Os benefícios da batata inglesa: para que serve e quais são suas propriedades

A batata é, historicamente, um dos ingredientes mais importantes da culinária mundial e base da alimentação de muitos povos, em muitas gerações. O Brasil é um grande centro produtor e consumidor desse tubérculo, que se caracteriza, principalmente, como uma das mais importantes fontes de carboidratos para a nossa vida. Extremamente versátil, ela pode ser consumida nas mais variadas formas e composições: frita, cozida, assada e até mesmo industrializada, para produção de fécula e chips.

Altamente saborosa, a batata inglesa possui um verdadeiro arsenal de nutrientes para o organismo. Ela possui, em média, 65 calorias a cada 100 gramas. Além disso, contém vitaminas do complexo B e C e importantes sais minerais, como fósforo, ferro, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo. A batata também é uma fonte importante de amido, carboidrato usado como fonte de glicose.

Principais valores nutricionais da batata

Os benefícios da batata: para que serve e quais são suas propriedades.

  • Minerais: ricas em potássio e fornecem ao corpo água e íons. Também, possuem cálcio, ferro e fósforo;
  • Vitaminas: boa fonte de vitamina C, juntamente com as vitaminas A, B, P e K;
  • Carboidrato: considerada um dos alimentos mais ricos em amido, com cerca de 20% desse carboidrato. Dependendo da forma que é preparada, possui médio índice glicêmico (cozida com casca).

Apesar de ser considerada muito calórica, acabamos de ver que ela é rica em nutrientes essenciais à saúde, indicada até para quem deseja perder peso. O que a torna calórica são seus acompanhamentos e como ela é feita. É claro que a batata frita ou gratinada com queijo será bem mais calórica que a cozida, por exemplo. Por isso, é interessante consumir a batata cozida ou assada com casca, e para acompanhar, prefira opções mais leves como salada de folhas verdes, legumes, carne grelhada, entre outros.

Benefícios da Batata

1 – Diminui a pressão sanguínea

A significativa quantidade de fibras encontradas na batata combate o mau colesterol e, ao mesmo tempo, facilita a ação da insulina no corpo. Todos esses fatores diminuem a pressão exercida nas artérias, tornando-a mais eficaz quando consumida com a casca.

Ainda, a presença do potássio, um mineral, funciona como um vasodilatador, melhorando a passagem do sangue. Pesquisas mostram que a batata é rica em moléculas chamadas kukoamines, que diminuem a pressão sanguínea.

2 – Melhora o funcionamento do cérebro

Já para o cérebro, as vitaminas contribuem para o bom funcionamento. A grande quantidade de vitamina B6 aumenta a produção de neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e norepinefrina, essenciais para manter o bom humor e afastar a depressão.

Também, a glicose, um carboidrato, fornece mais energia, o que deixa o cérebro mais ativo e com bons níveis de oxigênio.

3 – Melhora a pele

Mais uma vez, as vitaminas C e B da batata mostram-se bastante eficazes para o cuidado da saúde. Em especial, a pele é uma grande beneficiada, já que a vitamina C, famosa por ser um antioxidante natural, previne o envelhecimento precoce. Para as olheiras, rodelas de batatas podem ser usadas como calmante, proporcionado um alívio aos olhos, devido ao amido.

Dica: Sabe aquela água do cozimento da batata, ela também pode ser usada no rosto para o secamento de espinhas e redução de manchas.

4 – Diminui inflamação

A presença da colina, vitamina do complexo B, diminui a inflamação, juntamente com a vitamina C, que retarda o desgaste dos tecidos. Até mesmo a água da batata pode ser eficaz contra a inflamação.

5 – Facilita a digestão

Os benefícios da batata: para que serve e quais são suas propriedades.

A batata é mundialmente conhecida por possuir um grande número de carboidratos, facilitando a digestão. Ainda, as fibras auxiliam o corpo a manter-se saciado por mais tempo, prevenindo doenças relacionadas ao intestino.

6 – Previne contra doenças cardiovasculares

Por ser rica em vitamina B6, a batata combate a homocisteína, que provoca inflamação nas artérias do coração, levando a uma chance maior de um ataque cardíaco.

7 – Previne o câncer

Por conter folato, uma dieta com a presença de batatas impede a formação de células cancerígenas. Além disso, possui flavonoides, que protegem contra a doença, além de que a vitamina C impede a ação dos radicais livres.

8 – Fortalece os ossos

Para a boa saúde dos ossos, é necessária uma combinação de minerais que mantêm o esqueleto forte.  Na batata, é possível encontrar cálcio, magnésio, fósforo e ferro.

9 – Reduz a vontade de comer

Por incrível que pareça, os carboidratos que a batata possui ajudam nesse processo, já que o corpo precisa de energia. As fibras dão uma sensação de saciedade, o que diminui a vontade de comer.

Outros benefícios da batata: aumenta a imunidade, alivia reumatismo e aumenta o desempenho atlético.

 

Agora que você já sabe dos benefícios da batata inglesa, conheça também da batata doce, mandioquinha e mandioca.

 

 

 

 

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário