Existem dias em que não há como fugir da baixa capacidade de concentração e se manter atento a qualquer assunto é praticamente impossível. O que poucos sabem é que a alimentação é uma grande aliada para combater esse problema.
Mas, não pense que se entupir do famoso cafezinho ou açúcar é suficiente. Em excesso, esses dois itens podem causar o efeito contrário, acabando completamente com o foco.
A dica é investir em alimentos mais saudáveis, que são saborosos, capazes de aumentar sua capacidade de concentração e contribuem positivamente com a saúde do corpo como um todo, reduzindo o risco de contrair doenças.
Não sabe quais são esses alimentos? Então, confira aqui uma lista com os principais e passe a inseri-los em sua alimentação diária para melhorar seu foco e poder de concentração.
Peixes
De modo geral, os peixes são perfeitos para se ter mais concentração, porém há três que são os melhores: sardinha, arenque e salmão. O motivo é que todos eles são riquíssimos em Ômega 3.
Essa substância é um ácido graxo que atua diretamente na sinalização nervosa, otimizando a comunicação entre os neurônios. Com isso, há uma melhora do funcionamento do cérebro e por consequência do foco, memória e aprendizado.
Frutos do mar
Ainda na lista de alimentos provenientes da água, os frutos do mar são ótimas pedidas para reforçar a concentração. Também pudera: eles são ricos em zinco, um mineral importante para o corpo.
O zinco tem grande participação nas trocas elétricas que ocorrem no cérebro, estimulando-as, o que acaba por deixar o órgão ativo. É como se realmente estivesse acordado, melhorando o foco.
Ovos, leite e seus derivados
Os ovos, leite e seus derivados contam com o diferencial de terem altas concentrações de vitamina B. Este é um nutriente que atua na saúde do cérebro, garantindo seu pleno funcionamento.
Além disso, a vitamina B tem participação na formação de neurotransmissores, inclusive na realização e manutenção de transmissões nervosas do cérebro, deixando-o com total atenção.
Há, ainda, um detalhe importante: as gemas dos ovos têm colina, que é um nutriente fundamental para a saúde do cérebro. Inclusive, essa substância atua na melhora da memória, ajudando em novos aprendizados.
Oleaginosas
As oleaginosas são as avelãs, castanhas, nozes, pistaches, amêndoas e amendoins, por exemplo. Além de serem deliciosas e funcionarem como um ótimo lanche entre refeições, elas possuem uma quantidade elevada de vitamina E.
Trata-se de um nutriente que melhora o funcionamento do cérebro como um todo, além de aumentar a capacidade de atenção, percepção de reflexos e de se situar em espaços diferentes.
Açafrão-da-Terra / Cúrcuma
Que tal utilizar um tempero diferente na sua refeição? O açafrão é uma boa aposta para dar mais sabor à comida e, de quebra, aumentar a capacidade de concentração.
A razão disso está na curcumina presente no açafrão, que é um pigmento natural rico em anti-inflamatórios e antioxidantes. Eles protegem o cérebro contra doenças neurológicas.
Por isso, o tempero é uma aposta certeira para assegurar o funcionamento adequado do cérebro e manter um estado de atenção em todas as ocasiões do dia a dia.
Espinafre, cenoura e tomate
A lista composta por espinafre, cenoura e tomate tem um ponto em comum: os três alimentos têm flavonoides, que é uma substância que melhora a circulação e vasos sanguíneos.
Na prática, isso significa que todo o sistema nervoso e células do corpo, inclusive as cerebrais, receberão os nutrientes necessários para seu funcionamento e manutenção do estado de alerta.
Esses alimentos são os mais fáceis de serem inseridos no dia a dia, seja em refogados ou saladas. Se preferir, também existe a possibilidade de consumir soja ou vinho, que também têm flavonoides.
No caso do vinho, somente tenha o cuidado de tomá-lo com moderação. Uma taça ao dia é suficiente para aproveitar os benefícios e suprir eventuais deficiências de flavonoides.
Chocolate
Neste caso, não é qualquer chocolate, mas sim aquele com uma concentração maior de cacau. Esta versão se diferencia e é recomendada porque tem uma quantidade maior de cafeína em sua composição.
A cafeína desempenha o papel de um estimulante natural do sistema nervoso. Ela mantém o cérebro em alerta e aumentando o poder de concentração, inclusive a habilidade de raciocínio.
No entanto, embora o chocolate seja delicioso, tente se conter no consumo. A ideia é dar somente um estímulo para o cérebro / sistema nervoso central e não sobrecarregar o organismo com cafeína.
Além disso, o chocolate é um alimento com uma quantidade razoável de calorias, portanto, se estiver de dieta é bom não abusar, para conseguir atingir os resultados de emagrecimento.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.