Batata Yacon – Para que serve? Benefícios e Como Consumir (Receitas)

Confira aqui para que serve a batata yacon, quais são seus principais benefícios e ainda aprenda a fazer duas receitas incríveis e simples com elas!

A batata yacon tem sua origem ligada à Cordilheira dos Andes, na América do Sul, podendo também ser encontrada na Ásia. Essa batata é muito apreciada por ajudar a controlar os níveis de diabetes, além de prevenir doenças cardiovasculares, diminuir a pressão arterial e ajudar no bom funcionamento do intestino.

Vale dizer que, apesar do nome, a batata yacon é bem diferente da batata inglesa, que é a mais consumida no Brasil. A primeira discrepância está no sabor. Enquanto a yacon é mais adocicada, a inglesa tem sabor mais salgado, casando perfeitamente com uma pitada de sal.

Outro ponto bastante diverso entre ambas é que a yacon possui menor índice glicêmico em relação à inglesa – não é à toa que ela tem sido recomendada nas dietas, pois também possui poucas calorias.

batata yacon para que serve

Benefícios da batata yacon

Diferente da maioria dos tubérculos que armazenam carboidratos na forma de amido, a yacon armazena os carboidratos na forma de frutano, que são capazes de resistir à hidrólise das enzimas digestivas. Dessa forma, passam por meio do trato digestivo sem serem metabolizados, fornecendo baixo conteúdo energético e exercendo funções semelhantes à fibra alimentar.

Abaixo, seguem os principais benefícios desse tipo de batata para a saúde do corpo:

1 – Ajuda a emagrecer

Um de seus principais benefícios é justamente o de emagrecer, pois, além do baixo índice calórico, a batata yacon oferece maior saciedade, induzindo o organismo a comer menos. Rica em fibras e em carboidratos de absorção lenta, essa batata faz com que o organismo não tenha picos e quedas bruscas nos níveis de açúcar no sangue durante a sua digestão.

2 – Regula os níveis de açúcar no sangue

Ela  é benéfica para quem tem diabetes, pois evita que o corpo absorva açúcares simples, diminuindo a glicose produzida pelo fígado, o que reduz o nível de açúcar no sangue, quando se está em jejum.

3 – Solta o intestino

Outro ponto positivo é que a batata yacon tem um leve efeito laxativo, que contribui para eliminar o inchaço provocado pela prisão de ventre, por exemplo. Um estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)¹ mostrou que esse alimento contém a substância inulina, um carboidrato que serve de refeição para as bactérias da flora intestinal, ou seja, age como um prebiotico. Com essa região saudável, os nutrientes são absorvidos de maneira mais eficiente, potencializando os efeitos positivos dos alimentos ingeridos na dieta.

[CONFIRA TAMBÉM: alimentos que regulam o intestino]

4 – Controla a pressão arterial

Além de controlar a pressão arterial, a batata yacon faz com que os níveis de colesterol ruim e de triglicérides no organismo sejam reduzidos. A diminuição desses elementos no corpo faz com que também sejam derrubados os riscos de aparecimento de problemas cardíacos, como a doença arterial coronariana ou a hipertensão arterial

Como consumir a batata yacon – Receitas

Para você preparar a batata yacon, é importante saber antes que ela possui um sabor muito específico, mais adocicado, podendo lembrar uma pera. Por isso, de nada vai adiantar você colocá-la em uma frigideira, crendo que de lá sairá uma batata frita como conhecemos, porque não é da natureza dela.

Por outro lado, a batata yacon pode substituir a batata inglesa em algumas receitas. A única diferença é o sabor do alimento que será um tanto quanto distinto do normal – mas essa é uma ótima oportunidade para experimentar novos sabores e aromas, não é mesmo? Você poderá utilizar esse tipo de batata em saladas, sopas, sucos, tortas, etc. Vejamos dois exemplos, a seguir.

Batata yacon sauté

Essa receita é bastante simples e pode servir como um ótimo acompanhamento para o prato principal.

Ingredientes

  • 1 batata yacon;
  • 2 dentes de alho amassados ou picados;
  • Azeite.

Modo de preparo

  1. Descasque as batatas yacon e corte-as em cubos.
  2. Leve as batatas a uma vasilha com água;
  3. Acenda o fogo, leve uma frigideira para aquecer nele e coloque um fio de azeite sobre o recipiente;
  4. Acrescente as batatas em cubos que foram retiradas da água;
  5. Adicione o alho que irá dourar e refogar com a batata;
  6. Finalize com o sal e está pronta para servir.

batata yacon sauté

Salada de batata yacon

Essa salada de batata yacon tem vários alimentos que vão proporcionar um sabor todo especial para a sua refeição. Confira:

Ingredientes

  • 400 g de batata yacon;
  • 300 g de alface americana;
  • 300 g de agrião;
  • 2 unidades de pepino japonês;
  • 2 tomates;
  • Azeitonas sem caroço à vontade;
  • Tempero a gosto.

salada de batata yacon

Modo de preparo

  1. Fatie o pepino japonês, os tomates e as azeitonas sem caroço;
  2. Coloque, em um prato, as folhas de alface americana, o agrião, além dos alimentos fatiados anteriormente;
  3. Acrescente a batata yacon cortada em cubos.
  4. Finalize com o tempero do seu gosto e a salada está pronta consumo.

Referências usadas neste conteúdo:

¹ UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINAS. Yacon: benefícios à saúde e aplicações tecnológicas. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cr/v45n5/0103-8478-cr-00-00-cr20140963.pdf

² CIÊNCIA RURAL. Raiz tuberosa de yacon (Smallanthus sonchifolius): potencialidade de cultivo, aspectos tecnológicos e nutricionais. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/331/33138350/


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário