Amora – Benefícios, Informação nutricional e Receitas

Você gosta de amora? Sabia que essa frutinha é pequena, mas repleta de nutrientes e ainda colabora para quem quer perder peso? Ela é um fruto da Morus, ou, como é popularmente conhecida, amoreira silvestre ou silveira. As folhas da árvore são consideradas plantas medicinais, pois contêm propriedades anti-inflamatórias e antioxidante.

amora benefícios

O fruto tem ótimas propriedades benéficas para quem o consome: diurética, antidiarreica, antioxidante, cicatrizante e muitos outros benefícios. E o melhor de tudo é que, além de gostosa, a amora ajuda a emagrecer! Saiba tudo sobre essa delicada frutinha e conheça algumas receitas:

Tabela nutricional da amora

A cada 100 g de amora você encontra:

  • 61 calorias;
  • Carboidrato: 12,6g;
  • Proteínas: 1,20g;
  • Gorduras: 0,6g;
  • Vitamina A (Retinol): 10mcg;
  • Vitamina C: 18mg;
  • Cálcio: 36mg;
  • Fósforo: 48mg;
  • Ferro: 1,57,g.

A amora é proveniente da Ásia. No Brasil, é uma planta de fácil cultivo. Suas propriedades medicinais, devido a tantos nutrientes, são utilizadas há séculos pelos asiáticos. De acordo com os chineses, a fruta é considerada um elixir da juventude, além de purificadora do sangue.

Amora emagrece?

Para quem quer perder peso, pode apostar na amora em duas formas: na fruta e nas folhas da amoreira.

O fruto possui poucas calorias e muitas vitaminas. Por ter uma boa quantidade de fibras, também desempenha um bom papel ajudando a regular o intestino e proporcionar saciedade. A amora é uma boa pedida para o lanche da tarde!

amora

Já o chá da folha de amora contém os mesmos nutrientes que a fruta. O seu efeito é laxante leve e evita que o corpo absorva todo o açúcar ingerido. Esse açúcar é queimado em forma de energia, ao invés de acumular como gordura. Tudo isso faz com que o chá de amora seja um ótimo aliado da dieta.

É importante salientar que a amora sozinha não faz milagre! Você pode consumi-la juntamente com um cardápio balanceado e nutritivo. O chá pode ser consumido diariamente – duas xícaras. Uma boa dica é fazer pela manhã e ir tomando no decorrer do dia, bem geladinho!

Benefícios da amora

O emagrecimento é um dos principais benefícios. Ela ainda possui muitos outros que vão fazer você querer ir à feira agora mesmo!

Controla a pressão

Possui um antioxidante (resveratrol) que regula a vasoconstrição das veias sanguíneas e reduz a ação da angiotensina, que aumenta a pressão sanguínea.

Previne doenças e acidentes cardiovasculares

Os minerais presentes na fruta também colaboram para a boa circulação do sangue, evitando doenças e problemas do coração.

Boa para o sistema imunológico

É rica em vitamina C, conhecida por aumentar a resistência do sistema imunológico. Isso evita o contágio de doenças infecciosas.

Combate os radicais livres

Isso significa que a amora é boa para a pele, o cabelo e ainda evita que células sadias tornem-se cancerígenas. Ela também é excelente para a visão, possuindo um antioxidante específico para isso, a zeaxantina.

Combate o envelhecimento precoce

A luta contra os radicais livres contribui evitando o envelhecimento precoce, principalmente, devido às vitaminas A e E.

Fortalece os ossos

É rica em cálcio, ferro e vitamina K. Tudo isso é essencial para a regeneração óssea, prevenindo e combatendo a osteoporose e, também, o desgaste natural dos ossos.

Receitas

Você pode ingerir a fruta in natura, o suco ou o chá da folha de amora, além de adicionar no iogurte ou vitamina.

Chá de folha de amora

Você irá precisar de:

  • 1 colher de chá de folhas secas de amora;
  • 1 xícara de água fervente.
  1. Coloque a água para ferver;
  2. Após a fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de amora, deixando agir por 10 minutos;
  3. Em seguida, basta coar e tomar. Se preferir, leve o chá para a geladeira antes de tomar.

Essa receita também combate cólicas menstruais e a diarreia.

Suco de amora

O suco de amora é bem simples! Você precisará de:

  • 100 g de amora;
  • 1 copo de água.
  1. Lave as frutas e coloque-as junto com a água no liquidificador;
  2. Não é preciso coar e também pode ser ingerido gelado.

suco de amora


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário