Azia constante – O que pode ser? O que fazer para parar?

Sentir azia constante pode revelar um problema de saúde grave, como o refluxo gastroesofágico ou mesmo a gastrite, que estão ligados ao sistema digestório e podem ocorrer por causa de uma alimentação desregrada, um estresse ou à utilização de roupas bastante justas que podem afetar a digestão dos alimentos ingeridos.

Azia

O que é a azia?

A azia nada mais é do que a volta ao esôfago do conteúdo que foi ao estômago. O problema é que o esôfago não está preparado para lidar com esse material. A azia ocorre quando o indivíduo sente algo arder ou queimar na região conhecida como boca do estômago, e que pode chegar à garganta, passando pelo meio do peito. Em alguns casos, um líquido amargo pode alcançar a garganta, trazendo uma sensação de mal-estar.

Especialistas afirmam que o refluxo é comum em algum momento da vida, mas que fatores como bebidas alcoólicas, cigarro e cafeína contribuem para o problema. Ingerir grandes quantidades de alimentos nas refeições também podem provocar refluxo, assim como o aumento de peso, que pode aumentar a hérnia de hiato, na qual a comida passa do esôfago para o estômago, ampliando o espaço, o que abre a possibilidade de o ácido gástrico voltar para o esôfago, provocando problemas ainda mais sérios para a pessoa, como câncer no esôfago.

[LEIA TAMBÉM: SINTOMAS DA AZIA]

O que fazer com a azia constante?

A azia constante costuma causar muito incômodo no dia a dia e a melhor saída é buscar tratamento, pois o problema pode estar no estômago. Uma das formas de verificar a origem é por meio da endoscopia, um exame realizado por um médio que faz uma avaliação do estômago/esôfago, para saber se a pessoa possui gastrite, esofagite, refluxo gastroesofágico, entre outros.

Rever a dieta alimentar, evitar bebidas alcoólicas e cafeína podem ser recomendados pelo gastroenterologista para amenizar o problema. Ele também poderá indicar alguma medicação para proteger o esôfago e o estômago até que a mudança comportamental produza efeitos positivos no corpo e dispense a medicação.

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Remédios caseiros para azia – Dicas de médicos para acabar a queimação


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário