Existe relação entre a amamentação e a queda de cabelo?

A maternidade deixa qualquer mulher com o cabelo em pé. O corpo feminino sofre muitas alterações durante os nove meses de gestação e continua mudando no pós-parto, por isso demora um tempo para que a mamãe se sinta como antes da gravidez. Muitas sofrem uma queda na autoestima, afinal, poucas horas de sono, correria do dia a dia e queda de cabelos não ajudam, não é mesmo?

Três ou quatro meses após o nascimento do bebê a rotina ainda está bagunçada, mas começando a ganhar forma. É nesse período que uma mudança surge e assusta as mamães: a queda de cabelo. Esse acontecimento é comum durante a amamentação, no entanto está mais relacionado ao pós-parto do que à amamentação em si. Entenda melhor:

O corpo no pós-parto

Existe relação entre a amamentação e a queda de cabelos?

Durante a gestação, o corpo vive uma alteração hormonal extrema. É bem comum que o humor, por exemplo, também altere. Quando o bebê nasce, o corpo vai diminuindo a produção hormonal, até chegar aos seus níveis normais. Esse período, assim como a gravidez, é composto de alterações no corpo e no emocional da mamãe.

A produção de leite começa ainda com o bebê na barriga da mãe. E, logo após o nascimento, ele aumenta consideravelmente, até pegar o ritmo das mamadas da criança. Com o passar dos meses, você perceberá que o leite “desce” próximo da hora de amamentar.

Uma das alterações que acontecem no pós-parto que assusta é a queda de cabelo. Muitas mulheres procuram o seu ginecologista ou um dermatologista no terceiro ou quarto mês após o parto com esse problema. Mas, acalma-se! Não é preciso desespero, porque isso é completamente normal.

Queda de cabelos na amamentação e no pós-parto

O corpo produz um hormônio chamado estrogênio, que é responsável pelo crescimento e pela saúde dos fios de cabelo. Na gestação, os hormônios femininos estão à flor da pele, sendo produzidos em excesso. Por esse motivo, na gravidez, a pele e o cabelo costumam ficar muito mais bonitos.

Quando o bebê nasce, o corpo estabiliza a produção hormonal, ou seja, diminui a produção do estrogênio responsável pelo crescimento e pela saúde dos fios. Por esse motivo, nos primeiros meses de pós-parto, o cabelo enfraquece e cai. Não é preciso se desesperar! Isso é um efeito passageiro e irá regular, à medida que os níveis de hormônio se estabilizem.

O ato de amamentar em si não estimula a queda de cabelo. Prova disso é que mesmo as mulheres que não amamentam passam por essa fase durante o pós-parto. Se o seu cabelo está caindo muito, você pode amenizar o problema cuidado melhor dos fios, enquanto espera seus hormônios normalizarem.

Como cuidar dos cabelos na amamentação e pós-parto

Existe relação entre a amamentação e a queda de cabelos?

É bem difícil conseguir voltar à rotina normal, após o nascimento do bebê. Afinal, o dia fica muito mais corrido e muitas mamães acabam deixando os cuidados estéticos de lado. Não cometa esse erro, mamãe! Isso poderá diminuir sua autoestima e prejudicar o seu emocional. Por isso, cuidar dos cabelos na amamentação é pós-parto torna-se essencial.

Cuidar para evitar a queda de cabelos na amamentação não é tão difícil e nem exige muito tempo. Basta alterar o que você já faz e ser mais cuidadosa. Entenda que, nessa fase, os fios estão muito mais frágeis e quebradiços. Por isso, evite lavá-los diariamente, pois irá enfraquecer ainda mais os fios, contribuindo para a queda.

Prefira produtos que nutrem e reforcem o cabelo, sendo os sem sal os mais indicados. Na hora de pentear, use escova com cerdas macias. O penteado clássico de uma mãe recente é o coque, afinal é bem prático. No entanto, esse agride os fios consideravelmente, portanto refira deixá-los soltos, enquanto estiverem molhados e sempre que puder.

Fique de olho na alimentação e escolha alimentos ricos em proteínas (ovos, carnes, leite e derivados), vitamina A (legumes e verduras, como cenoura e espinafre), ferro (feijão e beterraba) e zinco (castanha-do-Pará, grãos integrais etc).

Se mesmo com esses cuidados você achar que o cabelo está caindo em excesso e formando falhas, procure um médico. Ele poderá recomendar vitaminas que ajudam no crescimento e fortalecimento dos fios na amamentação e no pós-parto.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário