Batata Doce – Principais Benefícios e Como Consumir

A batata doce é um dos tubérculos mais procurados para quem está iniciando uma dieta com o objetivo de perder peso, ganhar massa muscular e até mesmo para o controle da diabetes. Ela é a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil é original das Cordilheiras dos Andes e pode ser encontrada em diferentes cores externas como branca, amarela e roxa.

Ela tem esse nome devido ao seu sabor adocicada e é altamente recomendada em dietas. Isso porque é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, é absorvido lentamente pelo organismo.

Hoje no texto vamos abordar diversas informações sobre ela. Basta continuar lendo para conhecer todos os benefícios que você traz ao seu corpo e sua saúde ao trazer esse alimento para a mesa.

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A Batata Doce

É destaque pela baixo teor de gordura e o alto valor energético, pois em uma porção de 100 gramas menos de 0,1 grama é de gordura. É rica em fonte de potássio, cálcio, magnésio e algumas vitaminas como:

  • Vitamina A, essencial para a saúde dos olhos e da pele;
  • Vitamina C, responsável pela queima de gordura;
  • e também o Complexo B, mediador da contração e regeneração dos músculos guiados pelo sistema nervoso.

Um potente combustível para as células, a batata doce é muito comum no dia a dia de quem malha pois é fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, que geram uma digestão mais lenta, regulando para que não hajam picos de insulina no sangue. Isso reduz riscos de uma possível diabetes e auxilia no equilíbrio do peso.

Ela é um ótimo substituto para a batata comum (batata-inglesa), sendo até mais benéfica em alguns aspectos. É o alimento preferido de quem malha. Então se você frequenta bastante a academia, ela não pode faltar na sua mesa.

Para quem treina, é aconselhável que a batata doce seja ingerida no período de uma hora antes do treino, para que aja liberação gradual de energia. Assim você potencializa os efeitos bons que ela traz ao seu corpo e treino, usufruindo do melhor que ela pode fornecer.

Ela também mantém em ordem os níveis de glicogênio, conhecido como combustível dos músculos, impedindo que durante os treinos mais puxados, como o de levantamento de peso, aconteça a perda de massa muscular. Mais um motivo para implementá-la nas suas refeições caso pratique esportes e esteja visando o aumento de massa muscular.

Por conter auto índice de betacaroteno faz bem para a pele e é um antioxidante, o que retarda o envelhecimento da pele. Além disso, sua ação pode evitar doenças degenerativas, como Parkison e o Alzheimer.

Em uma dieta balanceada, a Batata Doce ajuda no emagrecimento pois é rica em amido resistente. Ela é um carboidrato que funciona como uma fibra e não é absorvida no intestino e nem se degrada no corpo, assim são ingeridas menos calorias no organismo. Você mantém a saciedade por muito mais tempo até a próxima refeição, evitando lanches fora de hora.

Ela também auxilia na saúde intestinal e na regulação da flora, prevenindo problemas de hemorroidas e prisão de ventre. Então para intestinos que não funcionam muito bem ela pode ser uma ótima aliada.

A batata doce fortalece o sistema imunológico, diminui o colesterol ruim e a taxa de glicerídeos, o que consequentemente reduz a taxa de doenças cardiovasculares.

Forma de consumo da Batata Doce

Batata-Doce-Forma-de-Consumo

A batata doce pode ser consumida em várias maneiras como chips, frita, assada e cozida. A maneira mais correta de ingerir o tubérculo para obter todos os benefícios acima, é cozida e com casca, pois há mais concentração de nutrientes e energia. Para isso lave-a bem antes de cozinhar.

Uma boa dica para quem gosta de praticidade é cozinhá-la no microondas. Basta perfurar toda a batata com o auxílio de um garfo ou uma faca. E então embrulhe o tubérculo em uma toalha de papel ou pano de prato molhados e leve ao microondas por 7 minutos. Depois é só deliciar.

Ela também pode ser assada ou consumida na forme de purê. Existem várias receitas de caldos e sopas com ela. A contra indicação é de que seja frita, pois aumenta a gordura presente na batata doce, além do acréscimo gorduroso do óleo.


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