Alimentos que substituem o açúcar – 7 opções de troca!

O açúcar é considerado o mais novo vilão, é o que diz uma pesquisa da Universidade da Califórnia, que estudou os diversos problemas causados por essas minúsculas partículas brancas, viciantes ao paladar.

Obesidade e diabetes tipo 2 afetam o aprendizado; gordura no fígado, cárie nos dentes e gota colaboram para a piora e o aparecimento de diversas doenças, como trombose, gastrite e câncer.

alimentos para substituir açúcar

Nos tempos de hoje, guloseimas, sobremesas e doces fazem parte do cotidiano das pessoas. No século XIX, o consumo anual de açúcar por pessoa era de, aproximadamente, 2 kg, porém, hoje em dia, é de 37 kg no mesmo período.

O organismo do corpo humano sofreu as consequências, é justamente por isso que o açúcar é alvo de discussões entre especialistas em nutrição. A urgência na mudança de hábitos é uma necessidade, especialmente em crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento, pois a substância é capaz de mudar os tecidos e favorecer o aparecimento de doenças logo cedo.

Quantidade recomendada de açúcar por dia

Existem 3 tipos de açúcar:  glicose, sacarose e frutose. O primeiro é o açúcar simples, usado como fonte de energia; o segundo dá origem ao refinado, mascavo e derivados da cana de açúcar; e o terceiro vem de fruta, mel e xarope.

No Brasil, não há um consenso sobre a quantidade que uma pessoa pode ingerir por dia. Mas, para muitos especialistas, qualquer tipo de açúcar é maléfico ao organismo.

Nos Estados Unidos, alguns órgãos de saúde propõem que as mulheres podem consumir 30 gramas de açúcar por dia, ou seja, aproximadamente 6 colheres de chá. No caso dos homens, é liberado 45 gramas, que dão 9 colheres de chá.

No entanto, é preciso lembrar que essas quantidades não se referem somente ao açúcar para adoçar o cafezinho, e sim somando todos os alimentos que possuem a substância, como: refrigerante, bolo, biscoito, pão e, até mesmo, frutas.

O açúcar também está escondido em alimentos salgados, portanto, é importante evitar os industrializados.

Principais alimentos para substituir o açúcar

As trocas saudáveis devem ser estimuladas desde cedo na reeducação alimentar. Os pais podem colaborar com a boa saúde dos filhos, evitando que as crianças viciem em guloseimas e demais produtos ricos em açúcar.

Veja como minimizar o consumo de açúcar:

1- Refrigerante por água aromatizada

Largar o refrigerante é um grande desafio, especialmente para os jovens. Substitui-lo por suco, principalmente industrializado, não é a melhor ideia, já que este também possui uma enorme quantidade de açúcar e aditivos químicos. Mas, acredite, não é impossível. Para começar, uma dica é preparar uma água com aroma, usando água com gás e frutas como limão, maçã, abacaxi, hortelã ou qual preferir.

Com o passar do tempo, o refrigerante não irá mais conquistar o seu paladar, pois o organismo reclamará da doçura exagerada. Todavia, é preciso insistir para criar um novo hábito.

Os pais devem evitar oferecer refrigerantes às crianças – desnecessário criar um hábito que pode prejudicar a saúde do pequeno no futuro.

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2- Chocolate por banana com canela

banana para substituir açúcar

A banana realmente tira a vontade de comer doce, ainda mais quando amassada e derretida no micro-ondas com canela. Além de ser naturalmente doce, ela é rica em triptofano, uma substância que ajuda a promover o bem estar por aumentar a produção de serotonina. Já a canela tem ação termogênica, ou seja, dá uma leve acelerada no metabolismo, sendo uma boa opção para quem quer emagrecer.

Esse pequeno hábito pode reduzir drasticamente o consumo de açúcar diário, especialmente se você tem o costume de comer o doce regularmente.

3- Sorvetes por picolé de frutas

Os sorvetes de massa carregam muito açúcar e excessiva gordura, por isso, substitua-os por versões mais naturais – inclusive, já existem marcas de picolés de frutas que trabalham com uma linha de produtos mais saudáveis, sem açúcar.

Algumas, são adoçadas somente com o açúcar da própria fruta. Dê preferência para esses sabores, pois são gostosos, refrescantes e mais saudáveis.

Outra opção é fazer os picolés em casa. Você pode criar inúmeros sabores, basta bater no liquidificador as frutas que mais gosta com água, água de coco, iogurte ou com o que desejar, só não vale adicionar açúcar! Depois, é só colocar em forminhas de picolé e congelar, fica uma delícia!

4- Açaí por salada de frutas

Primeiramente, é preciso enfatizar que o açaí puro faz bem para a saúde, pois é um potente antioxidante. No entanto, em alguns lugares, as pessoas não comem ele em sua forma natural, e sim adicionam leite condensado, leite em pó, xarope e outras guloseimas açucaradas.

Nesse caso, não tem o que pensar muito, a troca inteligente é comer uma bela salada de frutas, que sacia e mata a vontade de consumir doces.

Você também pode comprar a polpa de açaí pura, sem adição de açúcar, mel ou xarope (leia o rótulo!) e bater com banana, morango, mamão, manga, etc, e adicionar complementos mais saudáveis.

5- Bala por uvas congeladas

uvas congeladas para substituir açúcar

Bateu aquela vontade louca de comer um doce? Que tal testar essa receita? Pegue algumas uvas sem sementes e congele-as, deixe no congelador e, sempre que pensar em chupar uma bala, opte por essa versão mais saudável. É doce, saudável e vai atender a sua necessidade do momento.

6- Açúcar por adoçantes

Alguns especialistas alertam para o uso excessivo de adoçantes. Também, é preciso parcimônia no uso dessas substâncias. O ideal é acostumar o paladar com alimentos menos adocicados. De acordo com os nutricionistas, o açúcar é um vício, mas, se a pessoa ficar 21 dias sem consumi-lo, já não sentirá mais tanta falta.

Com relação aos adoçantes, os mais indicados são: Stevia, Xilitol, Eritritol e Sucralose. Mesmo assim, maneire na quantidade!

7- Sobremesa por tâmaras

As tâmaras são naturalmente bem doces! Por isso são ótimas opções de sobremesa. Inclusive, você pode até mesmo usá-las para adoçar receitas como bolos, vitaminas, consumir com outra fruta menos doce como morango, com oleaginosas ou mesmo pura. Mas cuidado com a quantidade, nada de exagerar, viu?

 

Acima, foram citados apenas alguns alimentos que podem substituir o açúcar, em que as frutas se enquadram como a melhor alternativa. Apesar de conter a frutose, elas são ricas em fibras que retardam a digestão e não sobrecarregam o fígado, além terem vitaminas e minerais essenciais à saúde.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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