Os transtornos alimentares são, dentre todos os transtornos mentais, responsáveis pelos maiores índices de mortalidade. Esse dado levantou muitos debates sobre esses distúrbios e, especialmente, as diferenças entre anorexia e bulimia. Esses distúrbios alimentares ocasionam a morte de cerca de 10% dos pacientes diagnosticados com tais enfermidades e atingem, na maioria das vezes, mulheres e jovens.
Apesar de serem distúrbios diferentes, há algumas semelhanças entre anorexia e bulimia, como as causas de ambos os transtornos alimentares: ambiental, psicológica e biológica. A causa ambiental é a cultura atual que enfatiza e padroniza a magreza como o belo, o corpo ideal – o que acaba levando pessoas a fazerem qualquer coisa para estarem no padrão.
Há, também, a causa psicológica, em que algumas características emocionais podem acabar contribuindo para o surgimento da bulimia ou anorexia. Por fim, há, ainda, a causa biológica para o surgimento de ambos os distúrbios, que são alterações genéticas, que propiciam que certos indivíduos desenvolvam a bulimia ou a anorexia.
Diferenças entre anorexia e bulimia
Como dito, há algumas semelhanças entre os referidos distúrbios alimentares, como as causas de surgimento e, até mesmo, alguns sintomas e tratamentos. Entretanto, alguns detalhes evidenciam as diferenças entre anorexia e bulimia.
A diferença chave entre anorexia e bulimia é que a bulimia se caracteriza pela compulsão alimentar, pela ânsia de comer repetidamente e de forma exagerada, mas, logo em seguida, ocorre a expulsão de maneira forçada pelo corpo.
Já a anorexia é a disfunção alimentar caracterizada por redução da alimentação e também por hábitos alimentares considerados inadequados. As pessoas com anorexia, geralmente, não comem muito, apenas ingerem quantidades suficientes para se manterem vivas.
Gravidade das doenças
A bulimia é considerada menos letal que a anorexia, pois, nessa última, o risco de morte se torna muito grande, por conta da desnutrição, tendo em vista que o corpo recebe pouco ou nenhum nutriente, pois a pessoa tende a comer pouco.
Ressalta-se que a bulimia é a forma mais frequente de distúrbio alimentar. Outras diferenças entre anorexia e bulimia estão nos sintomas. Na bulimia os sintomas principais são físicos, emocionais e comportamentais:
- Refluxo gástrico;
- Síndrome de Boerhaave, que é uma ruptura na parede esofágica, causada por vômitos frequentes;
- Gastroparesia;
- Traumas no revestimento da boca ou garganta (em decorrência da inserção do dedo ou outros objetos para forçar o vômito);
- Prisão de ventre;
- Lágrimas de Mallory-Weiss;
- Comer descontroladamente em uma refeição ou lanche;
- Ir para o banheiro logo após comer grandes refeições.
Já os sintomas da anorexia são:
- Ritmos cardíacos irregulares;
- Perda de peso extrema;
- Tontura e desmaios;
- Osteoporose;
- Descoloração azulada nos dedos;
- Desidratação;
- Ausência de menstruação;
- Fadiga e insônia;
- Recusa para comer e negação de fome;
- Humor deprimido e/ou falta de emoções;
- Dietas rígidas e estranhos rituais alimentares, como cortar alimentos em pequenos pedaços e cuspir a comida logo após mastigar.
A perda de peso é maior na anorexia, pois praticamente não há a ingestão de alimentos, diferentemente das pessoas bulímicas que, ao alimentarem-se, o organismo consegue absorver de 30% a 50% de nutrientes.
Tratamento para anorexia e bulimia: existe diferença?
Como a anorexia é um distúrbio mais grave, pode acabar necessitando de internação e tratamento hospitalar, tendo em vista que a falta de alimentação correta causa problemas de desidratação, distúrbios de ritmo cardíaco e outros que podem provocar a morte.
Em geral, o tratamento tanto para anorexia quanto para bulimia envolve psicoterapia, terapia individual e familiar e outras formas de terapia.
Antidepressivos também podem ser receitados, que no caso da bulimia contribui para reduzir os sintomas e para a anorexia ajudam a tratar outros problemas mentais que podem surgir, como depressão ou ansiedade.
Em regra, é preciso uma equipe de nutricionista, psicólogo e psiquiatra para tratar o paciente. Compreendidas as diferenças entre anorexia e bulimia, é preciso conscientizar que ambos são distúrbios sérios, que merecem atenção e muito suporte às pessoas que sofrem de tais transtornos alimentares
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.