Batata-doce – Benefícios, Tabela nutricional, Como consumir e Contraindicações

Gosta de comer batata-doce, mas não sabe quais os benefícios do consumo? Confira essa e outras informações completas, aqui no Quero Viver Bem!

A batata-doce é um tubérculo bastante querido pelos brasileiros, sendo um dos mais consumidos no país. O alimento é originário da América Central e também da América do Sul, com relatos datando de mais de dez mil anos.

A batata-doce é classificada como um carboidrato saudável, isto é, um carboidrato complexo, que pode ser incluído em todas as dietas, inclusive nas de emagrecimento.

Entenda quais são os benefícios desse tipo de batata, qual sua tabela nutricional, como consumir e se há contraindicações no consumo.

Benefícios da batata-doce

Batata doce

O primeiro grande benefício da batata-doce e que já foi rapidamente comentado antes é o de emagrecimento – isso porque ela é um alimento que demora mais para ser absorvido pelo organismo (de índice glicêmico médio), proporcionando sensação de saciedade prolongada e, ao mesmo tempo, evitando picos de glicemia e insulina.

Da mesma forma, essa atuação mais lenta e estável da glicemia faz com que o cérebro interprete que o organismo não precisa se alimentar tão cedo.

Veja outros benefícios incríveis da batata-doce:

  • Ajuda na preservação dos ossos;
  • Ajuda no ganho de massa muscular, assim como na reconstituição muscular, evitando que ocorra a perda muscular, já que mantém os níveis do glicogênio (o “combustível” dos músculos);
  • Ativa inúmeras enzimas que favorecem o bom funcionamento do organismo;
  • Auxilia na prevenção à prisão de ventre, nas doenças inflamatórias intestinais e nas hemorroidas;
  • Auxilia na prevenção e no tratamento da diabetes tipo 2;
  • Combate e elimina os radicais livres presentes no organismo;
  • Contribui para a formação de colágeno;
  • Contribui para a saúde da pele e dos olhos;
  • Diminui e equilibra a pressão arterial;
  • É uma fonte de energia, principalmente para quem pratica atividade física, sendo o mais interessante no pré-treino, pois garante “combustível” ao organismo do começo ao fim do treino;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Proporciona maior disposição no dia a dia;
  • Protege o corpo contra o envelhecimento precoce;
  • Reduz os níveis do “colesterol ruim” (LDL) e os triglicerídeos, protegendo o coração de doenças cardiovasculares;
  • Traz benefícios para o sistema nervoso.

[CONFIRA TAMBÉM: BATATA-DOCE ENGORDA OU EMAGRECE?]

As variedades que mais possuem betacaroteno, antocianina e vitaminas C e E são as com polpa laranja e a variação roxa. Ambas são ótimas para a proteção do envelhecimento precoce das células e da pele, assim como o combate aos radicais livres produzidos em excesso durante um exercício físico.

Percebeu a gama de benefícios da batata-doce? Ela realmente pode ser um diferencial na sua alimentação.

Tabela nutricional da batata-doce

Batats doce

Embora tenha algumas variedades diferentes, podemos entender que essa batata é um alimento energético que apresenta cerca de 30% de matéria seca e uma média de 85% de carboidratos – seu componente principal é o amido.

Confira a lista completa da tabela nutricional da batata-doce, a seguir:

Além disso, 100 gramas de batata doce contém 86 calorias, 20 gramas de carboidratos, 3 gramas de fibras, 1 grama de proteína e praticamente zero gordura.

Como consumir a batata-doce?

Batata doce2

A batata-doce pode ser consumida de inúmeras formas, mas a mais comum é a cozida – com o uso (ou sem) de temperos. Isso pode ser um bom substituto para o pão e outros carboidratos refinados, até mesmo no café da manhã.

[VEJA TAMBÉM: CHIPS DE BATATA-DOCE]

Com ela, também é possível fazer purê, sopa, batata assada, ou utiliza-la como uma substituta parcial da farinha de trigo em pães, bolos e panquecas – agregando mais valor nutricional a essas receitas.

Embora seja um ótimo carboidrato, você não deve abusar da quantidade de batata-doce em sua dieta! Para saber a quantidade ideal de consumo, consulte um nutricionista. Contudo, acredita-se que cerca de 100 gramas é suficiente para promover energia sem ter um excesso de calorias e carboidratos.

[CONFIRA TAMBÉM: COXINHA DE BATATA-DOCE]

Contraindicações

Por sorte, a batata-doce não possui quaisquer contraindicações. Contudo, o consumo exige cuidados – como aqueles mencionados há pouco. Você não deve exagerar na quantidade diária, muito menos escolher receitas de frituras.

A orientação é que você, preferencialmente, cozinhe ou asse a batata-doce. Assim, garantirá os vários benefícios para a saúde!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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