Aloe vera – Benefícios, Como usar e Contraindicações

Que a aloe vera é benéfica, sendo usada para diversos fins isso muita gente sabe, mas você conhece os benefícios dessa planta para você? Confira, aqui!

Aloe vera é o nome de uma planta exótica e medicinal, sendo esta apenas uma das inúmeras espécies de plantas conhecidas popularmente no Brasil como “babosa”.

O aloe vera é bastante utilizado para produtos voltados à saúde e beleza – uma tradição de vários países do globo que perceberam seus benefícios (inclusive comprovados por pesquisas científicas).

Quer saber mais a respeito dessa planta? Então, confira, a seguir, as propriedades do aloe vera, suas aplicações e os modos de uso, só aqui no Quero Viver Bem!

Aloe vera

Quais são os benefícios do aloe vera?

O aloe vera se caracteriza por seu aspecto gelatinoso encontrado no interior se suas folhas. A planta se constitui, principalmente, de água e polissacarídeos, além de vitaminas, enzimas, aminoácidos, minerais e nutrientes, entre os quais destacam-se o cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Seus princípios ativos agem diretamente nas células do corpo, de modo a contribuir com a eliminação dos radicais livres que causam o envelhecimento.

Não somente isso, mas o aloe vera conta com incríveis benefícios para a sua saúde, que merecem a devida atenção.

Confira para ter uma ideia do que o aloe vera pode fazer:

  • Agiliza a cicatrização e evita marcas muito visíveis;
  • Alivia a coceira provocada por picada de insetos;
  • Alivia a irritação cutânea e as manchas na pele causadas pelo sol;
  • Cicatriza espinhas e acnes no rosto;
  • Combate a caspa presente no couro cabeludo;
  • Cura hemorroidas;
  • É antibacteriano, antiviral e antifúngico para tratar cortes, feridas e machucados;
  • É um anti-inflamatório e calmante muito bom para as dores musculares;
  • É antirrugas natural;
  • É hidratante natural para o corpo, especialmente para a pele seca durante os meses de frio;
  • Hidrata a pele em casos de queimaduras solares, além de refrescar o local e melhorar o incômodo;
  • Trata problemas de gengivas inflamadas e outras inflamações internas da boca.

Basicamente, o aloe vera é um remédio incrível para o corpo inteiro – desde o couro cabeludo até as aftas e hemorroidas.

Aloe vera

Como usar aloe vera?

O aloe vera geralmente é comercializado (ou encontrado) em duas formas: em gel ou sumo.

O gel é retirado diretamente dessa planta. Se você tem a babosa em casa, use uma faca para cortar a casca da folha e a parte amarelada que está logo abaixo da casca, assim encontrará o gel.

Chamado também de “babosa”, ele pode ser colocado sobre a pele de maneira rápida e prática.

O gel de aloe vera é indicado para uso externo e tem como principais indicações o tratamento tópico de queimaduras, doenças de pele em geral, isto é, tudo o que for exclusivamente da pele.

o sumo (suco) é usado para tratar problemas gastrointestinais, pois desintoxica o organismo.

Pesquisas também afirmam que o aloe vera protege o organismo contra bactérias e vírus, pois possui propriedades imunoestimulantes.

Obviamente que, para o mundo da beleza, o aloe vera é um ingrediente muito popular na composição de cremes, xampus e outros tipos de cosméticos – isso valendo para a pele e o cabelo.

O interessante é que você procure a opinião de um profissional de saúde para entender como você pode aproveitar os benefícios do aloe vera adequadamente.

Contraindicações do aloe vera

Aloe vera

O aloe vera não está isento de atenção para algumas categorias de pessoas. Por conta da presença de antraquinonas, não é recomendado – quando na versão em sumo – para grávidas, pois o estímulo existente na planta pode causar reflexos na musculatura do útero e induzir o aborto.

Se possível, as lactantes também devem evitar o uso de aloe vera para não deixar o leite com gosto amargo e desgostoso ao bebê.

Em excesso, o uso de aloe vera tem alguns efeitos colaterais desagradáveis, como cólicas, diarreia forte e náuseas, assim como perda de eletrólitos, que pode resultar em uma disfunção cardíaca e neuromuscular.

O uso crônico de aloe vera também pode causar lesões no aparelho neuromuscular e provocar lesões renais crônicas.

Comente com seu médico sobre todas as medicações que você faz uso para verificar a possibilidade de aplicação do aloe vera em seu cotidiano.

Lembre-se que certos ingredientes, embora naturais, interagem de modo negativo com algum medicamento e afetam a sua saúde.

Por sorte, as inúmeras pesquisas realizadas com o intuito de verificar os benefícios do aloe vera demonstram cada vez mais como essa planta deve fazer parte de nosso dia, mas de maneira moderada e com orientação médica.


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://www.scielo.br/pdf/rbpm/v16n2/20.pdf


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário