Ameixa seca: emagrece? Benefícios, Calorias e Propriedades

Conheça aqui todos os benefícios da ameixa, saiba quantas calorias tem, a tabela nutricoinal completa da fruta e dicas de receitas incríveis!

A ameixa seca, além de ser muito apreciada em doces e saladas, é altamente benéfica ao bom funcionamento do intestino. Entre suas propriedades, a riqueza em fibras e a ação antioxidante são alguns dos benefícios dessa fruta, que protege as células de danos e previne o envelhecimento.

O fruto popularizou-se como “seca barriga” por auxiliar na perda de peso. Sua função de emagrecimento, no entanto, acontece de maneira indireta, já que ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no intestino que causam inchaço. Além disso, ela serve como lanche perfeito para matar a fome, evitando que a tentação pela comida estrague o resultado de dietas.

benefícios da ameixa seca

Benefícios da ameixa -seca

A ameixa, tanto seca como in natura, serve para várias funções. Abaixo, segue os 7 benefícios mais intensos da fruta:

1 – Previne a osteoporose

Conforme demonstram pesquisas publicadas pela Universidade Estadual da Flórida¹, nos Estados Unidos, a ameixa é a fruta mais benéfica para a saúde dos ossos, pois é a que contém maiores quantidades de potássio – mineral importante para a fixação do cálcio nos ossos. Somente 100 gramas de ameixa seca são suficientes para suprir o corpo da necessidade diária do nutriente.

A pesquisa analisou, por três meses, dois grupos de mulheres na fase da menopausa – momento em que há grande perda óssea. A primeira equipe fazia o consumo regular de 100g de ameixa seca, enquanto que a segunda consumia 75g de maçã seca diariamente. Ao final do estudo, conclui-se que as participantes que comiam ameixa atingiram uma perda óssea consideravelmente menor do que quem comeu a outra fruta.

2 – Melhora a saúde da visão

A ameixa seca possui grandes quantidades de vitamina A, funcionando como um poderoso antioxidante para os olhos. Consumir 100 gramas de ameixa seca representa 3% do valor diário de consumo da propriedade. Dessa forma, regularmente ingerida, a fruta é capaz de prevenir doenças oculares, sobretudo em pessoas idosas.

3 – Mantém pele, cabelo e unhas saudáveis

Um estudo publicado no Simpósio de Educação, Tecnologia e Sociedade² mostra que o consumo de ameixa ajuda a prevenir o envelhecimento de pele, unhas e cabelo, devido às propriedades antioxidantes naturais da fruta desempenhadas por compostos fenólicos da sua composição.

Não é à toa que muitos fitoquímicos e a indústria de cosméticos utiliza a ameixa em larga escala para conquista de efeitos antienvelhecimento. Se você ler o rótulo de embalagens dos produtos “anti-aging”, é muito provável que encontre a ameixa ou compostos extraídos da fruta na lista de ingredientes.

4 – Regula os níveis de colesterol

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Ceará³ comprova que as fibras solúveis presentes na ameixa seca ajudam a diminuir o colesterol total, sendo esta fruta muito recomendada para quem tem histórico de doenças cardiovasculares.

Ao comer ameixas, a fibra alimentar presente em sua fórmula libera uma espécie de gel no trato digestivo, capaz de aumentar o bolo fecal.  Com fezes maiores, o organismo demorará mais tempo para digerir os nutrientes até a evacuação e, consequentemente, parte da gordura presente nos alimentos ficará retida no bolo fecal, sendo eliminada junto com as fezes.

5 – Trata o intestino preso

Os alimentos ricos em fibras são verdadeiros remédios naturais para quem sofre de prisão de ventre. Eles ajudam a regular os movimentos intestinais e garantem que o bolo fecal fique mais úmido, assim, na hora de evacuar, o indivíduo não precisará fazer tanta força.

Um intestino regulado é o segredo para a prevenção  de muitas doenças, inclusive, para garantir o bom humor. Se você sofre desse problema, recomendamos que leia o conteúdo completo sobre intestino preso. Lá você vai encontrará várias receitas para além da ameixa seca.

6 – Emagrecimento

Apesar de ser rica em frutose, o açúcar das frutas, a ameixa seca auxilia no emagrecimento. Uma pesquisa feita pela Universidade de Liverpool (4) responde esta dúvida: a perda de peso proporcionada pela fruta se dá por conta dos seus efeitos colaterais.

O estudo reuniu 100 voluntários que tinham um cardápio pobre em fibras. Cinquenta deles foram induzidos a comer porções diárias de frutas secas, incluindo a ameixa. A outra metade somente manteve uma dieta hipocalórica. Depois de três meses, o grupo que mais emagreceu foi o que comeu a ameixa seca.

Somente com essa pequena alteração de cardápio, os participantes emagreceram 2 quilos e diminuíram a circunferência da barriga em 2,5 centímetros ( daí o trocadilho da ameixa-seca barriga).

O emagrecimento não é o único benefício do consumo regular de fibras. Clique no link para saber tudo o que uma alimentação rica neste nutriente é capaz de fazer!

7 – Regulariza a pressão arterial

A ameixa seca é um dos alimentos indispensáveis na dieta para hipertensos. Sabe-se que esta fruta ajuda a regular a pressão arterial e a evitar o acúmulo de gorduras nas veias e artérias.

Na prática, ela previne as doenças cardiovasculares e pode até ajudar na obtenção de melhor desempenho sexual entre os homens.

Tabela nutricional da ameixa seca

Abaixo, seguem todas as propriedades encontradas em 100g de ameixa seca (aproximadamente 20 ameixas):

  • Calorias: 186 kcal;
  • Proteínas: 2,73g;
  • Gorduras: 0,44g;
  • Carboidratos: 43,15g;
  • Fibras: 7,1g;
  • Vitamina A: 20mcg;
  • Vitamina C: 62mg;
  • Ferro: 3,5 mg.

Como visto, ela é bastante rica em carboidratos, portanto, consuma com moderação. Consulte um nutricionista para que ele avalie suas necessidades diárias.

Como consumir a ameixa seca?

A ameixa seca pode ser consumida no café da manhã e em lanches intermediários. Como, em sua composição, ela praticamente é composta de carboidrato, é interessante consumi-la com outras fontes de nutrientes como proteínas (leite, iogurte) e gorduras boas (oleaginosas, pasta de amendoim).

Uma opção boa de lanche para carregar na bolsa e fazer um mix com ameixa seca e castanhas, nozes, amêndoas, etc. Fica um delícia, é prático e super saudável!

Cuidado com a quantidade! Por ser uma fruta seca, ela acaba sendo menor e mais “concentrada”, ou seja, tem mais calorias em menores porções. Com moderação, essa fruta pode ser uma grande aliada da saúde e do emagrecimento saudável!


Referências usadas neste conteúdo

¹ UNIVERSIDADE ESTADUAL DA FLÓRIDA.

²SIMPÓSIO DA EDUCÃO TECNOLÓGICA E SOCIEDADE. Atividade antioxidante da ameixa e maçã no desenvolvimento de fitocosmético para pele. Disponível em: http://cadernosets.inhumas.ifg.edu.br/index.php/cadernosets/article/view/15/5

³ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Obtenção de barras de cereais de caju ameixa com alto teor de fibras processadas com ingredientes funcionais. Disponível em: http://www.ppgcta.ufc.br/luisamourao.pdf

(4) UNIVERSIDADE DE LIVERPOOL. Eating prunes can help weight loss. Disponível em: https://news.liverpool.ac.uk/2014/05/30/eating-prunes-can-help-weight-loss


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário