Batata-doce engorda? Por que é tão importante para as dietas?

Está iniciando a sua rotina de dieta e quer saber se batata-doce engorda? Descubra, aqui no Quero Viver Bem, o porquê de esse tubérculo ser tão importante!

A batata-doce por si só não é capaz de fazer um indivíduo engordar ou emagrecer. Isso depende de uma grande quantidade de fatores, como alimentação, exercícios e metabolismo. A batata-doce é conhecida por “engordar” por ser fonte de carboidratos, apresentando, em média, 20 gramas do nutrientes para 100 gramas do alimento.

Comparando com outros alimentos, o arroz tem 28 gramas de carboidrato para cada 100 gramas, e o macarrão tem 20 gramas de carboidrato a cada 100 gramas. O que torna a batata doce uma ótima escolha é que ela apresenta baixo nível glicêmico e é rica em fibras e outros nutrientes, além de ser um alimento natural, ou seja, não contém aditivos químicos.

batata doce engorda

[VEJA TAMBÉM: CHIPS DE BATATA-DOCE – COMO FAZER PARA A DIETA?]

Por que a batata-doce é tão importante para as dietas?

Esse tubérculo é muito consumido por quem vai à academia ou por aqueles que praticam atividade física intensa, já que ela fornece energia sem causar picos glicêmicos. Justamente por esse motivo ela também é uma ótima fonte de carboidratos para quem tem diabetes.

Para se ter uma ideia, veja os nutrientes encontrados em 100 gramas do alimento cozido:

  • Calorias: 105 kcal
  • Carboidratos: 24 g
  • Proteínas: 2 g
  • Lipídios: 0
  • Fibras: 2,3 g

O alimento também é rico em fibras que são responsáveis pela redução do nível de glicose e de colesterol no sangue, bem como pela saciedade, diminuição da pressão, prevenção de doenças cardiovasculares, entre muitos outros problemas, tanto crônicos como agudos.

chips de batata-doce

[VEJA TAMBÉM: COXINHA DE BATATA-DOCE ASSADA]

Por fim, e não menos importante, a batata-doce também é uma ótima fonte de vitaminas A, B, C e E. Esses nutrientes auxiliam nos mais variados processos do corpo humano, que vão desde manutenção dos sistemas imunológico, esquelético e neural, até a saúde de dentes, cabelo e pele.

Como podemos ver, os benefícios da ingestão de batata-doce vão muito além de uma dieta para engordar ou emagrecer. Para aproveitar ao máximo os benefícios desse alimento, é aconselhável uma dieta balanceada, sem faltas nem exageros, supervisionada por um profissional da saúde.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário