Aveia – seus benefícios e propriedades

A aveia é um cereal repleto de nutrientes e benefícios para a pele, atividades cognitivas, intestinais e outros. Saiba tudo sobre ela e como a consumir.

A Aveia é um cereal repleto de propriedades nutricionais, é útil para a regulação do intestino, manutenção da boa aparência da pele, rica em vitamina B, Biotina, fósforo, zinco, fibras e mais uma série de outros nutrientes benéficos para a saúde.

Confira aqui tudo sobre esta planta pertencente à família Poaceae.

aveia como consumir

Propriedades da Aveia

A Aveia é muito rica em nutrientes e minerais. Entre suas propriedades estão os seguintes componentes:

  • Fibras solúveis e insolíveis
  • Vitamina B1
  • Manganês
  • Molibdênio
  • Fósforo
  • Magnésio
  • Cobre
  • Cromo
  • Zinco
  • Biotina
  • Proteínas

Uma porção de 40 g de aveia, o equivalente a 2 colheres de sopa cheia, fornece as seguintes condições para o seu organismo:

  • Carboidratos (23g)
  • Proteínas (6g)
  • Gorduras (3g)
  • Fibras alimentares (4g)
  • Manganês (96% da quantidade diária)
  • Molibdênio (29% da quantidade diária)
  • Fósforo (25% da quantidade diária)
  • Cobre (26% da quantidade diária)
  • Biotina (25% do valor diário)
  • Vitamina B1 (25% do valor de biotina)

aveia beneficios

Benefícios da Aveia

Somente analisando números não dá para ter a ideia de quanto toda essa riqueza de minérios e nutrientes é capaz de proporcionar para o organismo. Por isso, confira os 5 principais dos milhares de benefícios do consumo de Aveia.

1.Regula o Intestino: É no intestino que ocorre grande parte da absorção de nutrientes. No entanto consumo de alguns tipos de alimentos podem dificultar que o bolo alimentar seja devidamente triturado a ponto de garantir boa absorção da comida. As fibras alimentares presentes na aveia tem a função de umedecer o alimento e garantir que ele se dissolva com mais facilidade. Isso regula o intestino e evita que substâncias fiquem acumuladas no sistema digestivo. Ela também pode ajudar no emagrecimento, uma vez que o bolo alimentar mais molhado garante sensação de saciedade por mais tempo, te ajudando a controlar o seu apetite.

2.Faz bem para o coração: A aveia possui uma fibra chamada beta glucana que auxilia na diminuição da absorção de colesterol e faz vasodilatação, o que ajuda a controlar a pressão arterial.

3. Protege e rejuvenesce a pele: De acordo com os estudos da Academia Americana de Dermatologia a aveia tem a capacidade de manter a acidez da pele (Ph) nos níveis adequados, de forma a aliviar irritação, coceira, alergias, espinhas, inflamações além de estimular a cicatrização. Sem contar que sua atividade antioxidante previne o envelhecimento.

4. Ajuda a controlar os níveis de açúcar: Quem tem diabetes ou propensão a doença conseguirá controlar a glicose na corrente sanguínea com o consumo regular de aveia. Por manter a digestão mais lenta e fazer com que o corpo absorva o açúcar lentamente(graças as fibras) diminui-se os picos glicêmicos, evitando também as consequências da doença.

5 – Mantém as atividades cerebrais: Por conter grandes quantidades de vitamina do complexo B garante que as atividades cerebrais e neurais permaneçam regularizadas.

Como consumir a aveia?

A aveia pode ser consumida de várias formas e em vários tipos. Você a encontrará não somente de forma pura, bem como também em barras de cereais, cookies, pães integrais, bolos ou então misturá-la nos lanches como saladas, frutas, mingau e outras receitas funcionais.

Você encontrará no mercado as seguintes formas da aveia. Entenda a diferença entre cada uma delas:

Floco de Aveia: A aveia em flocos é aquela em que o cereal ainda está inteiro. Neste caso não há nenhuma perda nutricional durante processos de industrialização, refinamento ou processamento. Ela permanecerá com as propriedades originais.

Farelo de Aveia: O farelo de aveia é obtido por meio da casca do grão. Ela continua a ser uma fonte rica em fibras e minerais. A diferença é que se torna mais fácil de ser consumida e é a preferida nas formas, sendo mais rica em fibras e menos em carboidratos.

Farinha de aveia: A farinha de aveia é produzida a partir da parte interna do grão, ela nada mais é do que a aveia bem triturada, formando uma farinha. A composição também permanece intacta, no entanto alguns fabricantes misturam outros tipos de farinha junto a original (fique atento ao rótulo do produto). Ela pode substituir a farinha branca nas receitas, no entanto, poderá dar um ar um pouco mais pesado a massas que precisem ir ao forno.

 

A aveia contém glúten?

A aveia originalmente não contém glúten e por isso pode ser utilizada como uma boa alternativa aos celíacos como uma fonte de carboidrato substituindo pães e massas. No entanto, a grande maioria é contaminada com glúten por entrar em contato com o trigo durante o processamento. Sempre é bom ler a embalagem antes de consumir.

 

Como consumir?

Bastante versátil, pode ser utilizada em diversas receitas doces e salgadas substituindo a farinha de trigo. No entanto, para melhor aproveitamento dos nutrientes é preferível que se coma crua, com frutas, no iogurte ou leite. Porém, também pode ser consumida em mingaus, bolos, pães, biscoitos, panquecas, tortas, ou como achar mais gostoso.

 

Vale a pena incluir esse poderoso grão em sua alimentação, pois além de trazer benefícios a saúde, é bastante barato, saboroso e versátil.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário