Autoexame – Quem deve fazer? Quando fazer? Como fazer em casa?

As mulheres são as mais suscetíveis a doenças específicas, como o câncer de mama. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), essa variante da doença é a segunda mais frequente entre as mulheres, perdendo somente para o câncer de pele.

Quando detectado em estágios iniciais, a chance de cura da doença é maior e o tratamento é menos agressivo. É justamente aí que entra o autoexame. Não sabe o que ele é? Explicamos do que se trata e damos dicas de como fazê-lo. Confira, só aqui no Quero Viver Bem!

O que é o autoexame?

Autoexame

Trata-se de um exame visual e de toque, feito pela própria mulher em suas mamas. A proposta é que cada uma conheça seu corpo e consiga identificar irregularidades/tumores precocemente e recorrer a um médico para diagnóstico correto do problema.

Quem deve fazer o autoexame?

O recomendado por ginecologistas e mastologistas é a realização mensal do autoexame por mulheres a partir de 20 anos, porque os nódulos podem aparecer na mama em qualquer idade. Mas, o grupo com maior incidência é o de mulheres de 40 a 55 anos.

Como fazer o autoexame em casa?

Há diferentes formas de fazer o autoexame em casa. A seguir, listamos todas as maneiras. Confira o passo a passo que preparamos e comece a realizar o exame todo mês:

[VEJA TAMBÉM: CÂNCER MAIS COMUM EM MULHERES]

Autoexame

Em pé (pode ser feito no banho, por exemplo)

  • Levante o braço direito, apoiando-o sobre a cabeça;
  • Estique a mão esquerda (mantenha os dedos juntos) e apalpe a mama. Use as pontas dos dedos, pressionando-os na mama, com delicadeza;
  • Divida a mama em seções e faça pressão em movimentos circulares e de cima para baixo;
  • Apalpe, também, a região da axila;
  • Faça o mesmo processo na mama esquerda.

Em frente ao espelho (ideal para avaliar tamanho, forma, cor, saliências e rugosidades)

  • Examine visualmente seus seios, primeiro com braços abaixados e próximos ao corpo;
  • Coloque as mãos na cintura e faça força;
  • Repouse suas mãos atrás da cabeça e verifique o tamanho e a forma do mamilo;
  • Atente-se a qualquer irregularidade de forma, cor e tamanho durante os movimentos.

Deitada

  • Posicione uma toalha ou pequena almofada sobre o ombro esquerdo para examinar a mama desse lado;
  • Com a mão direita esticada, sinta sua mama. Faça movimentos circulares em leve pressão;
  • Apalpe as axilas;
  • Faça o procedimento na outra mama.

Dica extra do autoexame

Na hora de fazer o autoexame, há uma dica extra: além do exame visual e físico, pressione sutilmente os mamilos para verificar se há liberação de secreção, detalhe que também aponta anormalidades nos seios.

Câncer de mama

[VEJA TAMBÉM: CÂNCER DE MAMA DÓI?]

Como proceder se encontrar alterações no autoexame?

Se identificar alterações, como nódulo, mudança de tamanho, textura e cor, além da liberação de secreção, procure um ginecologista o mais rápido possível. O profissional realizará exames clínicos e solicitará outros, como a mamografia, que possibilitará um diagnóstico preciso.

Um detalhe que vale a pena ser comentado é que a presença de alterações na mama nem sempre é sinal de câncer. Portanto, não fique preocupada e agende uma consulta com o médico para saber exatamente do que se trata o problema.

Importância do autoexame

O autoexame das mamas desempenha o papel de um exame preventivo. A maioria dos casos de câncer são descobertos pelas próprias pacientes, logo, é fundamental realizar essa análise física e visual mensalmente para ser capaz de identificar anormalidades em estágios iniciais, evitando o desenvolvimento da doença.

Autoexame substitui a mamografia?

O autoexame não substitui a mamografia ou outros exames clínicos, como o ultrassom das mamas. O motivo é simples: esses exames feitos em laboratório ou hospital são mais precisos e permitem fazer um diagnóstico assertivo.

Por isso, quando seu médico ginecologista recomendar a realização de exames em laboratórios, não deixe de fazê-los e não os substitua pelo autoexame em hipótese alguma.

[VEJA TAMBÉM: CÂNCER DE COLO DE ÚTERO]

Quando fazer o autoexame das mamas?

Uma das maiores dúvidas sobre o autoexame é quando realizá-lo. Indica-se fazer a verificação todo mês, sempre entre o sétimo e décimo dia do ciclo menstrual, porque as mamas não estão doloridas. Para saber o período exato é simples: conte sete dias depois do início da sua última menstruação.

Caso esteja na menopausa ou tenha passado por esse período, o ideal é escolher um dia qualquer do mês para fazer o autoexame e não se esquecer de realizar mamografias anuais.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário