Batata-doce engorda? Por que é tão importante para as dietas?

A batata-doce por si só não é capaz de fazer um indivíduo engordar ou emagrecer. Isso depende de uma grande quantidade de fatores, como alimentação, exercícios e metabolismo. A batata-doce é conhecida por engordar, pois tem, em média, 20 gramas de carboidratos para 100 gramas do alimento.

Se compararmos com outros alimentos, como o arroz, que tem 28 gramas de carboidrato para cada 100 gramas, e o macarrão, que tem 20 gramas de carboidrato a cada 100 gramas, a batata-doce não é tão relevante. O que a torna uma ótima escolha, pois também apresenta baixo nível glicêmico.

batata doce engorda

[VEJA TAMBÉM: CHIPS DE BATATA-DOCE – COMO FAZER PARA A DIETA?]

Por que a batata-doce é tão importante para as dietas?

Esse tubérculo é muito consumido por quem vai à academia ou por aqueles que praticam atividade física intensa, já que ela tem baixo teor de gorduras. Além disso, é uma ótima fonte de carboidratos para quem tem diabetes, contando com baixo nível glicêmico.

Por ser um carboidrato com pouca ou quase nenhuma gordura, é uma ótima fonte de energias para quem quer melhorar o rendimento dos treinos. Em suma, todos que realizam treinos pesados têm o interesse de acumular massa magra, por isso a batata pode ajudar.

O alimento também é rico em fibras que são responsáveis pela redução do nível de glicose no sangue, bem como pela saciedade, diminuição da pressão, prevenção de doenças cardiovasculares, entre muitos outros problemas, tanto crônicos como agudos.

chips de batata-doce

[VEJA TAMBÉM: COXINHA DE BATATA-DOCE ASSADA]

Por fim, e não menos importante, a batata-doce também é uma ótima fonte de vitaminas A, B, C e E. Esses nutrientes auxiliam nos mais variados processos do corpo humano, que vão desde manutenção dos sistemas imunológico, esquelético e neural, até a saúde de dentes, cabelo e pele.

Como podemos ver, os benefícios da ingestão de batata-doce vão muito além de uma dieta para engordar ou emagrecer. Para aproveitar ao máximo os benefícios desse alimento, é aconselhável uma dieta balanceada, sem faltas nem exageros, supervisionada por um profissional médico.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário