Amendoim – Benefícios para a saúde, Como consumir, Receitas caseiras

Um dos principais benefícios do amendoim é a presença de A oleaginosa é fonte de fibras, o que significa que ela demora mais tempo para ser digerida pela organismo, promovendo a sensação de saciedade. Veja algumas receitas para consumir na quantidade certa!

É difícil imaginar que o amendoim possui tantos benefícios para a saúde, afinal, ele é uma grande estrela nos petiscos de final de semana. A oleaginosa é fonte de fibras, o que significa que ela demora mais tempo para ser digerida pela organismo, promovendo a sensação de saciedade.

Mas, os benefícios do amendoim não param por ai, pois ele tem um perfil nutricional parecido com o da castanha, formado pela combinação de três macro nutrientes essenciais: a proteína, a gordura e o carboidrato.

No entanto, o amendoim é bastante calórico, por isso não pode ser ingerido em excesso. Uma porção de 100 gramas possui aproximadamente 567 calorias, portanto os especialistas recomendam que o consumo diário da oleaginosa não deve ultrapassar 40 gramas. Clique para ver quantas calorias você precisa comer para emagrecer. 

amendoim tabela nutricional

Tabela Nutricional do Amendoim

Valores nutricionais em uma porção de 100 gramas:

  • Calorias: 567 Kcal;
  • Carboidratos: 16 gramas;
  • Proteínas: 26 gramas;
  • Fibras: 9 gramas;
  • Gorduras totais: 49 gramas;
  • Gorduras saturadas: 7 gramas;
  • Gorduras Poliinsaturadas: 16 gramas;
  • Gorduras Monoinsaturadas: 24 gramas;
  • Potássio: 705 MG;
  • Sódio: 18 MG;
  • Açúcar: 4 gramas;
  • Cálcio: 92 MG;
  • Ferro: 4,6 MG;
  • Vitamina B6: 0,3 MG;
  • Magnésio: 168 MG.

Benefícios

Para aproveitar os benefícios do amendoim é importante evitar as versões salgadas pois elas trazem um número elevado de sódio, conferindo muitos malefícios à saúde, assim como as versões doces e caramelizadas que contém elevada quantidade de açúcar.

amendoim beneficiosEscolha a versão in natura do alimento e aproveite os seguintes benefícios:

  • Redução do estresse, pois ele contém triptofano, essencial para regular o humor;
  • Combate os radicais livres conferindo uma pele mais bonita e um organismo resistente a inúmeras doenças, inclusive ao câncer;
  • Melhora a memória devido ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro;
  • Ajuda no processo de emagrecimento por causa da presença dos ácidos graxos essenciais;
  • Melhora a energia dando mais disposição para os treinos;
  • Reduz o colesterol ruim.

Confira aqui mais dicas de alimentação simples para emagrecer sem nem perceber!

Como consumir

O amendoim em sua forma in natura (torrado ou não) é a maneira mais indicada de consumo. Com ele é possível fazer pequenas porções para lanches da tarde, lembrando que a quantidade não deve ultrapassar 40 gramas diárias (essa quantidade irá variar de acordo com seu objetivo, se deseja emagrecer, ganhar peso ou apenas ter uma alimentação mais saudável).

A oleaginosa é especial, também, para o preparo de deliciosos pratos que aproveitem os seus benefícios. Por isso, separamos duas incríveis receitas com amendoim para você fazer em casa e surpreender a sua família e os seus convidados. Confira:

Receita de Pasta de Amendoim

Ingredientes:

  • 2 xícaras de amendoim torrado sem casca

pasta de amendoim caseiraModo de preparo:

  1. Caso tenha somente os amendoins crus, coloque eles em uma assadeira e leve-os ao forno de 180 graus, por 10 minutos, e espere eles torrarem por inteiros;
  2. Depois de frios, remova as cascas;
  3. Pegue os amendoins torrados e coloque-os no processador ou liquidificador até que virarem uma farofinha;
  4. Bata por bastante tempo – ele precisa soltar o óleo que tem dentro, e isso pode ser visto quando começar a grudar nas paredes do processador;
  5. Depois de pronta, coloque em pote com tampa e guarde na geladeira.

A pasta de amendoim tem validade de 1 mês na geladeira e 2 semanas fora dela. Caso queira fazer uma quantidade maior, dobre a receita. Você pode adicionar um pouco de açúcar mascavo ou mel para deixar a pasta mais docinha ou sal para ficar mais salgada.

Essa receita é uma boa pedida para comer com torradas e pães integrais, tapioca e frutas.

Receita de Paçoca de Amendoim

Ingredientes

  • 3 xícaras de amendoim torrado;
  • 1 xícara de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de farinha de mandioca fina;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

  1. receita de pacoca caseiraBata o amendoim no processador ou liquidificador, potência máxima, até virar uma farofa;
  2. Depois que o amendoim virou farofa, coloque o açúcar mascavo e bata bem, para misturar tudo;
  3. Em uma panela, toste a farinha de mandioca até dourar, mexendo sempre para não queimar (use fogo médio);
  4. Coloque a farinha de mandioca no processador junto com a farofa de amendoim e misture até formar uma pasta. Muita atenção, pois é nessa hora que o amendoim vai soltar o óleo que forma a paçoca;
  5. O ponto certo é quando você consegue modelar a paçoca, para isso, use uma colher de sopa, fazendo o molde que quiser e pressionando bem a mistura para ficar compacta.

 

Ambas as receitas são muito usadas por atletas para dar energia durante os treinos – nas quantidades certas, é claro. Para fugir do ganho de peso, respeite a indicação diária da oleaginosa, que deve ser calculada por um nutricionista.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário