Aveia em flocos – Propriedades, Benefícios e Como consumir

A aveia, cujo nome científico é avena sativa, é um cereal muito resistente, que pode ser cultivado até mesmo em solos muito pobres e em condições que outras culturas não sobreviveriam.

Com histórico de cultivo há milhares de anos por todo o mundo, antes de virar alimento, ela foi usada para fins medicinais. Posteriormente, com o cultivo na região norte da Europa, em países como a Grã-Bretanha, a Alemanha e as nações escandinavas, a aveia passou a ser base da alimentação dessas populações.

flocos de aveia

Há diferentes formas de aveia. A aveia em flocos é feita a partir dos grãos inteiros. Eles são prensados até ficarem achatados. Rica em carboidratos e fibras, a aveia em flocos conserva a maioria de seus nutrientes, devido ao seu processo de prensagem.

Existem ainda outros tipos, como o farelo de aveia – obtido a partir da casca dos grãos de aveia, é a versão com maior concentração de fibras e menos carboidratos – e a farinha de aveia, feita pela moagem da parte interna do grão, ou seja, é o floco de aveia sem casca triturado até virar pó – tem menos fibras e o índice glicêmico é maior.

Propriedades e benefícios da aveia em flocos

Os flocos de aveia concentram uma boa quantidade de proteínas na comparação com outros cereais. Além disso, a aveia tem fitoquímicos, que protegem o organismo contra diversas doenças crônicas. O alimento contém vitaminas e minerais essenciais para o corpo humano, como vitamina E, do complexo B, entre outros.

Estudos revelaram que a betaglucana presente nos flocos de aveia pode atuar no controle de infecções bacterianas, impedindo que elas cresçam. A aveia consumida diariamente ajuda, ainda, a aumentar a imunidade do organismo, proporcionando uma maior longevidade e boa saúde. Vejamos em detalhes os principais benefícios da ingestão de aveia em flocos:

Limpa as artérias

Os aminoácidos presentes no alimento estimulam a produção de lecitina no fígado, o que vai ajudar na depuração das toxinas que ficam no organismo. Além disso, o consumo de aveia auxilia na limpeza das artérias, pois a fibra betaglucana faz uma varredura, retirando a gordura acumulada nos vasos que podem provocar problemas cardíacos.

Controla os níveis de açúcar

A fibra betaglucana existente na aveia se transforma em gel, durante a digestão, o que aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago e no intestino delgado. Isso faz com que se reduza o período de digestão, provocando uma absorção mais prolongada dos carboidratos. Assim, há um maior controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, além de melhorar o trânsito intestinal.

Regula a pressão arterial

Ingerir uma porção de aveia em flocos diariamente pode contribuir, também, com um maior controle da pressão arterial, que, se elevada, pode gerar problemas cardíacos. A aveia pode fazer com que seja reduzida a necessidade de a pessoa ter que ingerir medicamento contra a hipertensão arterial em determinadas situações. Mas, é importante consultar um médico e fazer um acompanhamento, a fim de confirmar tal possibilidade.

[CONFIRA TAMBÉM: DIETA PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL]

Reduz o colesterol

Uma alimentação que tem a aveia com frequência pode reduzir os níveis de colesterol no sangue, o que é favorável para a saúde cardiovascular. A aveia, graças as suas fibras, atrapalha fisicamente a absorção de vários tipos de gordura no intestino, o que vai evitar com que eles se transformem em colesterol.

Auxiliam na digestão

As fibras solúveis contidas na aveia em flocos são benéficas para o organismo, pois vão ajudar na digestão, proporcionando um funcionamento mais regular do intestino. Isso acontece porque as fibras presentes no cereal acabam movendo os alimentos pelo intestino, auxiliando no tratamento da constipação.

Como consumir aveia em flocos

farinha de aveia

A aveia em flocos pode ser encontrada em lojas de produtos naturais – embora alguns supermercados já ofereçam esse produto aos seus consumidores -, nas versões fina e grossa. O consumo, geralmente, é feito in natura ou adicionando o alimento em iogurtes, sucos e vitaminas.

É possível, também, ingerir a aveia com frutas picadas, potencializando ainda mais os nutrientes, ao mesmo tempo que dá maior sensação de saciedade. Até mesmo em sopas e mingaus a aveia é indicada no cotidiano.

Outra opção é enriquecer receitas de bolos, pães, panquecas e cookies integrais com os flocos de aveia. Mas, claro, com moderação!

Vale lembrar que, na obtenção de bons resultados, é fundamental a aveia ser consumida com frequência e na quantidade certa. Para isso, consulte um nutricionista!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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