Quais os benefícios do damasco? Propriedades e muito mais

O damasco é uma fruta muito parecida com o pêssego, sendo que aqui no Brasil comumente a consumimos na sua forma seca. Mas, você sabe ao certo para que ele serve, quais são seus benefícios e suas propriedades?

Para esclarecer essas questões, preparamos um guia completo sobre esse poderoso alimento. Confira e aproveite para saber como é possível inseri-lo em suas refeições!

 

Quais os benefícios do damasco? Propriedades e muito mais

O damasco conta com o diferencial de ser rico em vitamina A, o que acaba por torná-lo um aliado na melhora da saúde dos olhos, além de reforçar o sistema imunológico e reprodutivo.

Outro dado é que a fruta atua na prevenção de doenças relacionadas ao avanço da idade e de determinados tipos de câncer, evitando o desenvolvimento de tumores malignos.

Esse alimento possui função muscular, ajudando a regular o batimento cardíaco, melhorando a digestão, garantindo ossos mais fortes e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

A fruta tem uma quantidade elevada de fibras, o que significa que melhora o funcionamento do estômago e intestino, além de controlar os níveis de glicemia e o colesterol.

 

Benefícios do damasco

O consumo regular do damasco em refeições ou lanches, seja na versão fruta fresca ou seca, é perfeito para obter diversos benefícios à saúde, tais como:

1. Boa saúde dos olhos

A vitamina A presente na fruta auxilia na prevenção da degeneração macular e ajuda a combater a perda da visão. O damasco fortalece os nervos ópticos e reduz a secura dos olhos, minimizando incômodos visuais.

2. Ação antioxidante

A ação antioxidante garante inúmeras vantagens ao organismo, sendo a principal o combate a radicais livres, que prejudicam o sistema imunológico. Por isso, ao consumir a fruta periodicamente, é possível melhorar a imunidade.

Ademais, o antioxidante ajuda a eliminar toxinas do organismo, sobretudo aquelas que se acumulam no sistema digestivo, combatendo problemas de digestão e inchaços.

3. Redução do colesterol ruim

A fibra presente no damasco é a solúvel, um tipo capaz de reduzir o nível de colesterol ruim no organismo, de modo a evitar doenças cardiovasculares, como o entupimento de artérias.

4. Prevenção de câncer

O poder antioxidante da fruta consegue limpar o organismo e combater a ação de radicais livres, de forma a reduzir significativamente a possibilidade de desenvolvimento de câncer.

5. Saúde dos ossos

O damasco tem em sua composição dois nutrientes importantes para os ossos: cálcio e potássio, substâncias que estimulam o desenvolvimento da estrutura óssea, além de fortalecê-la, evitando problemas como a osteoporose.

6. Combate a inflamações

A fruta tem uma substância chamada catequina, que é antioxidante e anti-inflamatório natural. Além de combater inflamações já existentes, a catequina protege vasos sanguíneos e controla a pressão arterial, inibindo a possibilidade de contrair doenças coronarianas.

Propriedades do damasco

Ao consumir uma porção de 100 gramas da fruta fresca, é possível ingerir os seguintes nutrientes:

  • Carboidratos – 11 g;
  • Proteínas – 1,4g;
  • Fibra – 2g;
  • Gorduras – 0,4g;
  • Vitamina A – 96ug;
  • Betacaroteno – 1094ug;
  • Luteína e Zeaxantina – 89ug;
  • Vitamina B – 20,04mg;
  • Vitamina B1 – 0,03mg;
  • Vitamina B3 – 0,6mg;
  • Vitamina B5 – 0,24mg;
  • Vitamina B6 – 0,054mg;
  • Vitamina C – 10mg;
  • Vitamina E – 0,89mg;
  • Vitamina K – 3,3ug;
  • Ácidos fólicos e sais – 9ug;
  • Cálcio – 13mg;
  • Magnésio -10mg;
  • Ferro – 0,4mg;
  • Fósforo – 23mg;
  • Potássio – 259mg;
  • Zinco – 0,2mg.

Damasco emagrece?

Quais os benefícios do damasco? Propriedades e muito mais

Assim como todas as frutas, ela pode ser um coadjuvante em processos de perda de peso, podendo ser inserida em dietas, como alternativa saudável a sobremesas tradicionais. Em comparação a esses doces, o damasco possui menor taxa de gordura e carboidratos, além de maior concentração de fibras, vitaminas e minerais, colaborando para o emagrecimento, de forma saudável.

Mas cuidado! O damasco seco é uma fruta bem pequenina, assim acabamos consumindo várias unidades, o que pode extrapolar as calorias. Então vai uma dica: consuma apenas algumas unidades da fruta seca, e, para saciar mais, adicione uma pequena porção de oleaginosas (castanha de caju, do Pará, amêndoas, pistache, nozes) ou misture o damasco no iogurte natural.

Como consumir o damasco

 A fruta pode ser consumida in natura, na versão fresca ou seca. Ainda existe a possibilidade de fazer sucos ou vitaminas com damasco, bem como compotas, geleias, mousses, pães e bolos saudáveis, com aveia, castanhas e grãos.

Se gostar de comidas com um toque agridoce, é interessante investir em receitas como frango com geleia de damasco ou salada com pedaços da fruta, que dará mais frescor para os pratos.

O damasco seco é uma ótima opção para levar de lanche para o trabalho, escola, faculdade, enfim, dá para levar na bolsa e pode ser consumido em qualquer lugar, pois não precisa lavar nem descascar.

 

Desfrute dos benefícios dessa fruta tão saborosa com moderação!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário