Batata-doce – Benefícios, Tabela nutricional, Como consumir e Contraindicações

A batata-doce é uma hortaliça (ou um tubérculo, dependendo do seu ponto de vista) bastante querida pelos brasileiros, sendo uma das mais consumidas no país. O alimento é originário da América Central e também da América do Sul, com relatos datando de mais de dez mil anos.

Com diversas cultivares, a batata-doce é classificada como um carboidrato saudável, isto é, um carboidrato complexo, que pode ser incluído em todas as dietas, inclusive nas de emagrecimento.

Entenda quais são os benefícios desse tipo de batata, qual sua tabela nutricional, como consumir e se há contraindicações no consumo.

Benefícios da batata-doce

Batata doce

O primeiro grande benefício da batata-doce e que já foi rapidamente comentado antes é o de emagrecimento – isso porque ela é um alimento que demora mais para ser absorvido pelo organismo (de índice glicêmico médio), proporcionando sensação de saciedade prolongada e, ao mesmo tempo, evitando picos de glicemia e insulina.

Da mesma forma, essa atuação mais lenta e estável da glicemia faz com que o cérebro interprete que o organismo não precisa se alimentar tão cedo.

Veja outros benefícios incríveis da batata-doce:

  • Ajuda na preservação dos ossos;
  • Ajuda no ganho de massa muscular, assim como na reconstituição muscular, evitando que ocorra a perda muscular, já que mantém os níveis do glicogênio (o “combustível” dos músculos);
  • Ativa inúmeras enzimas que favorecem o bom funcionamento do organismo;
  • Auxilia na prevenção à prisão de ventre, nas doenças inflamatórias intestinais e nas hemorroidas;
  • Auxilia na prevenção e no tratamento da diabetes tipo 2;
  • Combate e elimina os radicais livres presentes no organismo;
  • Contribui para a formação de colágeno;
  • Contribui para a saúde da pele e dos olhos;
  • Diminui e equilibra a pressão arterial;
  • É uma fonte de energia, principalmente para quem pratica atividade física, sendo o mais interessante no pré-treino, pois garante “combustível” ao organismo do começo ao fim do treino;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne doenças, como é o caso do câncer;
  • Proporciona maior disposição no dia a dia;
  • Protege o corpo contra o envelhecimento precoce;
  • Reduz os níveis do “colesterol ruim” (LDL) e os triglicerídeos, protegendo o coração de doenças cardiovasculares;
  • Traz benefícios para o sistema nervoso.

[CONFIRA TAMBÉM: BATATA-DOCE ENGORDA OU EMAGRECE?]

As variedades que mais possuem betacaroteno, antocianina e vitaminas C e E são as com polpa laranja e a variação roxa. Ambas são ótimas para a proteção do envelhecimento precoce das células e da pele, assim como o combate aos radicais livres produzidos em excesso durante um exercício físico.

Percebeu a gama de benefícios da batata-doce? Ela realmente pode ser um diferencial na sua alimentação.

Tabela nutricional da batata-doce

Batats doce

Embora tenha algumas variedades diferentes, podemos entender que essa batata é um alimento energético que apresenta cerca de 30% de matéria seca e uma média de 85% de carboidratos – seu componente principal é o amido.

Confira a lista completa da tabela nutricional da batata-doce, a seguir:

Sua estrutura possui grande teor de matéria seca, carboidratos e lipídios, também.

Como consumir a batata-doce?

Batata doce2

A batata-doce pode ser consumida de inúmeras formas, mas a mais comum é a cozida – com o uso (ou sem) de temperos. Isso pode ser um bom substituto para o pão e outros alimentos, até mesmo para o café da manhã.

[VEJA TAMBÉM: CHIPS DE BATATA-DOCE]

A batata-doce cozida pode ser fatiada e fritada (embora isso não seja saudável) ou, outra maneira mais interessante, adicionada em saladas, por exemplo.

Em doces e salgados, ela é um ingrediente de ouro – cozinhada e amassada, você pode preparar purês, pastéis, tortas, pudins, entre outros, afinal o tubérculo substitui parcialmente a farinha de trigo.

Embora seja um ótimo carboidrato, você não deve abusar da quantidade de batata-doce em sua dieta! Aliás, evite cortar outras fontes alimentares de suas refeições.

Não há um consenso sobre a quantidade certa de batata-doce por dia, mas opte por uma batata-doce pequena ou média na alimentação. Em gramas, utilize, aproximadamente, 100 gramas do tubérculo para não ter um excesso de calorias e carboidratos, ok?

[CONFIRA TAMBÉM: COXINHA DE BATATA-DOCE]

Contraindicações

Por sorte, a batata-doce não possui quaisquer contraindicações. Contudo, o consumo exige cuidados – como aqueles mencionados há pouco. Você não deve exagerar na quantidade diária, muito menos escolher receitas de frituras.

A orientação é que você, preferencialmente, cozinhe ou asse a batata-doce na forma de chips ou saladas. Assim, garantirá os vários benefícios para a saúde!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário