3 atividades que queimam gordura e 2 atividades que não queimam

Com o desenvolvimento dos estudos e com as análises feitas em relação às atividades físicas, existem várias atividades que queimam calorias, atividades essas que, se feitas corretamente e aliadas a uma alimentação saudável, trarão grandes resultados na busca por um corpo mais tonificado, bonito e com baixo índice de gordura.

Confira, a seguir, três atividades que são eficientes para a queima de calorias e gordura corporal, quais são as mais eficazes e por que adquiriram tantos adeptos desde que foram criadas.

Atividades que queimam gordura:

Circuito funcional

3 atividades que queimam gordura e 2 atividades que não queimam

O circuito funcional é uma atividade muito utilizada em academias, mas também em locais abertos, como parques, áreas de lazer, condomínios e casas, bastando ter apenas um espaço onde possa ser executada.

É necessário ter alguns equipamentos para essa atividade, tais como: colchonete, elástico teraband, corda, pesos livres (halteres e caneleiras) entre outros.

Esse treino concilia exercícios aeróbicos com exercícios anaeróbicos (com peso). A junção desses dois causa o desenvolvimento muscular e a queima de calorias.

Como executar um treino de circuito funcional?

Escolha os materiais que serão usados e monte fases, nas quais cada uma será executada por um período de 30 segundos. Passe de uma fase para a outra, até fechar todas, e, após o término, aguarde 45 segundos, até repetir tudo novamente. Execute essas sessões, em média, 6 vezes ou pare, se seu corpo não estiver condicionado para a execução de todas as repetições, respeitando, assim, seus limites.

Na prática, você de pegar colchonete, corda, caneleira, cone e halter de 2 kg e colocá-los separados, onde cada um equivalerá uma fase. Escolha uma das seguintes fases e comece a fazer:

  1. Colchonete: deitar e fazer 30 segundos de abdômen superior (joelhos dobrados, mão na nuca ou no peito e elevação da parte superior em direção ao joelho, contraindo o abdômen);
  2. Cone: fazer o trote (exercício de corrida sem o deslocamento);
  3. Caneleira: fazer exercícios de elevação de perna lateral, em pé;
  4. Corda: pular corda;
  5. Halteres: executar rosca alternada, para trabalhar bíceps

Após fazer todas as fazes, no período de 30 segundos cada, terá executado a primeira volta de circuito funcional, trabalhando aeróbico e anaeróbico juntos.

Treino de escada

3 atividades que queimam gordura e 2 atividades que não queimam

O treinamento de escada é muito eficaz para a queima calórica. Utilizado de forma correta, pode proporcionar um ótimo resultado, devido ao auto grau de esforço físico necessário.

Como executar?

Para fazer um treino de escada,comece devagar, subindo a escada um degrau por vez, até sentir que está cansando e, depois, desça lentamente, recuperando o fôlego e a musculatura. Repita os movimentos de 4 a 5 vezes, passando a fazer o exercício de duas a três vezes na semana, para que seu corpo ganhe resistência.

Após o ganho, aumente a intensidade e a dificuldade desses exercícios, bem como as repetições (de 6 a 8 vezes). Suba, na primeira vez, degrau por degrau e, na próxima, de dois em dois, alterando as repetições. Por fim, quando estiver mais condicionado, execute de 9 a 10 repetições.

Aulas de jump

3 atividades que queimam gordura e 2 atividades que não queimam

O Jump é uma modalidade de aula praticada em cima de um mini trampolim, no qual são executados movimentos aeróbicos, coreografados no ritmo de batida e no compasso de música. Essa aula é muito procurada para pessoas que querem queimar calorias ouvindo músicas animadas e divertindo-se com os ritmos variados

Esse exercício é executado em grupo, prometendo a queima de até 800 calorias por hora, desde que seja executado com alta intensidade.

Dica: procure uma academia que tenha um professor especializado nessa modalidade, comece a primeira aula devagar, respeitando seus limites, e jogue-se nessa atividade super divertida, com milhões de seguidores.

Atividades que não queimam gordura

  • Exercícios de abdominal;
  • Mesmo treino de musculação todos os dias.

Devemos tirar da cabeça a ideia de que abdominal queima gordura, que tem um gasto calórico enorme, ou mesmo que fazer milhões de abdominais te fará emagrecer e deixar a barriga tanquinho.

3 atividades que queimam gordura e 2 atividades que não queimamPrimeiro, o tanquinho que todos falam e desejam existe em todos os seres humanos, independentemente de serem magros ou gordos. Na verdade, esse músculo, chamado de abdômen, já está ali, o que falta é perder a gordura que sobreposta, que o esconde.

Segundo, o exercício de abdominal queima um pequena quantidade de calorias, devido ao corpo estar em movimento, mas, na verdade, só serve para deixar a musculatura do abdômen mais forte e tonificada

Por fim, o abdômen é um músculo como qualquer outro, por isso necessita do mesmo descanso – não adianta fazer milhões de abdominais todos os dias que, ao invés de desenvolver o músculo, acabará catabolizando (atrofiando e não desenvolvendo).

Não variar o treino

Sabe-se que a musculação queima calorias, mas se praticada da forma correta. Quando entramos em uma academia ou então contratamos um educador físico, queremos ver resultados rápidos e, até mesmo, treinar todos os músculos, achando que quanto mais, melhor, e que, se repetirmos a série todos os dias, trará o resultado esperado.

No entanto, isso é um mito. Quando se treina o mesmo músculo todos os dias, com as mesmas séries e repetições, ele não desenvolve, bem como a queima de gordura não ocorre. Treinar da mesma forma todos os dias faz com que corpo catabolize, pare de queimar gordura e se desenvolver.

Na verdade, o treino para queimar calorias tem que ser feito de forma alternada, para que os músculos não se acostumem com a rotina. Também, a variação faz com que o corpo receba estímulos diferentes constantemente, estimulando, assim, a queima de mais calorias.

Dica: desafie seu corpo a cada dia, com estímulos diferentes e respeitando seu tempo de descanso que terá resultados satisfatórios para queimar calorias e ter o corpo desejado.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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