Batata doce engorda ou emagrece? Tabela Nutricional

Confira aqui a verdade sobre a batata doce: Engorda ou emagrece? Saiba quanto dela comer por dia e dicas de como usá-la para ajudar na sua dieta.

A batata doce não engorda. Pelo contrário, ela é uma excelente alternativa hipocalórica para adicionar à dieta. Afinal, esse alimento possui poucas calorias e gorduras, visto que é composta quase que 100% de proteínas. Aliás, é justamente por isso que é tão utilizada entre desportistas.

A batata doce auxilia no emagrecimento não somente devido o seu baixo percentual calórico, mas também por conta da alta quantidade de fibras que possui. Essas, ajudam a controlar a fome e ainda otimizam as funções intestinais, evitando o acúmulo de substâncias que provoca o inchaço abdominal.

batata doce engorda

Como incluir a batata doce na dieta

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, são recomendados 38g de fibras por dia para homens, e 25 gramas para mulheres. A batata doce oferece 4 gramas para cada 100g. Ou seja, uma batata doce e meia por dia é uma boa quantia para incluir no cardápio.

Para quem pratica atividades físicas, pode ser uma boa ideia incluir pequenas porções de batata doce antes e depois do treino, já que as proteínas presentes no alimento ajudam na recuperação muscular.

Devido seu baixo índice de carboidratos (média de 28g de carboidratos complexos por porção, segundo o Departamento de Agricultura), a batata-doce também é uma boa opção para o jantar. Afinal, esse momento do dia é o que precisa ter o menor percentual calórico para aqueles que desejam perder peso.

Há uma série de receitas de batata-doce que te ajudarão a incluí-la no seu cardápio de uma maneira saudável, confira algumas nos seguintes links:

Receita de Chips de Batata Doce

Coxinha de Batata doce para comer sem culpa

Tabela Nutricional da Batata Doce

  • Carboidratos: 18,4g;
  • Proteínas: 0,6g;
  • Fibra alimentar: 2,2g;
  • Fibras solúveis: 0,1g;
  • Cálcio: 17,2mg;
  • Vitamina B6: 0,1mg;
  • Fósforo: 15,4mg;
  • Manganês: 0,1mg;
  • Magnésio: 11,2mg
  • Lipídios: 0,1mg;
  • Ferro: 0,2mg;
  • Potássio: 148,4mg;
  • Cobre:0,1 ug;
  • Vitamina A: 2,6mg;
  • Tiamina B1: 0,1mg;
  • Sódio: 2,7mg.

A tabela de propriedades desse alimento já adianta que esse alimento vantagens que vão além do emagrecimento. Os benefícios da batata-doce são vastos podendo, por exemplo, aumentar a massa muscular e prevenir a diabetes.


Referências utilizadas neste conteúdo:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Manual de nutrição, 2009. Disponível em <https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/manual-nutricao.pdf>

UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. National Nutrient Database for Standard Reference Legacy Release. Disponível em <https://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/1960>


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