Avelã – Benefícios, Tabela Nutricional, Indicações e Contraindicações

Que a avelã é uma delícia isso todo mundo sabe, ainda mais quando combinada ao saboroso chocolate, mas você sabe os benefícios dela? Confria tudo, aqui!

Frutos secos são considerados bons para a saúde, principalmente nozes, amêndoas, castanhas, pistaches e avelãs. Essa última, por exemplo, vem ganhando mais destaque na mesa do brasileiro. Estes frutos também são chamados de oleaginosas.

Pertencente à família das Betuláceas, a aveleira (a árvore da avelã) tem origem indígena, no Hemisfério Norte, sendo seu habitat situado desde o Himalaia até o norte do Canadá. Mas, a espécie de avelã que conta com maior interesse comercial e cultural tem origem na Europa e Ásia Menor.

Saiba qual é a composição nutricional da avelã, os principais benefícios do consumo, como incluí-la na dieta (e quanto ingerir), além de suas contraindicações, só aqui no Quero Viver Bem!

Avelã

Tabela nutricional da avelã

A avelã é um alimento que conta com incríveis propriedades nutricionais, por isso, costuma ser estimulada como uma opção saudável para a alimentação.

O que mais se destaca nela é a quantidade de gorduras boas, as insaturadas. Além disso, possui vários minerais importantes, entre os quais se destacam:

Outra propriedade interessante da avelã são os flavonoides, pois eles contribuem para a saúde do cérebro e a melhora da circulação do sangue.

Já em termos de vitaminas, a avelã apresenta:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina B9;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E.

A avelã ainda tem certa quantidade proteínas, nitrogênio, carboidratos e fibras alimentares. De gorduras, possui tipos saudáveis – as poli-insaturadas e as monoinsaturadas –, que também focam sua atenção na saúde do coração. Para se ter uma ideia, em uma porção de 30 gramas de avelã encontramos cerca de 180 kcal, sendo 18 g de gorduras, 4 g de proteínas, 5 g de carboidratos e 2 g de fibras. 

Além de tudo isso, o fruto é fonte de ácido oleico.

 

Benefícios da avelã para a saúde

Avelã

A avelã – assim como outros frutos secos – tem efeito positivo na prevenção de doenças, em especial problemas cardiovasculares e de câncer, devido a suas propriedades antioxidantes, suas fibras, seus lipídios monoinsaturados e a presença de vitamina E.

Conheça os benefícios da avelã, abaixo:

  • Auxilia na redução do risco de surgimento de certas doenças crônicas, tais como prisão de ventre, diabetes, câncer e complicações cardíacas;
  • Favorece a saúde cerebral;
  • Fornece energia para o corpo e agilidade mental;
  • Melhora a circulação do sangue;
  • Eleva os níveis do colesterol bom (HDL);
  • Proporciona uma melhora no trânsito intestinal;
  • Reduz o risco de desenvolvimento de colesterol alto e coágulos no sangue;
  • Repara as células dos ossos, dos músculos e de outros órgãos danificados.

Como consumir a avelã?

Quando consumidos de forma moderada, os frutos secos oferecem uma quantidade incrível de nutrientes que não devem faltar em sua alimentação.

Embora sejam calóricas, as avelãs podem fazer parte do dia a dia de uma pessoa que combate o sobrepeso e/ou a obesidade, pois o alimento é energético e muito completo em termos de composição nutricional.

Na realidade, a ideia é que um punhado por dia de avelã seja mais do que o suficiente – uma porção de, mais ou menos, 30 gramas. O aumento nessa quantidade deve ser feita sob orientação de um médico ou nutricionista.

Avelã

O consumo da avelã supre as necessidades de aminoácidos essenciais e, portanto, tem como auxiliar na recuperação da saúde de pessoas com complicações nutricionais.

A quantia indicada não favorece o ganho de peso: pelo contrário, por promover efeito de saciedade, diminui a fome e evita que a pessoa procure por outros alimentos que não são saudáveis.

A recomendação é que a avelã seja consumida crua ou torrada – lembre-se que nunca deve ser frita ou processada. Submeter a avelã a temperaturas altas (em especial cozida com óleos) faz com que o alimento perca suas propriedades medicinais, prejudique a sua saúde e provoque um rápido ganho de peso.

Existem contraindicações no consumo de avelã?

Não existem referências de contraindicações quanto ao consumo de avelã, no entanto, você deve entender que como todo tipo de alimento, o mais importante é o equilíbrio. Ou seja, o consumo adequado do fruto seco, evitando seus excessos, pode ser bastante agradável para quem sofre com problemas de peso, assim como para quem quer ganhar ou apenas ter uma alimentação mais saudável. O ideal é consultar um nutricionista para orientações de consumo.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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