Benefícios do chá de boldo: cuidados, para que serve e mais

O chá de boldo é um dos mais populares no país. Nas diferentes regiões brasileiras, existem vários preparos e indicações desse utilíssimo chá. Aqui, vamos apresentar as suas propriedades e quais benefícios podem ser alcançados com a sua ingestão.

O boldo é uma planta nativa do Chile, que logo ganhou mais terras pela América do Sul. A árvore do boldo (Peumus boldus) tem folhas em formato de lança e seus frutos são doces. O chá de boldo é uma infusão de suas folhas e seus ramos, sendo que eles têm leve semelhança com o hortelã, porém com ações distintas para o corpo. Vamos conhecer o poder do chá de boldo?!

Para que serve o chá de boldo?

Benefícios do chá do boldo: cuidados, para que é bom e mais.

O boldo é bastante conhecido por suas dádivas contra os males digestivos, ajudando no funcionamento do fígado, além de auxiliar no trato intestinal. Muitas pessoas recorrem a ele quando exageram no consumo de álcool e de comidas carregadas de gordura. A seguir, conheça os principais benefícios.

Benefícios do chá de boldo

O chá de boldo tem muitos benefícios e seus efeitos estão relacionados às funções:

  1. Digestivas: ele facilita a distribuição da bile, ameniza cólicas intestinais e reduz constipação. Em problemas no fígado, o chá de boldo ajuda a eliminar as toxinas;
  2. Calmantes: poucos sabem, mas o chá de boldo tem ação tranquilizante;
  3. Imunizantes: o boldo tem substâncias antimicrobiana, ajudando na defesa do sistema imunológico. Pessoas que estão com infecção tomam o chá para ajudar no tratamento;
  4. Anti-inflamatórias: para estômagos agredidos pelo excesso de álcool ou outras drogas, recomenda-se o chá, a fim de auxiliar na cicatrização de possíveis danos no órgão;
  5. Articulares: o chá age desobstruindo as articulações, o que previne o surgimento do reumatismo, por exemplo;
  6. Estimulantes: um dos bons efeitos do chá de boldo é a ação estimulante. Ele age na corrente sanguínea, melhorando o seu funcionamento – o que, por sua vez, ajuda o sistema nervoso.

Além de tudo isso, essa planta é excelente no tratamento de gases e da ressaca. Nesses casos, é importante não adoçar o chá.

Existem riscos e contraindicações?

Sim. O consumo do chá de boldo tem algumas restrições e efeitos, vejamos:

  • Não se recomenda a mulheres grávidas, pois tem efeitos abortivos;
  • Quem busca tomar o chá para estimular a produção da bile deve ter moderação e não exagerar nas xícaras, pois sofreram com efeitos contrários;
  • Alguns estudos apontam que o chá de boldo em demasia afeta a produção de espermatozoides nos homens;
  • Pessoas com problemas renais também não devem fazer o consumo dessa planta;
  • Não é indicado o chá de boldo para crianças menores de 3 anos.

É sempre recomendado que o diagnóstico de qualquer patologia seja feito por um médico. Portanto, antes de buscar qualquer solução alternativa, tente a avaliação de um profissional. Depois de conhecido o seu problema, fazer uso de substâncias naturais será mais seguro.

Onde comprar o chá de boldo?

Benefícios do chá do boldo: cuidados, para que é bom e mais.

Esse produto é facilmente encontrado nas suas principais apresentações:

  • A granel (feiras-livres, supermercados e casas de ervas);
  • Saches (lojas on-line, supermercados e casas de produtos naturais);
  • Pó (lojas on-line de produtos naturais).

Procure sempre marcas ou fornecedores que atestem a qualidade e a conservação de seus produtos. Os saches precisam estar preservados em embalagens hermeticamente fechadas.

Sugestões de consumo

A forma básica de consumir do chá de boldo é realizando a infusão das folhas e dos ramos, ou do sache. A cada xícara de chá, poderá utilizar uma colher de sobremesa das folhas de boldo. Ferva água e coloque por 10 minutos o boldo (abafado). Beba quando amornar.

Vimos o quanto o chá de boldo pode ser útil à sua saúde, o importante é sempre consumi-lo de forma regrada, sem exageros. Ainda poderá cultivá-lo em seu jardim, de forma bem simples, bastando conseguir um galho e plantá-lo. Outra maneira de ter um pé de boldo na sua horta é comprando sementes, facilmente encontradas em supermercados ou casas de jardinagem.

Siga todas as recomendações e aproveite todo os benefícios do popular chá de boldo. Sua saúde agradece!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Um Comentário

  1. edlane

Deixe um Comentário