Arroz tem glúten? Consumo e Opção saudável

Apesar de ser um cereal, o arroz não contém glúten, o que é uma ótima notícia para as pessoas que têm algum tipo de intolerância a essa substância, afinal, o alimento é um prato muito presente na mesa dos brasileiros sendo, junto com o feijão, a base de nossa alimentação. Mas afinal, o que é glúten e porque tantas pessoas têm essa dúvida?

Arroz

O que é glúten?

Glúten é um composto proteico encontrado em alguns cereais, tais como trigo, centeio e cevada e, é claro, seus derivados. É ele que dá viscosidade e elasticidade para alguns alimentos, como as massas.

Pessoas que sofrem com algum grau de intolerância ou que têm a doença celíaca (uma doença autoimune, causada pela reação imunológica à ingestão dessa proteína) não podem ingerir glúten, pois a proteína pode causar danos à mucosa do intestino.

A não ser para os casos citados acima, o glúten não faz mal para a saúde, portanto não é necessário cortá-lo de sua dieta.

Arroz

Opção contra o glúten

Alguns dos alimentos mais apreciados e consumidos no Brasil (e no mundo) são ricos em glúten, tais como pizzas, bolos, tortas e aquela bela macarronada, por isso não podem fazer parte da dieta das pessoas com intolerância à proteína.

Por ser livre de glúten, o arroz se torna uma grande opção de alimento para essas pessoas, pois é possível substituir a farinha de trigo por farinha de arroz e, dessa forma, poder consumir os alimentos restritos de maneira ainda mais saudável, pois a farinha de arroz possui menos gordura que a farinha de trigo, principalmente se o arroz utilizado for o integral.

[VEJA TAMBÉM: DIETA SEM GLÚTEN – EMAGRECE?]

Arroz

Moderação no consumo

O arroz é rico em nutrientes, como vitaminas, potássio e ferro, mas é preciso moderação ao consumi-lo, principalmente para quem está de dieta, pois é um alimento rico em carboidratos. Prefira o arroz integral ou o parboilizado, pois são menos processados e, por isso, possuem mais nutrientes.

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Receitas Sem Glúten – 7 opções saudáveis para provar já!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário