Os alimentos sem glúten são, de modo geral, legumes, fruta, carnes, ovos, laticínios e alguns grãos. Essas classes de comidas não contém glúten e estão liberadas para quem deseja fazer a dieta sem glúten e, principalmente, para quem possui o diagnóstico da doença celíaca.
O glúten é uma combinação de dois grupos de proteínas, a glutenina e a gliadina que podem ser encontradas na cevada e no trigo. Para quem possui a doença celíaca, essa substância gera um processo autoimune extremamente prejudicial à saúde e que pode até levar a morte.
Recentemente, a dieta sem glúten tornou-se a adesão não somente para quem possui o diagnóstico da doença, mas também por interessados em emagrecer ou queimar gordura abdominal.
Apesar da moda, é consenso entre os médicos que não é um cardápio sem glúten que faz uma pessoa emagrecer, mas sim a retirada dos carboidratos simples. Ao contrário do que pode inferir o senso comum, a retirada completa do glúten não é recomendada para quem não é celíaco. Contudo, substituir pães e massas por frutas e carnes pode ser uma técnica para conquista de uma alimentação saudável – e como consequência vem o emagrecimento.
Lista de alimentos sem glúten
Alguns alimentos estão livres do glúten e podem ser consumidos sem medo. São eles:
Frutas
Todas as frutas estão liberadas para celíacos, pois não possuem glúten.
- Maçã;
- Amora;
- Mirtilo;
- Açaí;
- Damasco;
- Banana;
- Cereja;
- Figo;
- Cranberry;
- Tâmara;
- Kiwi;
- Limão;
- Maracujá;
- Mamão;
- Abacaxi;
- Pêssego;
- Ameixa;
- Caqui;
- Pera;
- Melancia;
- Tamarindo;
- Uva;
- Goiaba;
- Melão;
- Manga;
- Laranja;
- Morango;
- Abacate;
- E outras.
Vegetais
Todos os vegetais podem ser consumidos por celíacos pois não possuem glúten.
- Alcachofra;
- Rúcula;
- Alface;
- Araruta;
- Repolho;
- Couve-flor;
- Aipo;
- Berinjela;
- Alho;
- Cebola;
- Nabo;
- Agrião;
- Ervilha;
- Aspargo;
- Brócolis;
- Feijão;
- Couve de Bruxelas;
- Milho;
- Pepino;
- Chuchu;
- Abobrinha;
- Vagem;
- Quiabo;
- Pimentão;
- Acelga;
- Abóbora;
- Batata;
- Mandioca;
- Tomate;
- E outros.
Carnes
- Vaca;
- Galinha;
- Pato;
- Búfalo;
- Cabra;
- Jacaré;
- Porco;
- Peru;
- Codorna;
- Vitela;
- Ganso;
- Vísceras;
- Peixes;
- Frutos do mar.
Laticínios
- Ovos;
- Leite;
- Creme azedo;
- Iogurte natural;
- Queijos;
- Manteiga.
Grãos e farinhas
- Farinha de feijão;
- Feijão;
- Grão de bico;
- Lentilha;
- Amaranto;
- Araruta;
- Arroz;
- Farinha de milho;
- Fubá;
- Trigo Sarraceno;
- Semente de algodão;
- Amido de milho;
- Farinha de mandioca;
- Farinha de arroz;
- Fécula de batata;
- Sagu;
- Farinha de soja;
- Farinha de tapioca;
- Farinha de inhame;
- Farinha de coco;
- Farinha de grão de bico;
- Farinha de amêndoas;
- Polvilho;
- Teff;
- Goma xantana;
- Castanhas;
- Linhaça;
- Chia;
- Quinoa;
- Levedo;
- Pipoca sem cobertura;
- E outros.
Evite molhos de salada, de carne, farinhas de pão e o shoyu porque eles também possuem glúten. Leia a embalagem de produtos industrializados para ter certeza que são isentos de glúten.
Produtos glúten free
Para a felicidade dos celíacos, a indústria alimentícia já tem opções “glúten free” nas prateleiras das principais redes de mercado. Na verdade, uma pesquisa da consultoria internacional Euromonitor, esse setor deve crescer 32% até 2020.
