Lista dos alimentos que NÃO contém glúten – Vida sem glúten

O glúten está presente em diversos alimentos, principalmente nas massas e nos pães. Ao contrário do que muitos pensam, ele não é um carboidrato, mas sim uma proteína. O glúten é uma combinação de dois grupos de proteínas, a glutenina e a gliadina que podem ser encontradas na cevada e no trigo.

A retirada completa do glúten de uma dieta não é recomendada por nenhum profissional de saúde, somente nas pessoas que tem graus de intolerância ou alergias á substância,  o que se chama de celíaca. Nestes casos, ingeri-lo pode causar inflamações e perda de peso. No entanto, para pessoas que não tem essa restrição alimentar, popularizou-se a dieta sem glúten para ajudar a perder barriga e emagrecer rápido.

A perda de peso acontece nestes casos mais por conta das alternativas alimentares do que a retirada da substância. Quem tem intolerância e é celíaco ou pessoas que estejam procurando saber o que não comer para ajudar a dieta, segue uma lista completa de alimentos sem glúten para garantir que a sua saída ou cardápio esteja de acordo com seus objetivos.

Lista de alimentos sem glúten

Alguns alimentos estão livres do glúten e podem ser consumidos sem medo. São eles:

Frutas

  • Maçã;
  • Amora;
  • Mirtilo;
  • Açaí;
  • Damasco;
  • Banana;
  • Cereja;
  • Figo;
  • Cranberry;
  • Tâmara;
  • Cereja;
  • Kiwi;
  • Limão;
  • Lima;
  • Damasco;
  • Acaí;
  • Mamão;
  • Abacaxi;
  • Pêssego;
  • Ameixa;
  • Caqui;
  • Marmelo;

  • Figo;
  • Melancia;
  • Tamarindo;
  • Uva;
  • Goiaba;
  • Melão;
  • Limão;
  • Manga;
  • Laranja;
  • E outras.

Vegetais

  • Alcachofra;
  • Rúcula;
  • Araruta;
  • Repolho;
  • Couve-flor;
  • Aipo;
  • Berinjela;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Abóbora;
  • Nabo;
  • Agrião;
  • Ervilha;
  • Aspargo;
  • Brócolis;
  • Feijão;
  • Couve de Bruxelas;
  • Milho;
  • Pepino;
  • Alho;
  • E outros.

Carnes

  • Vaca;
  • Galinha;
  • Pato;
  • Búfalo;
  • Cabra;
  • Jacaré;
  • Porco;
  • Peru;
  • Codorna;
  • Vitela;
  • Ganso;

Laticínios

  • Ovos;
  • Leite;
  • Creme azedo;
  • Soro e leite;
  • Iogurte natural;
  • Caseína;
  • Queijo;

Trigo, grãos e farinha

  • Farinha de feijão;
  • Amaranto;
  • Araruta;
  • Arroz integral;
  • Pão integral;
  • Mandioca;
  • Farinha de milho;
  • Fubá;
  • Trigo Sarraceno;
  • Semente de algodão;
  • Amido de milho;
  • Polenta;
  • Trigo sacarreno;
  • Mandioca e farinha de mandioca;
  • Farinha de arroz integral;
  • Semente de algodão;
  • Sagu;
  • Farinha de soja;
  • Farinha de tapioca;
  • Farinha de inhame;
  • Teff;
  • Goma xantana;
  • Castanhas;
  • Baunilha;
  • Quinoa;
  • Levedo;
  • Farinha de batata
  • Pipoca sem cobertura;
  • Semente de linhaça
  • E outros

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Existem muitos outros alimentos que não contém glúten, que podem ser comprados facilmente em lojas de produtos naturais e até mesmo em setores específicos nos supermercados. Mas eles devem estar descrito no rótulo “glúten free” ou “alimento sem glúten”, pois os fabricantes são obrigados a descrever tudo que tem na composição.

Evite molhos de salada, os de carne, as farinhas de pão e o shoyu porque eles também possuem muito glúten.

 

Tome cuidado na mudança de países

A composição de algumas receitas, molhos e acompanhamentos mudam dependendo do país. Além do ingrediente principal em si, entre os celíacos, sempre será necessário saber como é feito o preparo dos ingredientes. No molho branco por exemplo é comum que se use amido de milho ou farinha branca para engrossar.

Em casos mais severos da doença até mesmo compartilhar locais de cozinha em que existia restos de farinha é o suficiente para incentivar a inflamação intestinal.

