Qual é a melhor forma de realizar alongamento do peito?

Veja aqui quais as melhores formas de fazer o alongamento do peito, como desenvolver da maneira correta, dicas e cuidados necessários.

O alongamento do peito é presente não só antes de realizar exercícios complexos, mas também, em atividades simples do dia-a-dia, como se espreguiçar, por exemplo. Porém, existe algumas recomendações para realizá-lo de maneira correta. Vamos conhecer?

Alongar é recomendação de qualquer profissional de educação física. É um aquecimento, que deixa apto o tecido muscular e protege a pessoa de possíveis lesões.

O alongamento do peito é específico para região acima do abdômen. E evitará lesões por contrações bruscas, que normalmente acontecem nas pessoas que realizam qualquer atividade física sem o devido aquecimento.

A seguir conheceremos as melhores formas de fazer o alongamento do peito, que podem ser realizados em casa ou na academia.

Alongamento Peitoral Maior
Faça exercícios corretamente

  • Deve ser realizado em pé;
  • Sempre com postura ereta;
  • De frente a uma parede, estenda o braço na horizontal;
  • Com braço esticado, lance o corpo para o lado contrário, permaneça durante 30 segundo inverta os lados.

Alongamento acima da cabeça

  • De pé, com postura correta, erga os braços acima da cabeça;
  • Entrelace os dedos, e empurre os braços para trás, forçando o peitoral para frente;
  • Fique na posição durante no mínimo 20 segundo, volte a posição inicial e repita.

Alongamento em paralelo

  • Para se realizado em pé, com postura adequada;
  • Escore o braço numa barra vertical, formando um ângulo de 90º;
  • Force o tronco para o lado contrário (é semelhante ao alongamento peitoral maior, só muda a posição do braço).

Alongamento em dupla

  • Para ser realizado com ajuda de um instrutor, ou parceiro na academia;
  • Mantenha-se em pé, com postura ereta;
  • Estique os braços na horizontal;
  • A pessoa que lhe ajudar, deve puxar lentamente os braços para trás, ao mesmo tempo que impulsiona o peitoral para frente;
  • As palmas das mãos devem ficar voltadas para trás;
  • Fique por segundos nessa posição, e só depois retome a posição inicial.

Alongamento dinâmico

  • Sempre em pé, com postura ereta
  • Estenda os braços para frente, e una as mãos
  • Com os braços esticados e as mãos unidas, levante forma rápida, passe por cima da cabeça, seguindo para trás o mais longe que conseguir
  • Realize o movimento sem forçar o tronco

Alongamento atrás da cabeça

Outro exercício que precisará de ajuda de outra pessoa

  • Realizar sentado;
  • Entrelace as mãos por trás da cabeça;
  • A pessoa que lhe ajudar deve segurar na parte interna do cotovelo, e puxar para trás;
  • Depois tente levar os cotovelos para trás sem ajuda;
  • Por fim, seu amigo deve puxar o cotovelo para trás por 30 segundos, com a intenção de relaxar a musculatura.

Cotovelo para trás

  • Alongamento deve ser realizado em pé;
  • Coloque suas mãos na região da lombar;
  • Aponte os cotovelos para baixo;
  • Fazer um movimento com os cotovelos, para que se encontrem (um toque no outro).

Alongamento da bola de estabilidade

  • Apoiar-se com joelhos e mãos no chão;
  • Colocar um dos braços por sobre a bola de estabilidade;
  • Faça um movimento similar ao da flexão, dobrando o braço que não está por cima da bola, deve durar de 20 a 30 segundos;
  • Realize o exercício com o outro braço.

Alongamento com barra

  • Deve ser realizado em pé, e com ajuda de uma barra ou cabo de vassoura;
  • Segure o cabo com as palmas da mão para baixo;
  • Erga os braços, e passe-os por cima da cabeça;
  • Flexione os braços, a fim de contrair a musculatura do abdome e arquear a região lombar.

Recomendações

Toda atividade física que se lance, é importante uma avaliação prévia de um médico ou profissional de educação física. No caso de alongamento do peito, é importante lembrar que se trata uma área sensível, qualquer movimento errado poderá causar uma lesão muscular. As dores nessa área são muito incomodas.

Sempre se aqueça antes de se alongar. Faça pequenas caminhada, se espreguice, balance os braços, mexa todo corpo, para o sangue circular.

Fazendo tudo certo, o seu alongamento do peito ocorrerá sem problemas. Faça seus exercícios de forma segura, cuide do seu corpo.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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