Mas se você não é celíaco tome cuidado, pois zero glúten não é sinônimo de mais saudável. Uma análise feita pela Revista Francesa “Milhões de Consumidores” identificou que os produtos industrializados taxados como “glúten free” possuem maiores taxas de sódio, gordura e aditivos do que as versões convencionais.
Desde de 2003 é lei que toda embalagem sinalize se a comida contém glúten ou não. Ou seja, com uma busca rápida pelo mercado é possível encontrar produtos livres da substância.
Receita de pão sem glúten
Uma das principais dificuldades dos celíacos é ficar sem o adorado pãozinho, cheio de glúten por causa do trigo. Então, trouxemos para você uma receita fácil de pão sem glúten, confira:
Pão sem glúten
Ingredientes:
- 3 ovos
- 1/2 copo de polvilho doce
- 1 copo de farinha de arroz
- 1/3 copo de óleo de soja
- 100 ml de água
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Modo de preparo:
- Acenda o forno em temperatura média (180°C);
- Unte uma forma com papel manteiga ou com margarina e farinha de arroz;
- Numa travessa funda bata os líquidos até obter uma mistura homogênea;
- Acrescente os secos à mistura e bata novamente;
- Adicione o fermento e incorpore á massa delicadamente;
- Deixe descansar por 3 minutos;
- Coloque a massa na assadeira e deixe assar no forno por 35 minutos ou até dourar a parte de cima.
Tome cuidado na mudança de países
A composição de algumas receitas, molhos e acompanhamentos mudam dependendo do país. Além do ingrediente principal em si, entre os celíacos, sempre será necessário saber como é feito o preparo dos ingredientes. No molho branco por exemplo é comum que se use amido de milho ou farinha branca para engrossar.
Em casos mais severos da doença até mesmo compartilhar locais de cozinha em que existia restos de farinha é o suficiente para incentivar a inflamação intestinal.
Porque tirar o Glúten da alimentação?
O glúten não faz mal para aqueles que não tem intolerância. Quem tem a doença celíaca, ao ingeri-lo cria pequenos processos inflamatórios que levam a destruição da viscosidade do intestino. Os efeitos são a perda de peso, fraqueza e diarreia.
Pessoas que não sofrem da doença NÃO DEVEM realizar a retirada desta substância do cardápio. A ideia de dieta sem glúten é mais como uma dieta dukan que reduz os carboidratos simples e alimentos calóricos.
O glúten um composto de proteínas que pode ser encontrado na farinha de trigo, aveia, centeio, cevada e malte. É essa substância que dá elasticidade às massas e, por isso, é normal que a sua retirada da alimentação provoque uma sensação de desinchação abdominal.
Curiosidade: a aveia é um alimento naturalmente isento de glúten, porém no seu processo de “limpeza” ela é colocada na mesma máquina utilizada para o trigo, então ela passa a ficar contaminada pelo glúten do trigo.
Como eliminar o glúten do seu cardápio
Para que você consiga eliminar todo o glúten do seu cardápio você deve se habituar com uma alimentação que o exclua 100%, porém que te proporcione um equilíbrio entre todos os nutrientes necessários no seu organismo.
É importante que antes que você resolva tirar completamente o glúten das suas alimentações, verifique se realmente é necessário fazer esta exclusão e procure um nutricionista para que lhe proporcione orientações básicas e uma maneira dele ser substituído de forma que não cause aspectos negativos em sua saúde.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.
Sou intolerante ao glúten ,e também meu abdômen fica muito distendido com muitos gases, gostaria de dicas sobre alimentos que posso comer .
Oi Cláudia, temos um conteúdo que fala sobre a dieta sem glúten, lá você vai encontrar algumas dicas de alimentos e de cardápio. Confira no seguinte link: https://www.queroviverbem.com.br/dieta-sem-gluten-alimentos-necessarios/. Para te ajudar a diminuir o inchaço abdominal também é recomendado diminuir a ingestão de leite de vaca e comer alimentos que regulem o intestino. Aprenda que alimentos te ajudarão nessa tarefa no seguinte link: https://www.queroviverbem.com.br/alimentos-prejudiciais-ao-intestino/
gostaria de receber um cardápio de 1500 k. é possivel