Ashwagandha – Benefícios, Consumo Diário e Contraindicações

Você sabe o que é a Ashwagandha? Confira, aqui no Queor Viver Bem, indicações completas sobre benefícios, consumo diário e contraindicações dessa planta!

Ashwagandha é uma planta indiana muito conhecida, encontrada em pó ou em cápsulas como um extrato natural desenvolvido da raiz da planta. Ela oferece inúmeros benefícios à saúde, entre eles o efeito relaxante e estimulante sexual.

Com o passar dos anos, as pessoas passaram a acreditar mais na medicina natural e estão optando por tratar doenças secundárias com chás e plantas medicinais. A Ashwagandha é uma dessas plantas com poder curativo.

Quer saber mais sobre ela e os seus efeitos no organismo? Então, continue lendo o artigo e quais os seus benefícios e como deve ser o consumo, só aqui no Quero Viver Bem!

Ashwagandha

Benefícios do Ashwagandha

As doenças estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, principalmente o estresse, a ansiedade, a depressão, entre muitos outros.  Com a preocupação que existe com os medicamentos farmacêuticos, que consertam uma coisa e estragam muitas outras a medicina natural de ervas, chás, suplementos e alimentos está em alta. Por isso que a Ashwagandha vem sendo tão apreciada, veja abaixo os seus benefícios:

Diminui a ansiedade

O efeito da raiz da planta para a ansiedade está relacionado com o mesmo efeito causado pelos medicamentos Imipramina e Lorazepam, mas com um diferencial, ela não oferece efeitos colaterais.

Melhora o sistema imunológico

Após vários estudos, foi comprovado que o consumo de Ashwagandha, seja do extrato, seja do chá da raiz todos os dias, estimula e traz muitos benefícios ao sistema imunológico, pois conta com nutrientes, vitaminas e minerais.

É um estimulante sexual natural

Suas propriedades são afrodisíacas elevando o desejo sexual, pois ela age como a testosterona, que estimula a ereção e o desejo sexual dos homens.

Faz bem para a memória

Por ser fonte de duas propriedades naturais de grande importância – withaferin A e withanolide D -, que são utilizadas em medicamentos para o cérebro há anos, protege o órgão de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Equilibra os níveis de glicose

As substâncias da planta podem controlar os níveis de glicose no sangue, sendo um excelente medicamento natural para o controle da diabetes. Estudos comprovaram que pessoas que consomem o extrato da raiz aumentaram a sensibilidade do pâncreas para a insulina.

Ashwagandha

Fornece energia ao corpo

Suas propriedades fornecem energia, mais vigor e saúde para as tarefas do dia a dia. Por conta disso, é muito recomendada para pessoas que praticam atividades físicas e para quem trabalha usando a mente.

Alivia o estresse

O Ashwagandha é um antidepressivo natural, pois suas propriedades agem direto nos hormônios atingidos pelo estresse, equilibrando-os

Melhora a qualidade do sono

Estudos realizados com pessoas em idades entre 18 e 30 anos tomando 3 doses de Ashwagandha por dia no período de 10 dias tiveram mais facilidade para adormecer e melhoraram a qualidade do sonho.

Combate vários tipos de câncer

Os componentes da planta podem reduzir o desenvolvimento de tumores, principalmente aqueles que são malignos. As propriedades são oxidantes e, em grande quantidade, capazes de diminuir o tamanho dos tumores.

Além dos benefícios acima, a planta conta com propriedades que também auxiliam no combate a doenças como fadiga adrenal, tuberculose, úlceras e artrite.

Esses são benefícios que foram comprovados cientificamente e os estudos ainda continuam em torno do Ashwagandha, pois acredita-se que o seu potencial ainda é muito maior e pode curar muitas outras doenças.

Como usar Ashwagandha?

A dose indicada de Ashwagandha deve ser de acordo com cada pessoa e suas condições, como idade e saúde. Se for chá, o ideal é 1 a 2 colheres de chá; se for usar pó, é indicado entre 5 ou 6 gramas. Para outras dosagens, é recomendado consultar o seu médico.

Ashwagandha

Contraindicações

As contraindicações da planta/raiz podem ser várias. Mesmo sendo um produto natural, deve ser evitado por grávidas, pessoas diabéticas e hipertensas, pois o consumo pode interferir no efeito de demais medicamentos.

Qual o consumo diário de Ashwagandha?

Você vai encontrar o Ashwagandha de três formas para consumir:

  • Chá: Consumir 1 xícara antes de dormir;
  • Cápsulas: Consumir 1 comprimido antes do almoço e 1 antes da janta;
  • Extrato: Consumir de 2ml a 4ml (40 e 80 gotas, respectivamente) em meio copo de água, 3 vezes ao dia.

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