Alimentos Ricos em Proteínas – Conheça!

alimentos-ricos-em-proteinasAlimentos ricos em proteínas podem ser classificados como os de proteínas vegetais e os de proteínas animais, ambos derivados de comidas naturais. São comumente encontrados em carnes, ovos, leites, peixes, queijos e iogurte. Essas são as proteínas de melhor qualidade, as quais o organismo tem mais facilidade de absorver.

Os vegetais em que as proteínas são encontrados e geralmente estão no nosso dia a dia são as ervilhas, o feijão, soja e o arroz cozido, são muito utilizados para quem está em uma dieta vegetariana, pois conseguem manter os níveis protéicos dentro do saudável para que o organismo funcione de maneira correta.

Geralmente a ingestão de proteínas é mais alta em dietas e pessoas que querem ganhar massa muscular, porém ela tem muitos outro benefícios como a produção de anticorpos e construção de tecidos importantes para o nosso corpo.

As plantas conseguem produzir proteínas pro si próprias, diferente dos outros animais – incluindo humanos – que precisam realizar a ingestão por meio da alimentação.

Mas o Que São Proteínas?

As proteínas são macromoléculas que trabalham em nossas funções celulares. Basicamente falando, conceituam-se como compostos orgânicos de conjuntos de pequenas moléculas de aminoácidos.

As proteínas são compostas de 20 aminoácidos – enquanto que existem cerca de 200 na natureza. Somente 9 desses aminoácidos não são produzidos pelo organismo e é aqui que entra a questão da alimentação, que pode ser usada a favor dessa correta regulagem dos aminoácidos dentro do corpo.

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São nutrientes essenciais para o crescimento e manutenção de todo o organismo humano, só não são mais abundantes no corpo humano do que a própria água, estão sempre concentradas na construção das células dos músculos, por isso são tão ingeridas para aumentar a massa muscular.

A correta ingestão das proteínas é facilmente medida, porém varia de organismo para organismo, a média é de 0,8 a 1,2 gramas por quilo que o indivíduo pesa, sendo assim uma pessoa que pesa 80 quilos tem a média de 64 até 144 gramas de proteínas para ingestão diária.

Qual é a Importância das Proteínas Para a Saúde?

As proteínas são fundamentais para nosso organismo graças as seis funções que elas possuem para que nosso corpo funcione da maneira mais correta possível. São elas:

  • Função de nutriente: diversos tipos de proteínas agem como nutrientes, um exemplo é a caseína do leite;
  • Fortalecimento do sistema imunológico com a criação de anticorpos;
  • Função estrutural: podem auxiliar na elasticidade e consistência dos tecidos, como por exemplo o colágeno;
  • Atuam também na estrutura de músculos, unhas e cabelos;
  • Função como enzimas: grupo mais abundante de proteínas que agem dependendo de sua estrutura: atuam como catalisadoras das reações químicas que ocorrem no organismo;
  • Regulam hormônios e produzem aqueles necessários para o corpo;
  • Função reguladora: regulam funções metabólicas do corpo, a coagulação sanguínea e o transporte do oxigênio no sangue;
  • Transportadoras de substâncias: dão carona através das membranas celulares,
  • Auxilia na prática de atividades físicas: ajudam a evitar possíveis lesões, ajudando também na recuperação do crescimento muscular;
  • Quando aliado corretamente coma a prática de atividade física, gera o fator emagrecer e ganhar massa muscular, auxiliando diretamente na queima de gordura, além de repararem o músculo após o fim do exercício.

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Portanto, as proteínas mantêm nosso sistema regulado e reparado, sem contar que são imprescindíveis para a proteção do organismo.

Qual é a Melhor Forma de Consumir Proteínas?

A forma mais comum para consumir a quantidade de proteínas adequada diariamente é através da alimentação, o que muitas vezes é feito sem a percepção de que a proteína está sendo ingerida.

Muitas pessoas fazem uso de suplementação, porém isso é indicado para quem é atleta e que pratica treinos em academias e que não acreditam que somente a alimentação pode sanar suas necessidades – em ganhar massa muscular e recuperação dos próprios treinos.

Se você não faz parte desse grupo, a alimentação continua sendo a melhor opção para consumir proteínas apropriadamente. Há a divisão entre as proteínas de origem animal e origem vegetal.

  • Proteína animal é a melhor alternativa que se obtenha os aminoácidos essenciais.
  • Proteína vegetal fornece outros nutrientes de extrema valia para o organismo, além de aminoácidos limitantes que faltam nos alimentos, muito usada por vegetarianos.

Mas quais são os alimentos ricos em proteínas?

Alimentos Ricos em Proteínas

É importante comentar que o excesso de proteínas no organismo faz mal. Toda a proteína não usada poderá prejudicar os rins, sobrecarregando-o, a quantidade indicada já foi citada mais acima, variando de pessoa para pessoa.

O seu excesso também causa um desequilíbrio do pH do corpo humano, aumentando as chances de desenvolvimento de um possível cálculo renal. Aumenta também o tempo de cicatrização dos tecidos orgânicos do corpo, no caso de cortes e feridas.

Conhecidas como as proteínas magras, carnes com pouca gordura como peito de frango, clara de ovos, peito de peru sem pele e alguns peixes magros, são muito indicados para pessoas que não seguem uma dieta vegetariana, além de prevenir muitas doenças como o colesterol alto, excesso de peso e a aterosclerose.

Alimente-se com a quantidade correta através dos principais alimentos ricos em proteínas.

Para melhor visualização é interessante entender que as proteínas animais são as que estão presentes em carnes, aves, peixes, ovos e laticínios, enquanto que as proteínas vegetais estão presentes em leguminosas, cereais, na soja e nas oleaginosas.

Lembre-se que embora você fique atento aos alimentos ricos em proteínas, você também precisa ter uma alimentação equilibrada em todos os sentidos e realizar a prática de exercícios físicos por pelo menos três vezes por semana.

 

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