Muitas pessoas, no intuito de fugir do sedentarismo e ir em busca de uma vida mais ativa e saudável, optam por se matricular numa academia e iniciar exercícios de musculação. Mas, ao se deparar com aquela sala cheia de aparelhos, barras, anilhas e pesos, é natural ficar perdido, sem saber o que são e para o que servem.
Pois bem, os aparelhos de musculação são os principais aliados de professores de educação física na hora de montar uma série de exercícios, principalmente para um aluno iniciante. Eles são mais fáceis de serem executados, com risco menor de lesão, e se ajustam a tamanhos e pesos diferentes.
Quais são os principais aparelhos de musculação?
Eles podem ter designers, tamanhos e cores diferentes. Uns são mais confortáveis e têm melhores ajustes do que outros, mas, de maneira geral, cumprem as mesmas funções. Vamos conhecer os principais aparelhos que não podem faltar numa academia de musculação, a seguir.
Aparelho de musculação para membros inferiores
Cadeira extensora
Tem a função de fortalecer a parte anterior da coxa, o quadríceps. Esse aparelho possui regulagens para a coluna e para a posição dos pés, sendo um dos principais exercícios para garantir volume e modelagem dos músculos.
Mesa flexora
Fortalece a parte posterior de coxas, os músculos isquiotibiais (bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso). É muito importante para o fortalecimento local, já que os exercícios comuns de membros inferiores não costumam atingir a musculatura posterior de coxa.
Ele também pode ser encontrado nas academias como Cadeira Flexora.
Cadeira adutora e abdutora
Essa cadeira tem regulagem para realizar dois exercícios que são visualmente parecidos, mas que trabalham musculaturas totalmente diferentes.
Quando está na função adutora, a cadeira já se encontra aberta e as pernas ficarão pra fora, devendo-se realizar força para fechá-la, fortalecendo, assim, os músculos adutor longo, adutor curto e adutor magno, pectíneo e grácil.
Na função abdutora, a cadeira se encontra um pouco mais fechada e as pernas ficarão por dentro, devendo-se realizar força para abri-la, fortalecendo, assim, os músculos glúteo médio e glúteo mínimo, tensor da fáscia lata e piriforme.
Esse aparelho também possui regulagem para coluna e pode ser encontrado em versão separada, ou seja, uma cadeira só adutora e outra só abdutora.
Leg press
Esse é um dos exercícios mais populares para membros inferiores e traz ótimos resultados para fortalecimento e aumento de volume dessa região. Ele é multiarticular, ou seja, trabalha as articulações do joelho, tornozelo e quadril, além de que fortalece a musculatura da perna como um todo (quadríceps, posterior de coxa, panturrilha e glúteos).
Existem versões horizontais e inclinadas, nas quais podem ser feitas variações de treino em relação à posição dos pés.
Aparelhos para membros superiores
Aparelho ou banco para supino
Esse é um dos principais exercícios para desenvolver peitoral e de quebra fortalecer ombros e braços. Normalmente, ele é realizado em um banco com barra livre, mas muitas academias possuem um aparelho específico de supino, ideal para quem está iniciando na musculação.
Esse banco de supino também pode ser utilizado para diversos outros exercícios com pesos livres (halteres, barras, caneleiras), sendo muito popular nas salas de academia, pois é versátil e utilizado tanto para exercícios de membros superiores quanto inferiores.
Pulley (puxador)
Aparelho que fortalece os músculos dorsais. Com uma variedade de pegadas (aberta, fechada, pronada, supinada) e diferentes tipos de acessórios para realizar essas pegadas, o pulley é um importante aparelho das academias.
Cada acessório e cada pegada especifica a região dorsal que está sendo trabalhada. Por isso, o professor pode variar de acordo com o objetivo e desenvolvimento do aluno.
Polia
Esse é um aparelho multiuso. Pode-se realizar diversos exercícios para diferentes regiões do corpo. Seus acessórios e sua posição (alta ou baixa) definem o exercício que será realizado.
Os mais populares são exercícios para bíceps e tríceps, para ombros e para glúteos. É utilizado desde os alunos iniciantes até os mais experientes, sendo muito encontrado nas academias.
Peck deck (voador)
Aparelho muito conhecido nas academias, quem já treinou em uma sala de musculação provavelmente fez esse exercício.
Popularmente conhecido como voador, o pack deck fortalece os músculos do peitoral, com ênfase no peitoral maior, peitoral menor e serrátil anterior. É de fácil execução e a maioria dos aparelhos tem regulagem de altura do banco.
Esse mesmo aparelho pode ser usado para um outro exercício, apenas fazendo uma regulagem das alavancas. Ele também trabalha músculos das costas, como trapézio, romboides e deltoide posterior.
Aparelhos de cardio
Esteiras, bicicletas ergométricas, elípticos, escaladores, escadas (steps) são aparelhos que desenvolvem nossa função cardio. Essenciais para os treinos de academia, não servem apenas para quem quer perder peso.
Também são ótimos para adquirir condicionamento físico e para realizar aquecimento pré-treino, entre outras funções. São indispensáveis em uma academia de ginástica.
Acessórios de musculação
Os acessórios são os complementos dos aparelhos de musculação. São muito importantes para complementação de uma série de academia. Como exemplos, temos elásticos, anilhas, halteres, barras, steps, colchonetes, bolas, entre outros. Sem eles seria quase que impossível realizar um bom treino de musculação, já que possibilitam uma diversidade muito grande de exercícios e fazem com que o treino fique ainda mais dinâmico e eficaz.
Com o grande incentivo das mídias sociais pela busca de melhores hábitos de vida e saúde, os exercícios físicos estão sendo muito procurados. As academias estão cada vez mais cheias e o universo fitness inovando a todo momento.
Hoje em dia, existem inúmeros aparelhos de musculação, sendo que as academias mais modernas disponibilizam aparelhos para todo tipo de exercício.
No entanto, não podemos esquecer que a execução correta dos exercícios é essencial para se ter resultados positivos, por isso, não deixe de procurar orientação de um professor de educação física.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.