Atividade física para combater o estresse: quais as mais indicadas?

A atividade física funciona para combater o estresse porque é responsável por reduzir significativamente o nível de cortisol e adrenalina do sangue, os chamados “hormônios do estresse”.

Mas, afinal, o que é o estresse?

Atividade física para combater o estresse: quais as mais indicadas?

O estresse é uma reação do organismo diante de situações que exigem um gigante esforço físico e/ou emocional para serem superados. É por meio da prática da atividade física que se é possível, além de combater o estresse, melhorar a qualidade do sono, a autoestima, eliminar o desconforto muscular, auxiliando, também, nas funções circulatórias e respiratórias.

O segredo da eficácia da atividade física contra o estresse é que, ao ser realizada, leva o corpo humano a produzir beta-endorfina, uma substância que gera sensação de prazer, bem-estar, felicidade e conforto.

As atividades físicas também são uma excelente arma contra outras duas terríveis doenças do século XXI: a depressão e a ansiedade. O  mais indicado para combater o estresse são aquelas atividades que dão mais prazer ao indivíduo e que devem ser praticadas de 3 (três) a 4 (quatro) vezes por semana, durante, no mínimo, 30 (trinta) minutos em cada oportunidade.

Ainda assim, conheça as principais atividades físicas para combater o estresse:

1. Natação

A natação é um excelente esporte para quem quer combater o estresse. Durante um mergulho, tudo fica mais devagar e menos barulhento. Outra vantagem é o fato de permitir momentos mais introspectivos, exigindo concentração nos movimentos e controle do corpo.

2. Escalada

Atividade física para combater o estresse: quais as mais indicadas?

Para realizar uma escalada, é preciso, além de força física, muita concentração. Por isso, ela é uma excelente opção de atividade física contra o estresse.

O segredo está no fato de que, para praticar essa atividade, é preciso pensar minuciosamente em cada movimento, o que evita distrações e pensamentos sobre problemas no trabalho, na família, nos relacionamentos ou outros “estressores”.

3. Tai Chi Chuan

Pratica pouco conhecida, mas que vem ganhando muito sucesso, essa arte marcial originária da China, combina a importantes pontos de práticas milenares envolvendo respiração, concentração e controle do corpo, sendo esta uma das mais eficientes atividades físicas contra o estresse.

Esses exercícios milenares melhoram habilidades mentais e físicas, além de serem um relaxamento para o corpo.

4. Dança

Atividade física para combater o estresse: quais as mais indicadas?

A dança é outra opção de atividade física com caráter terapêutico, que, além de queimar calorias e trabalhar os músculos, promove um bem-estar geral.

Ao dançar livremente, a pessoa tem a oportunidade de se libertar das tensões, expressar seus sentimentos e descarregar pensamentos negativos, sendo muito recomendada por especialistas como uma atividade física contra estresse, ansiedade, timidez e para elevar a autoestima.

5. Ioga

As técnicas de Ioga, como postura, meditação e respiração são responsáveis por estimular a resposta do nosso “sistema nervoso parassimpático” contra a ansiedade e o estresse. Ou seja, a Ioga é responsável por trabalhar a concentração do indivíduo, exercitando o seu equilíbrio corpóreo e mental, visando não só a obtenção da paz interior, mas também a redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Além das excelentes técnicas, o ambiente onde a Ioga é praticada também é importante, pois é ele deve projetado para proporcionar bem-estar aos adeptos da prática, o que ajuda ainda mais a relaxar e combater o estresse.

6. Artes Marciais

Atividade física para combater o estresse: quais as mais indicadas?

As artes marciais servem como uma terapia. Já imaginou descarregar o estresse em um saco de pancadas? Elas atuam na liberação de endorfina (importante neurotransmissor que combate o estresse), permitindo que o aluno libere toda a sua energia.

Qualquer arte marcial é uma opção de atividade física contra o estresse (Muay Thai, Jiu Jitsu, etc).

7. Outros exercícios

Atividades físicas aeróbicas ao ar livre, como corrida ou caminhada, devem ser sempre priorizadas. Entretanto, como dito inicialmente, o importante é escolher aquela que gere mais prazer. Pilates também é uma opção para quem quer uma atividade física estimulante.

Além de ser excelente aliada contra o estresse, a prática de atividades físicas constantes contribui também para reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, para melhorar a capacidade pulmonar, para fortalecer os músculos e ossos, para controlar a diabetes, etc.

Entretanto, é importante destacar que a prática de atividade física deve ser uma complementação contra o estresse, mas recomendações médicas devem ser sempre praticadas.

Por isso, além de ter uma alimentação saudável, é muito importante praticar diariamente uma atividade física!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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