minutos. Sua acelga estará pronta quando estiver macia e murcha.

Retire da panela e tempere como preferir.

Acelga na panela

A ideia é a mesma, no entanto, a água deve ser suficiente para cobrir toda a acelga. Cozinhe primeiro os caules mais grossos e acrescente as folhas depois, cozinhando por mais 2 minutos ou até ficar tudo macio.

Retire da água e tempere a gosto.

Refogado de acelga

Outra receita de sucesso é o refogado de acelga. Acrescente na panela, em fogo médio, o azeite ou a manteiga. Deixe aquecer e coloque os caules já cortados. Refogue por, aproximadamente, três minutos ou o suficiente para ficar macio. Acrescente as folhas e cozinha mais alguns minutos.

Tempere a gosto. Se preferir, acrescente em seu refogado cenoura ralada, cebola, ou outros vegetais. A acelga também pode ser usada para fazer yakisoba.

Salada de acelga

A forma mais fácil de preparo é a salada. Basta lavar e cortar da forma que desejar. Como tempero, você pode usar sal, parmesão ralado, pimenta-do-reino ou vermelha moída, azeite de oliva, vinagre, limão. Misturar com outras verduras e legumes também é uma boa opção, agregará mais sabor e nutrientes.

 

As opções de preparo são muitas, variando conforme preferência e criatividade de quem está preparando. Mas uma coisa é certa: a acelga é deliciosa e faz muito bem!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário