Cichorium intybus é o nome científico do almeirão, uma hortaliça, que faz parte da família asteraceae. Também é conhecido como chicória-do-café, almeirão-selvagem, chicória-amarga ou chicória-selvagem. É uma variedade da chicória-comum, que teve origem na Europa Mediterrânea.
A planta tem boas propriedades medicinais, sendo muito usada para tratar e prevenir alguns problemas, principalmente no fígado ou no intestino. O seu sabor é mais amargo e suas folhas são mais longas e estreitas. Outra característica é que essa hortaliça tem suas folhas recobertas por pelos.
Conheça os benefícios do almeirão e veja como consumi-lo:
Propriedades do almeirão
Assim como outras plantas da mesma família, (alface, chicória, dente-de-leão e serralha), o almeirão é um dos aliados da dieta, já que possui poucas calorias. É uma planta rica em vitaminas A e do complexo B, principalmente, B2 e niacina, e fibras.
O almeirão também possui boas quantidades de cálcio, fósforo, fibras, lactucina, lacutupicrina e traços de vitamina C. Todas essas substâncias tornam o almeirão um alimento rico em benefícios, com funções laxantes, analgésicas, diuréticas e até vermífugas!
Com isso, é um ingrediente perfeito para ajudar na dieta e na eliminação de peso. Também, cuida de problemas estomacais e tem função antioxidante. Outra característica de suas propriedades é que ele alivia sintomas do estresse e da ansiedade. Consequentemente, isso faz com que relaxe e melhore o seu dia, além de prevenir doenças cardíacas, insônia, desequilíbrios hormonais entre outros sintomas que surgem com a ansiedade e o estresse.
Benefícios do almeirão
Consumir o almeirão regularmente tem outras vantagens:
- É antioxidante;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Previne doenças degenerativas;
- Melhora o funcionamento intestinal;
- Melhora a digestão;
- Melhora o funcionamento de rins, fígado, vesícula, baço e apêndice;
- Previne apendicite, gastroenterite e icterícia;
- Estimula a função hepática desintoxicando o fígado;
- Alivia dores musculares e nas articulações — função anti-inflamatória;
- Favorece a circulação sanguínea;
- Previne e combate a retenção de líquidos;
- Alivia os sintomas da ansiedade e do estresse;
- Fortalece o sistema imunológico.
Como consumir
O amargor do almeirão é um dos responsáveis por seus benefícios. No entanto, se você não gosta dele em seu paladar, experimente lavar as folhas muito bem e higienizá-las. Com as folhas já limpas e secas, corte-as bem fininho e tempere-as usando limão – isso ajuda a amenizar o sabor.
Refogado de almeirão
Essa é uma das receitas preferidas com almeirão! Se você quer tirar o amargor, lave como de costume e coloque as folhas de molho na água fervente, por alguns minutos. Em seguida, coloque-as na água fria.
Com as folhas já secas, comece a receita:
Após lavar e higienizar, pique-as bem fininhas e reserve. Em uma panela acrescente azeite, cebola cortada em cubos pequenos (se for pequena, uma basta; se for muito grande, use apenas metade) e cerca de 2 dentes de alho (pode por menos ou mais, depende do seu gosto). Refogue esses ingredientes por uns minutinhos e acrescente sal e pimenta-do-reino. Misture e coloque o almeirão já picado. Refogue por mais uns minutos, até dourar, e sirva.
Salada de almeirão
A salada é o jeito mais prático de fazer o almeirão. Comece lavando e higienizado as folhas. Em seguida, pique como preferir. Na hora de temperar, use limão e sal. Para amenizar o amargor, você pode misturar essa planta com outros ingredientes, como a couve e o tomate.
Apesar do amargo, o almeirão é benéfico e saboroso! Experimente incluí-lo em suas refeições diárias!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.