Porque tirar o Glúten da alimentação

sem glutenQuando você tira o glúten da sua alimentação, você precisa automaticamente excluir muitos processados e industrializados, os quais geralmente são muito calóricos. Mesmo os indivíduos que não possuem intolerância se sentem melhor, pois faz uma diferença enorme no funcionamento do intestino e do organismo como um todo.

Além de fazer com que haja uma diminuição de gases, de inchaço na barriga, a retirada do glúten torna sua alimentação muito mais saudável, uma vez que a maior parte dos alimentos que o possuem na composição são extremamente calóricos.

É esta substância que dá elasticidade às massas e faz com que o pão seja capaz de crescer. O glúten não faz mal para aqueles que não tem intolerância.  Quem tem a doença celíaca, ao ingeri-lo cria pequenos processos inflamatórios  que levam a destruição da viscosidade do intestino. Os efeitos são a perda de peso, fraqueza e diarreia.

Pessoas que não sofrem da doença NÃO DEVEM realizar a retirada desta substância do cardápio. A ideia de dieta sem glúten é mais como uma dieta dukan que reduz os carboidratos e alimentos calóricos.

O glúten um composto de proteínas que pode ser encontrado na farinha de trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Apesar da lista dos alimentos que contém glúten não ser extensa ele está presente em diversos produtos industrializados.

Benefícios da dieta sem glúten – Emagrece?

Pessoas não celíacas nunca devem excluir complente o glúten de suas vidas. Certamente a retirada ou redução do consumo da substância ajuda na melhora do metabolismo intestinal, já que a proteína tem difícil absorção pelo organismo.

Haverá muitos relatos que comprovarão que a dieta sem glúten realmente é capaz de fazer alguém emagrecer rápido. No entanto, isso se dá mais por conta das substituição por alimentos menos calóricos, consequentemente aqueles que não contém a substância.

dieta sem glutem o que comer

Por exemplo, trocar pães e massas por legumes e verduras ou por alimentos integrais como o arroz integral e retirar a cerveja da sua vida com certeza serão suficientes para lhe fazer perder alguns quilos. Sua vida sem glúten não será melhor e mais saudável, mas preferir alimentos não industrializados e mais variedade nutricional com certeza lhe trará efeitos positivos.

Além disso, dar preferência para farinhas integrais, uso de outras sementes que são mais rica em vitamina E, C e B fazem com que o cardápio seja mais completo, saudável e lhe dê vantagens ao emagrecer. Fazer uma dieta sem glúten não faz sentido, mas de reeducação alimentar sim!

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Se a sua ideia é começar a perder barriga com essas mudanças a dica é: aposte nas sementes integrais, substitua a farinha de trigo, evite o pão e cerveja e não abuse das frutas. Prefira alimentos leves e pouco calóricos.

beneficio sem gluten

Retirada incorreta do glúten

Quando o glúten é tirado de repente e sem orientações da sua dieta, pode causar alguns malefícios a sua saúde. As pessoas que o eliminam por completo de sua alimentação podem estar mais expostas à depressão e ansiedade, já que a falta do glúten causa efeitos fisiológicos que proporcionam essas doenças.

Essa retirada repentina também pode causar algumas alterações hormonais, insônia, e saciedade. Portanto faça sempre um acompanhamento médico antes de mudar por completo a sua alimentação. É importante que você reponha com outros alimentos a falta da proteína do glúten, para que o seu organismo não sinta a necessidade e acabe adoecendo.

Como eliminar o glúten do seu cardápio

Para que você consiga eliminar todo o glúten do seu cardápio você deve se habituar com uma alimentação que o exclua 100%, porém que te proporcione um equilíbrio entre todas as proteínas necessárias no seu organismo.

Segundo especialistas, o correto para não trazer problemas a sua saúde é fazer isso aos poucos, gradativamente e com muita paciência. É importante que antes que você resolva tirar completamente o glúten das suas alimentações, procure uma nutricionista para que lhe proporcione orientações básicas e uma maneira dele ser substituído de forma que não cause aspectos negativos em sua saúde.

As frutas são ótimas opções para você consumir na sua dieta de restrição ao glúten, já que poderá ingeri-las à vontade e se quiser poderá aproveitar até mesmo as cascas que são ricas em proteínas.

Os vegetais são ótimas fontes de nutrientes e auxiliam no organismo quando ele sentir falta do glúten. As carnes não possuem essa proteína por isso devem ser consumidas, porém estão fora de cogitação as processadas já que elas possuem o glúten.

Se você tem os sintomas de doença celíaca é preciso consultar um profissional da saúde para garantir que seu tratamento inicie-se o mais rápido possível, protegendo a saúde do seu intestino.

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